Operação da PSP sobre viagens de finalistas abrange mais de 8.000 alunos

Mais de 8.000 alunos em todo o país participaram em ações de sensibilização para prevenir a criminalidade e a delinquência durante as viagens de finalistas, anunciou hoje a PSP em comunicado.

© D.R.

“Foram realizadas 232 ações de sensibilização em 160 estabelecimentos de ensino, envolvendo 240 polícias e 8.056 participantes de toda a comunidade escolar”, referiu a Polícia de Segurança Pública (PSP).

A PSP indicou que a operação “Viagem de Finalistas” se destina aos alunos do 3.ºciclo do ensino básico e do ensino secundário, realizada através das equipas do programa escola segura (EPES) do modelo integrado de policiamento de proximidade.

A intervenção deve-se ao registo de alguns incidentes associados a estas celebrações nas férias da Páscoa, geralmente ligados ao consumo excessivo de álcool e droga.

A PSP confirmou ainda que a maioria das ocorrências aconteceu em Espanha.

Na sequência da iniciativa, que pretende expandir o conhecimento dos jovens sobre as consequências do consumo de bebidas alcoólicas e de substâncias psicoativas, a PSP irá investir na cooperação policial internacional.

“No âmbito de um acordo de cooperação bilateral, a comissaria provincial de Salamanca do corpo nacional de polícia de Espanha, no dia 1 de abril, enviará à cidade da Guarda dois polícias para a realização de ações de sensibilização a alunos do ensino secundário, em coordenação com o Comando Distrital da Guarda da PSP”, focando-se no tema das viagens de finalistas.

A entidade alertou também para o uso, “cada vez mais frequente, da droga da violação (substância que deixa vítimas de abusos sexuais imóveis) e dos riscos do seu consumo”.

Os polícias das EPES pretendem ensinar aos estudantes medidas e atitudes para prevenir comportamentos aditivos, de risco e ilícitos.

Foram transmitidas aos alunos orientações de autoproteção, “com foco para os comportamentos nos espaços de diversão noturna”, sobretudo atitudes que estejam relacionadas “com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e de bebidas oferecidas por desconhecidos”, referiu a PSP.

Na nota, a PSP deixou uma lista de cuidados a ter durante uma viagem de finalistas, como não aceitar favores, não colocar objetos na bagagem a pedido de terceiros, não sair à noite sozinho.

A entidade referiu que é necessária uma “atenção especial em locais com maior afluência de pessoas”, como cafés, restaurantes, centros comerciais, transportes públicos, aeroportos, entre outros.

A PSP alertou para o cuidado com os pertences pessoais e pediu aos jovens que evitem transportar todo o dinheiro no mesmo bolso ou carteira.

A operação “Viagem de Finalistas” decorreu entre os dias 10 e 21 de março, indicou a PSP.

No final do comunicado, a PSP apelou à denúncia de qualquer tipo de abuso ou de outros crimes contra pessoas ou propriedades, enquanto vítima ou testemunha.

Avisou também que é possível pedir intervenções das EPES presencialmente ou digitalmente, através do ’email’ escolasegura@psp.pt.

Últimas do País

A aplicação de telemóveis SNS 24 permite a partir de hoje a triagem de sintomas respiratórios, anunciou o secretário de Estado da Gestão da Saúde, manifestando-se convicto de que os constrangimentos da Linha SNS 24 estão ultrapassados.
As provas nacionais deste ano letivo começam no final de maio com os alunos do 4.º ano a demonstrarem os seus conhecimentos em Educação Artística e terminam em julho com os exames do ensino secundário.
A GNR e a Guardia Civil espanhola detiveram 15 pessoas e apreenderam 1.509 quilos de haxixe e 36 embarcações numa operação conjunta de combate ao tráfico de droga por via marítima na Península Ibérica, foi hoje anunciado.
A PSP está a realizar hoje buscas na sede do Sindicato dos Enfermeiros (SE), no Porto, no âmbito de um inquérito que investiga o alegado desvio de dinheiro da instituição pelo anterior presidente, indicou fonte judicial à agência Lusa.
As reclamações sobre os serviços digitais subiram 170% no terceiro trimestre do ano, sendo a plataforma mais reclamada o Facebook, da Meta, avançou hoje a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).
Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentam, na manhã desta quarta-feira, tempos de espera superiores a 14 horas para a primeira observação, segundo dados do portal do SNS.
Uma mulher do alegado grupo criminoso desmantelado em maio e que se dedicava ao auxílio à imigração ilegal, corrupção e branqueamento de capitais viu a sua medida de coação ser agravada para prisão preventiva, informou hoje a PJ.
O programa "ligue antes, salve vidas", para reduzir a pressão nas urgências, ainda não foi implementado em todas as unidades locais de saúde por falta de capacidade da linha SNS 24, reconheceu hoje o diretor executivo do SNS.
O presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) anunciou hoje que o regulador vai analisar contratos de seguros de proteção ao crédito, onde vê sinais de “algum desequilíbrio” na relação contratual com os clientes.
O casal acusado de triplo homicídio em Donai, no concelho Bragança, em julho de 2022 foi hoje condenado a 25 anos de prisão e ao pagamento de uma indemnização à família das vítimas de 225 mil euros.