Sede do CHEGA em Lisboa vandalizada durante a madrugada

“O CHEGA não se deixará intimidar por atos cobardes e antidemocráticos levados a cabo pela calada da noite”, pode-se ler em comunicado enviado às redações. O partido vai apresentar queixa às autoridades.

© Folha Nacional

O CHEGA denunciou esta sexta-feira que a sua sede nacional, situada na Rua Miguel Lupi, em Lisboa, foi alvo de vandalismo durante a madrugada.
Em comunicado enviado hoje à comunicação social, o partido liderado por André Ventura afirma que “a sede nacional do CHEGA voltou a ser vandalizada na noite passada [quinta-feira]”.
Frases como “fascismo, mercadoria em voga da classe média agonizante” e “um voluntário destino de mitómano” foram grafitadas nas paredes exteriores do edifício.
A direção do partido considera que se tratam de “atos concertados para intimidar neste momento tão importante para a democracia portuguesa”, sublinhando a “sucessiva vandalização de outdoors, cartazes e de outras sedes do CHEGA”.
“O CHEGA não se deixará intimidar por atos cobardes e antidemocráticos levados a cabo pela calada da noite”, conclui o comunicado. O partido garantiu que vai apresentar queixa às autoridades.

Últimas do País

Portugal foi o terceiro país da União Europeia que menos lixo eletrónico recolheu em 2023, com uma média de 5,8 quilogramas por habitante, contra 11,6 quilos de equipamentos descartados na média dos Estados-membros.
O Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) enviou um pré-aviso de greve parcial nos comboios de longo curso da CP, entre 03 e 13 de novembro, denunciando incumprimento de acordo laboral e falta de condições de segurança.
Oito medidas urgentes e prioritárias do Plano de Emergência e Transformação da Saúde estão por cumprir, duas das quais deveriam estar concluídas há mais de um ano, e os especialistas reconhecem que alguns prazos deveriam ser revistos.
Os governos de Portugal e Espanha e a Comissão Europeia acordaram um conjunto de ações que vão permitir avançar com a ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid até 2030, com viagem de cinco horas, anunciou hoje o Ministério das Infraestruturas.
A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) está a notificar os estudantes estrangeiros que fugiram da guerra da Ucrânia para verificar se cumprem os requisitos para obter autorização de residência, disse hoje o ministro da Presidência.
O movimento "Pela Campanha de Esterilização de Animais Abandonados" pede aos partidos que alterem o artigo 108 da proposta do Orçamento do Estado, que consideram não responder à necessidade de controlar e erradicar o abandono de cães e gatos.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para sexta-feira e sábado no norte e centro do continente chuva persistente e por vezes forte, com alguma severidade naquelas regiões, segundo a meteorologista Patrícia Gomes.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou esta quinta-feira as eleições presidenciais para 18 de janeiro de 2026.
A Polícia Judiciária (PJ) informou, esta quarta-feira, que participou este mês numa operação marítima internacional de "grande escala" no Oceano Atlântico, entre as Canárias e a Madeira, que fez quatro detenções e à apreensão de 2,3 toneladas de cocaína.
O Tribunal Constitucional rejeitou a contestação de Armando Vara à decisão de reverter o perdão de pena que lhe tinha sido concedido na pandemia, o que deve levar o ex-governante a regressar à prisão para cumprir o tempo restante.