Sindicato da PSP alerta para “graves problemas” no comando de Portalegre

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) alertou hoje que o Comando Distrital de Portalegre da PSP está "confrontado com graves problemas" de instalações, e com "falta e envelhecimento" do seu efetivo policial.

© Facebook\ aspppsp

Em comunicado, a ASPP/PSP explica que visitou na quarta-feira o Comando Distrital de Portalegre, tendo também visitado a divisão de Elvas, no âmbito de “uma política de proximidade – informação, auscultação e esclarecimento” que tem em curso.

“Nesta ida, foi possível constatar que o Comando Distrital de Portalegre se confronta com graves problemas em termos de instalações, falta e envelhecimento de efetivo policial, entre outras contingências”, lê-se no comunicado.

No edifício do comando, segundo a ASPP/PSP, “não se coaduna que em pleno século XXI”, a zona onde os elementos policiais trocam de roupa “se assemelhe a catacumbas, locais subterrâneos da Roma antiga utilizados para sepultamentos”.

Para a associação trata-se de “condições que deveriam envergonhar qualquer responsável governativo”.

A ASPP/PSP apela ainda à “sensibilidade e compreensão” por parte do Governo para as “especificidades e debilidades” que comandos como o de Portalegre apresentam.

“A ASPP/PSP assegura ainda a todos os profissionais que prestam serviço no Comando Distrital de Portalegre, que tudo fará para que, com a maior brevidade possível, sejam melhoradas as condições de trabalho”, acrescentam.

Últimas do País

Quatro serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia vão estar fechados no sábado, enquanto no domingo estarão encerradas três urgências obstétricas, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) anunciou hoje que vai aderir à greve geral marcada para 11 de dezembro, por considerar que o anteprojeto de reforma laboral do Governo fragiliza os profissionais e restantes trabalhadores.
A bebé de quatro meses que regressou na quinta-feira ao final da tarde ao hospital de Gaia, após ser entregue na GNR dos Carvalhos, já se encontra numa instituição, revelou hoje à Lusa fonte hospitalar.
O tempo de espera para doentes urgentes no serviço de urgência geral do Hospital Amadora-Sintra rondava às 14h00 de hoje as 17 horas, uma demora que se deve a uma maior afluência de casos complexos, segundo a instituição.
Viajar de Intercidades em Portugal tornou-se, para milhares de passageiros, um exercício de incerteza. Mais de 40% das estações servidas por estes comboios não têm bilheteira, obrigando quem vive em zonas sem meios de venda a embarcar primeiro e procurar depois o revisor, como a própria CP recomenda.
As queixas sobre falta de material nas forças de segurança continuam a acumular-se, com polícias e guardas a relatarem que, para conseguirem desempenhar funções básicas, têm sido obrigados a comprar equipamento essencial.
O Padrão dos Descobrimentos, em Belém, Lisboa, deu esta quinta-feira um passo formal rumo à classificação patrimonial. De acordo com um anúncio publicado em Diário da República, o monumento, bem como a calçada envolvente, onde se encontra a Rosa-dos-Ventos, foi proposto para ser reconhecido como Monumento de Interesse Público (MIP).
A empresa distribuidora VASP vai deixar de assegurar, a partir de 2 de janeiro de 2026, a entrega diária de jornais em oito distritos do país: Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança.
Uma ourivesaria em São João da Talha, no concelho de Loures, foi alvo de um assalto à mão armada na manhã desta quinta-feira. A informação foi confirmada ao Notícias ao Minuto por fonte oficial da PSP, que recebeu o alerta por volta das 10h50.
O presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Gaia/Espinho, Luís da Cruz Matos, disse hoje estar a “avaliar tudo o que se passou” no caso de uma mãe que retirou o bebé do internamento.