Detidos no Seixal por tentativa de homicídio ficam em liberdade

Os dois irmãos detidos pela Polícia Judiciária por, alegadamente, serem os autores de uma tentativa de homicídio contra um homem de 55 anos na via pública, no domingo, no Seixal, distrito de Setúbal, ficaram sujeitos a apresentações periódicas.

©Facebook PJ

Segundo a Polícia Judiciária, esta foi a medida de coação determinada hoje pelo Tribunal do Seixal aos dois irmãos, de 25 e 27 anos.

A obrigação de apresentação periódica corresponde à medida de coação através da qual o juiz impõe ao arguido a obrigação de se apresentar a uma entidade judiciária ou a um certo órgão de polícia criminal em dias e horas preestabelecidos.

Os factos, investigados pelo Departamento de Investigação Criminal (DIC) da PJ de Setúbal, tiveram origem numa comunicação efetuada a esta polícia pela Polícia de Segurança Pública (PSP) do Seixal, reportando a ocorrência de disparos na via publica, envolvendo os condutores de duas viaturas automóveis, que se encontravam paradas em plena via pública.

A vítima conduzia quando foi detetada pelos suspeitos, vindo estes de imediato a intentar uma perseguição, que apenas cessou numa das ruas da freguesia da Amora, no concelho do Seixal.

Um dos homens saiu da viatura e efetuou vários disparos contra a vítima, vindo esta igualmente a responder com disparos na direção dos autores.

Ainda de acordo com a PJ, no decurso dos disparos, a vítima acabou por ser atingida com gravidade, encontrando-se ainda internada em unidade hospitalar, mas livre de perigo.

Um dos autores, acabou por ser atingido num dos membros inferiores e deslocou-se posteriormente à PSP, imputando à vítima a circunstância de se encontrar ferido, desconhecendo, porém, a existência de vídeos que circulavam nas redes sociais, demonstrando a forma como os factos ocorreram.

Ao que a investigação apurou, os factos resultam de quezílias anteriores, com cerca de um ano, relacionadas com um serviço prestado pela vítima à progenitora dos dois suspeitos, que supostamente não terá ficado em condições, não tendo o respetivo pagamento sido efetuado.

No decurso das diligências realizadas pelo DIC de Setúbal da PJ, foi ainda possível apurar que, quer os agora detidos, quer a vítima, tinham mantido, até há um ano, uma relação de amizade, que cessou devido ao referido serviço.

Segundo a PJ, os detidos têm antecedentes policiais, por crimes de trafico de estupefacientes, ofensas à integridade física e crimes contra o património, sendo conhecidos como pessoas violentas.

Últimas do País

A operação de Natal da PSP e GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro.
Os distritos de Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo durante a noite devido à queda de neve, enquanto Faro tem o mesmo alerta para a tarde de hoje, mas devido à previsão de forte precipitação.
A Urgência Pediátrica do hospital de Évora está hoje a funcionar com equipa incompleta, o que pode provocar "tempos de espera mais elevados" para doentes sem referenciação, divulgou a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC).
Cerca de 6.200 vítimas de violência doméstica têm atualmente teleassistência, conhecida como 'botão de pânico', indicou a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), que em 2026 assume a responsabilidade plena pelo sistema.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo as nove ilhas dos Açores devido à previsão de "precipitação por vezes forte" a partir da madrugada.
Os serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia encontram-se hoje encerrados nos hospitais de Portimão, do Barreiro e de Abrantes, de acordo com a informação divulgada no portal do Serviço Nacional de Saúde às 08h30.
Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentam hoje tempos de espera de quase 12 horas para a primeira observação nas urgências gerais, segundo dados do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A covid-19 e o recenseamento automático dos portugueses no estrangeiro desenvolvem para aumentar a taxa de abstenção nas eleições presidenciais, com 60,76% dos candidatos a não votarem em 2021, ano da reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa.
Os sindicatos representativos dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, desconvocaram a greve marcada para 31 de dezembro e 01 de janeiro, após assinatura de acordos com os acionistas da empresa, validados pelo Governo.
As livrarias portuguesas já se podem candidatar à segunda edição do cheque-livro e os jovens nascidos em 2007 ou 2008 poderão levantar o seu ‘voucher’ de 30 euros a partir de 02 de janeiro, anunciou hoje o governo.