Programa de realidade virtual já ajudou quase 100 utentes após terem AVC

Um programa de realidade virtual ajudou 120 pacientes em 2024 do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, dos quais 80% sofreram um AVC, revelou o diretor do núcleo de Psicologia do centro, António Fantasia.

© D. R.

Através da aplicação “Bateria Sistémica de Lisboa” foram realizadas pelo menos 500 sessões para reabilitar as capacidades cognitivas dos utentes que sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC), afirmou à Lusa António Fantasia, a propósito do Dia Nacional do doente com AVC que hoje se assinala.

O psicólogo explicou que o programa trabalha sobretudo a atenção, a memória e as funções executivas (habilidades que controlam e regulam os pensamentos, as emoções e as ações em conflitos ou distrações).

O diretor disse que a reabilitação é feita através da simulação imersiva de atividades diárias que o utente possa desempenhar, indicadas por um psicólogo ou por um avatar no programa, sendo que nesta versão o profissional também está presente.

“O programa simula tarefas diárias como vestir, escolher a roupa, tomar o pequeno-almoço, tomar banho, escovar os dentes”, enumerou o psicólogo.

De acordo com António Fantasia, o programa cria também atividades onde é possível sair de casa, ir à farmácia, conduzir um carro, ir ao museu, jogar golfe, entre outras e já foi usada por várias faixas etárias, desde uma criança de 12 anos a pessoas mais velhas, na casa dos 80 anos.

O paciente Paulo Pires utilizou o programa duas vezes e confirmou à Lusa que as atividades realizadas estimularam a sua memória, sobretudo a componente visual. Adiantou ainda que fez um bolo e que foi à mercearia comprar comida, sendo que tinha de fazer cálculos com o dinheiro que tinha disponível.

Os pacientes usam o programa através de óculos de realidade virtual ou numa televisão de grandes dimensões, usando um rato para controlar o ecrã.

As tarefas feitas através da realidade virtual permitem que o utente “se identifique com a realidade diária que vai encontrar, o que ajuda na adesão ao programa de reabilitação”, referiu António Fantasia.

Desta forma, na opinião do diretor, obtêm-se ganhos na realização das tarefas diárias destes doentes, reduzindo o custo financeiro de ter um profissional a acompanhá-lo nestas atividades.

Segundo o psicólogo, o programa ajuda a curar ao máximo as perdas a nível cognitivo.

“Nem sempre é possível recuperar de lesões deixadas por um AVC, mas sabemos que há uma melhoria através da reabilitação cognitiva”, explicou.

António Fantasia indicou ainda que a tecnologia é uma ferramenta complementar ao programa de reabilitação e que as sessões duram geralmente 30 a 45 minutos.

O criador da “Bateria Sistémica de Lisboa”, desenvolvida na Universidade Lusófona, Jorge Oliveira, adiantou que a aplicação já é usada noutras instituições, mas apenas no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (no município de Cascais) é utilizada por pacientes que sofreram um AVC.

Últimas do País

O Governo anunciou hoje que o decreto de situação de calamidade abrange o período entre as 00:00 de quarta-feira até às 23:59 de dia 1 de fevereiro e cerca de 60 municípios, número que pode aumentar.
A PSP identificou um jovem de 24 anos suspeito de esfaquear outro, de 19, na quarta-feira junto de uma escola secundária na cidade de Aveiro, sem precisar se o agressor foi detido ou se está em parte incerta.
O Centro de Saúde da Moita, no distrito de Setúbal, está temporariamente encerrado por falta de energia elétrica na sequência da depressão Kristin, que passou por Portugal continental na madrugada e manhã de quarta-feira.
A passagem da depressão Kristin, na madrugada do dia 27, deixou inoperacionais 774 quilómetros (7%) de linhas de muita alta tensão e derrubou 61 postes, informou hoje a Rede Nacional de Transporte de Eletricidade (REN).
Uma operação da Polícia Judiciária (PJ) no Alentejo levou à apreensão de 82 mil litros de GBL, conhecida como a “droga da violação”, num dos maiores golpes alguma vez desferidos em Portugal contra o tráfico deste tipo de substâncias. O produto estava pronto a ser camuflado como detergente e enviado para mercados ilícitos em vários países.
A zona baixa da cidade de Alcácer do Sal, inundada devido à subida do Rio Sado, na quarta-feira, sem causar danos, acumula em algumas partes mais de um metro de altura de água, revelou fonte da câmara.
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) vai fazer um plenário de protesto no aeroporto de Lisboa na Páscoa, anunciou o presidente da organização, que espera que a ação tenha mais impacto do que a realizada hoje.
Durante oito dias, aterrorizou quem passava pelas Avenidas Novas. Encapuzados , armados e violentos, quatro jovens usaram os comboios da Linha de Sintra para chegar ao centro de Lisboa e assaltar vítimas ao entardecer.
Duas pessoas ficaram desalojadas ao início da manhã de hoje na sequência de um incêndio num prédio da freguesia de Ferreiros de Avões, no concelho de Lamego, disse à agência Lusa fonte do Comando Sub-regional do Douro.
O Governo decidiu hoje em Conselho de Ministros decretar a situação de calamidade “nas zonas mais afetadas pela tempestade Kristin”, divulgou o gabinete do primeiro-ministro, que visita os distritos de Leiria e Coimbra.