Detidos no Seixal por tentativa de homicídio ficam em liberdade

Os dois irmãos detidos pela Polícia Judiciária por, alegadamente, serem os autores de uma tentativa de homicídio contra um homem de 55 anos na via pública, no domingo, no Seixal, distrito de Setúbal, ficaram sujeitos a apresentações periódicas.

©Facebook PJ

Segundo a Polícia Judiciária, esta foi a medida de coação determinada hoje pelo Tribunal do Seixal aos dois irmãos, de 25 e 27 anos.

A obrigação de apresentação periódica corresponde à medida de coação através da qual o juiz impõe ao arguido a obrigação de se apresentar a uma entidade judiciária ou a um certo órgão de polícia criminal em dias e horas preestabelecidos.

Os factos, investigados pelo Departamento de Investigação Criminal (DIC) da PJ de Setúbal, tiveram origem numa comunicação efetuada a esta polícia pela Polícia de Segurança Pública (PSP) do Seixal, reportando a ocorrência de disparos na via publica, envolvendo os condutores de duas viaturas automóveis, que se encontravam paradas em plena via pública.

A vítima conduzia quando foi detetada pelos suspeitos, vindo estes de imediato a intentar uma perseguição, que apenas cessou numa das ruas da freguesia da Amora, no concelho do Seixal.

Um dos homens saiu da viatura e efetuou vários disparos contra a vítima, vindo esta igualmente a responder com disparos na direção dos autores.

Ainda de acordo com a PJ, no decurso dos disparos, a vítima acabou por ser atingida com gravidade, encontrando-se ainda internada em unidade hospitalar, mas livre de perigo.

Um dos autores, acabou por ser atingido num dos membros inferiores e deslocou-se posteriormente à PSP, imputando à vítima a circunstância de se encontrar ferido, desconhecendo, porém, a existência de vídeos que circulavam nas redes sociais, demonstrando a forma como os factos ocorreram.

Ao que a investigação apurou, os factos resultam de quezílias anteriores, com cerca de um ano, relacionadas com um serviço prestado pela vítima à progenitora dos dois suspeitos, que supostamente não terá ficado em condições, não tendo o respetivo pagamento sido efetuado.

No decurso das diligências realizadas pelo DIC de Setúbal da PJ, foi ainda possível apurar que, quer os agora detidos, quer a vítima, tinham mantido, até há um ano, uma relação de amizade, que cessou devido ao referido serviço.

Segundo a PJ, os detidos têm antecedentes policiais, por crimes de trafico de estupefacientes, ofensas à integridade física e crimes contra o património, sendo conhecidos como pessoas violentas.

Últimas do País

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um período prolongado de chuva na próxima semana em todo o território continental, mas sobretudo no norte e centro, regiões atingidas pelo mau tempo nos últimos dias.
O presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) reconheceu hoje que tem os próximos dois dias para preparar as albufeiras para a próxima semana, que será "muito complicada" face à previsão de chuva em todo o território continental.
Um serviço de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vai estar encerrado no sábado, e três vão estar encerrados no domingo, sobretudo nas regiões de Lisboa e Setúbal, segundo as escalas publicadas no Portal do SNS.
A Direção-Geral da Saúde alerta para riscos na segurança da água e dos alimentos após a tempestade Kristin e os cortes de energia, recomendando cuidados no consumo, na alimentação e no saneamento para proteger a saúde da população.
A idade média com que os portugueses se reformam aumentou 8,5 meses entre 2018 e 2024, mesmo com a estabilização da idade legal de acesso à pensão, segundo dados analisados por economistas do Banco de Portugal (BdP).
A ministra do Ambiente e Energia disse hoje, durante uma deslocação à Marinha Grande, que foram distribuídos 200 geradores pelas zonas afetadas pela depressão Kristin, na quarta-feira, e garantiu que ainda há mais disponíveis.
O Governo aprovou na quinta-feira, em Conselho de Ministros, o decreto que reclassifica o edifício da Livraria Lello e Irmão, no Porto, como Monumento Nacional, que conclui um processo de sete anos.
O alojamento turístico registou 32,5 milhões de hóspedes e 82,1 milhões de dormidas em 2025, mais 3,0% e 2,2% face a 2024, com as dormidas dos residentes a acelerarem, diminuindo a dependência dos mercados externos.
O número de vítimas de violência escolar ajudadas pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) aumentou quase 60% nos últimos seis anos, divulgou hoje a organização, a maioria raparigas entre os 11 e 14 anos.
O Infarmed aprovou, em 2025, 928 novos fármacos, incluindo 79% genéricos, 38 essenciais e 236 nacionais, sendo o sistema nervoso central a área com maior representatividade, segundo dados da autoridade nacional do medicamento.