Algarve vai ter segundo centro público de procriação medicamente assistida do país

O segundo centro público de procriação medicamente assistida do país vai ser construído em Loulé, devendo estar operacional em 2026, disse à Lusa fonte da Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve.

© D.R.

Segundo a mesma fonte, o investimento para a construção do centro deverá rondar os dois milhões de euros, ao abrigo de uma parceria entre a ULS do Algarve, o Algarve Biomedical Center (ABC) e o Município de Loulé.

Questionada pela Lusa sobre o número de utentes que o centro poderá abranger, a mesma fonte disse que, tratando-se de uma valência nova no Algarve, não existem dados históricos da população a servir, estimando-se que “o movimento assistencial anual se situe em cerca de 200 casais para diagnóstico e 70 para o ciclo completo até ao implante das células fecundadas”.

O plano funcional do futuro Centro de Procriação Medicamente Assistida está ainda em “finalização”, pelo que a estimativa de custos não tem um valor final definitivo, acrescentou, esperando-se que esteja operacional durante o ano de 2026.

O anúncio da construção do novo centro foi feito durante a inauguração, em Loulé, do Edifício Outreach, na terça-feira, unidade que terá um biobanco, um banco de células estaminais, um centro de Entomologia e um laboratório de Genética.

Na ocasião, o presidente da Unidade Local de Saúde do Algarve, Tiago Botelho, sublinhou que o novo centro irá ajudar muitos casais a conseguirem ter filhos, sublinhando que colocará o Algarve “na linha da frente” também no que respeita ao tratamento da infertilidade, lê-se numa nota da Câmara de Loulé.

Trata-se do segundo centro público de procriação medicamente assistida do país, mas pretende ser “ainda melhor” do que o único existente atualmente, que está localizado na zona do Porto, conclui a nota.

Últimas do País

A AIMA atribuiu 386.463 autorizações de residência até 22 de outubro deste ano, mais 60% do que no mesmo período de 2024.
A associação ambientalista Zero lançou a campanha “1 bebé, 1 árvore” em que propõe que seja oferecida a plantação de uma árvore a cada bebé, contribuindo para o restauro da floresta portuguesa.
As ilhas dos grupos central e Oriental dos Açores estão sob aviso amarelo até terça-feira devido a precipitação por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada.
O empresário e embaixador da comunidade 'tech' Outono, Diogo Guerner, admite ter ficado chocado ao mudar-se para a Alemanha ao perceber que, na vertente tecnológica, Portugal está “muito mais avançado” em vários aspetos.
Jovens, pessoas desempregadas ou em transição profissional e estrangeiros estão entre os trabalhadores que mais concorrem a vagas de trabalho temporário para reforçar as equipas no 'pico' de atividade no Natal, segundo as recrutadoras ouvidas pela Lusa.
Quatro habitações ficaram inundadas nos Açores, duas na vila de Água de Pau, onde 10 viaturas foram arrastadas devido ao transbordar de uma ribeira, segundo a presidente da autarquia, Vanessa Silva.
As Ordens dos Médicos e dos Enfermeiros enviaram à ministra da Saúde uma proposta conjunta para defender o reforço do modelo português de emergência médica, numa altura em que o Governo se prepara para substituir o presidente do INEM.
A Polícia Marítima apreendeu mais de duas dezenas de motas de água e material náutico suspeito no interior de um armazém, no concelho de Portimão, no distrito de Faro, foi hoje anunciado.
A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) suspendeu preventivamente um professor daquela instituição após tomar conhecimento de queixas de alunas que o acusam de importunação em redes sociais.
Parte do piso à entrada da Praça Rodrigues Lobo, em Leiria, abateu hoje de manhã devido à chuva que se fez sentir, tendo uma viatura caído no buraco, informou fonte da Câmara Municipal de Leiria.