Detidos no Seixal por tentativa de homicídio ficam em liberdade

Os dois irmãos detidos pela Polícia Judiciária por, alegadamente, serem os autores de uma tentativa de homicídio contra um homem de 55 anos na via pública, no domingo, no Seixal, distrito de Setúbal, ficaram sujeitos a apresentações periódicas.

©Facebook PJ

Segundo a Polícia Judiciária, esta foi a medida de coação determinada hoje pelo Tribunal do Seixal aos dois irmãos, de 25 e 27 anos.

A obrigação de apresentação periódica corresponde à medida de coação através da qual o juiz impõe ao arguido a obrigação de se apresentar a uma entidade judiciária ou a um certo órgão de polícia criminal em dias e horas preestabelecidos.

Os factos, investigados pelo Departamento de Investigação Criminal (DIC) da PJ de Setúbal, tiveram origem numa comunicação efetuada a esta polícia pela Polícia de Segurança Pública (PSP) do Seixal, reportando a ocorrência de disparos na via publica, envolvendo os condutores de duas viaturas automóveis, que se encontravam paradas em plena via pública.

A vítima conduzia quando foi detetada pelos suspeitos, vindo estes de imediato a intentar uma perseguição, que apenas cessou numa das ruas da freguesia da Amora, no concelho do Seixal.

Um dos homens saiu da viatura e efetuou vários disparos contra a vítima, vindo esta igualmente a responder com disparos na direção dos autores.

Ainda de acordo com a PJ, no decurso dos disparos, a vítima acabou por ser atingida com gravidade, encontrando-se ainda internada em unidade hospitalar, mas livre de perigo.

Um dos autores, acabou por ser atingido num dos membros inferiores e deslocou-se posteriormente à PSP, imputando à vítima a circunstância de se encontrar ferido, desconhecendo, porém, a existência de vídeos que circulavam nas redes sociais, demonstrando a forma como os factos ocorreram.

Ao que a investigação apurou, os factos resultam de quezílias anteriores, com cerca de um ano, relacionadas com um serviço prestado pela vítima à progenitora dos dois suspeitos, que supostamente não terá ficado em condições, não tendo o respetivo pagamento sido efetuado.

No decurso das diligências realizadas pelo DIC de Setúbal da PJ, foi ainda possível apurar que, quer os agora detidos, quer a vítima, tinham mantido, até há um ano, uma relação de amizade, que cessou devido ao referido serviço.

Segundo a PJ, os detidos têm antecedentes policiais, por crimes de trafico de estupefacientes, ofensas à integridade física e crimes contra o património, sendo conhecidos como pessoas violentas.

Últimas do País

O candidato presidencial André Ventura pediu ao Governo celeridade na atribuição de apoios às pessoas e empresas afetadas pelo mau tempo e defendeu que deveria ter havido mais prevenção para acautelar alguns dos efeitos.
Bombeiros de uma dezena de corporações estão hoje a deslocar-se para as regiões mais afetadas pela depressão Kristin, para ajudar as populações, disse fonte da proteção civil, referindo que durante a noite foram registadas apenas 22 ocorrências.
A Proteção Civil regista até ao momento cinco mortos e 8.160 ocorrências provocadas pela passagem da depressão 'Kristin' por Portugal continental, maioritariamente queda de árvores e de estruturas, sendo as regiões mais afetadas Lisboa, Oeste e Coimbra.
O Governo anunciou hoje que o decreto de situação de calamidade abrange o período entre as 00:00 de quarta-feira até às 23:59 de dia 1 de fevereiro e cerca de 60 municípios, número que pode aumentar.
A PSP identificou um jovem de 24 anos suspeito de esfaquear outro, de 19, na quarta-feira junto de uma escola secundária na cidade de Aveiro, sem precisar se o agressor foi detido ou se está em parte incerta.
O Centro de Saúde da Moita, no distrito de Setúbal, está temporariamente encerrado por falta de energia elétrica na sequência da depressão Kristin, que passou por Portugal continental na madrugada e manhã de quarta-feira.
A passagem da depressão Kristin, na madrugada do dia 27, deixou inoperacionais 774 quilómetros (7%) de linhas de muita alta tensão e derrubou 61 postes, informou hoje a Rede Nacional de Transporte de Eletricidade (REN).
Uma operação da Polícia Judiciária (PJ) no Alentejo levou à apreensão de 82 mil litros de GBL, conhecida como a “droga da violação”, num dos maiores golpes alguma vez desferidos em Portugal contra o tráfico deste tipo de substâncias. O produto estava pronto a ser camuflado como detergente e enviado para mercados ilícitos em vários países.
A zona baixa da cidade de Alcácer do Sal, inundada devido à subida do Rio Sado, na quarta-feira, sem causar danos, acumula em algumas partes mais de um metro de altura de água, revelou fonte da câmara.
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) vai fazer um plenário de protesto no aeroporto de Lisboa na Páscoa, anunciou o presidente da organização, que espera que a ação tenha mais impacto do que a realizada hoje.