Operação da PSP sobre viagens de finalistas abrange mais de 8.000 alunos

Mais de 8.000 alunos em todo o país participaram em ações de sensibilização para prevenir a criminalidade e a delinquência durante as viagens de finalistas, anunciou hoje a PSP em comunicado.

© D.R.

“Foram realizadas 232 ações de sensibilização em 160 estabelecimentos de ensino, envolvendo 240 polícias e 8.056 participantes de toda a comunidade escolar”, referiu a Polícia de Segurança Pública (PSP).

A PSP indicou que a operação “Viagem de Finalistas” se destina aos alunos do 3.ºciclo do ensino básico e do ensino secundário, realizada através das equipas do programa escola segura (EPES) do modelo integrado de policiamento de proximidade.

A intervenção deve-se ao registo de alguns incidentes associados a estas celebrações nas férias da Páscoa, geralmente ligados ao consumo excessivo de álcool e droga.

A PSP confirmou ainda que a maioria das ocorrências aconteceu em Espanha.

Na sequência da iniciativa, que pretende expandir o conhecimento dos jovens sobre as consequências do consumo de bebidas alcoólicas e de substâncias psicoativas, a PSP irá investir na cooperação policial internacional.

“No âmbito de um acordo de cooperação bilateral, a comissaria provincial de Salamanca do corpo nacional de polícia de Espanha, no dia 1 de abril, enviará à cidade da Guarda dois polícias para a realização de ações de sensibilização a alunos do ensino secundário, em coordenação com o Comando Distrital da Guarda da PSP”, focando-se no tema das viagens de finalistas.

A entidade alertou também para o uso, “cada vez mais frequente, da droga da violação (substância que deixa vítimas de abusos sexuais imóveis) e dos riscos do seu consumo”.

Os polícias das EPES pretendem ensinar aos estudantes medidas e atitudes para prevenir comportamentos aditivos, de risco e ilícitos.

Foram transmitidas aos alunos orientações de autoproteção, “com foco para os comportamentos nos espaços de diversão noturna”, sobretudo atitudes que estejam relacionadas “com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e de bebidas oferecidas por desconhecidos”, referiu a PSP.

Na nota, a PSP deixou uma lista de cuidados a ter durante uma viagem de finalistas, como não aceitar favores, não colocar objetos na bagagem a pedido de terceiros, não sair à noite sozinho.

A entidade referiu que é necessária uma “atenção especial em locais com maior afluência de pessoas”, como cafés, restaurantes, centros comerciais, transportes públicos, aeroportos, entre outros.

A PSP alertou para o cuidado com os pertences pessoais e pediu aos jovens que evitem transportar todo o dinheiro no mesmo bolso ou carteira.

A operação “Viagem de Finalistas” decorreu entre os dias 10 e 21 de março, indicou a PSP.

No final do comunicado, a PSP apelou à denúncia de qualquer tipo de abuso ou de outros crimes contra pessoas ou propriedades, enquanto vítima ou testemunha.

Avisou também que é possível pedir intervenções das EPES presencialmente ou digitalmente, através do ’email’ escolasegura@psp.pt.

Últimas do País

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa foi admitido no Hospital de São João, no Porto, depois de se ter sentido indisposto, informou hoje a Presidência da República.
A Embaixada da República de Angola em Portugal reagiu com “consternação” ao falecimento dos seis jovens angolanos, vítimas de um acidente de viação na madrugada de domingo em Lisboa, endereçando as condolências às famílias.
A campanha do Banco Alimentar Contra a Fome recolheu este fim de semana 2.150 toneladas de alimentos, avançou hoje a instituição de solidariedade social, menos 2,8% do que na campanha homóloga de 2024.
Um vigilante ao serviço da Urgência do Hospital de Santo Tirso foi agredido, na noite de domingo, por um grupo de cerca de vinte homens que entrou no serviço a exigir que um indivíduo alcoolizado fosse atendido de imediato.
O período para pagamento da última prestação do IMI superior a 100 euros decorre até terça-feira, por ser o primeiro dia útil após o final do prazo oficial de 30 de novembro, informou hoje o Ministério das Finanças.
Assim, Porto, Braga e Viana do Castelo vão estar sob aviso amarelo, entre as 18h00 e as 21h00 de hoje devido à previsão de precipitação, por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Seis pessoas morreram no despiste de um veículo ligeiro, na madrugada deste domingo, na Avenida das Forças Armadas, em Lisboa, que se incendiou após o embate. As vítimas serão jovens com idades entre os 18 e os 20 anos, avança a RTP.
Um pequeno incêndio deflagrou, na manhã de sábado, na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, obrigando à transferência de dois doentes para outras unidades de saúde.
Os proprietários de imóveis com um IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) superior a 100 euros têm até hoje para pagar a última prestação deste imposto.
O preço da farinha e do açúcar tem vindo a baixar desde o início do ano, mas o valor dos ovos deverá encarecer os doces de Natal, ao registar, desde o início do ano, um aumento de quase 32%.