Fátima ajudou a tornar Francisco mais mariano e a defender a mulher

A presença no Santuário de Fátima ajudou o jesuíta Francisco a tornar-se mais mariano e incentivou-o a defender o papel da mulher na Igreja Católica, afirmou hoje o bispo de Leiria-Fátima.

© Facebook do Santuário de Fátima

O Papa Francisco foi sepultado na única basílica papal de Roma devotada ao culto mariano, Santa Maria Maior, um caminho que surpreendeu quem o conhecia no passado, reconheceu José Ornelas, também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

Muitos elementos do clero católico “rejeitam a mariolatria”, o culto excessivo a Nossa Senhora, reagindo “contra uma Maria que parecia contraposta à ideia de Deus e de Jesus como central”, admitiu o sacerdote, em declarações à Lusa.

Como Francisco, “eu também fui aprendendo a conhecer Fátima”, salientou o prelado madeirense (71 anos), que já foi bispo de Setúbal, recordando as conversas com o líder da Igreja Católica, que morreu na segunda-feira.

“O Papa disse-me a mesma coisa num encontro pessoal que tive com ele antes da Jornada Mundial da Juventude: ‘Sabes, eu não tinha nem sequer uma grande perceção de Fátima, mas quando fui a Fátima, sabes o que é que me impressionou? O silêncio”, recordou José Ornelas.

“Para mim, desde aquele dia em que, de joelhos, diante da imagem [de Maria] e sentia as moscas, para mim, Fátima passou a ser um conceito de silêncio e de escuta”, acrescentou ainda o bispo, recordando a conversa com Francisco.

No seu entender, “quando se escuta o coração da Igreja que bate em Fátima como bate noutros lugares”, é visível que “Maria é um caminho leva as pessoas a entenderem o mistério da vida, o mistério da fé, o mistério da Igreja, o mistério de Deus”.

Por outro lado, o culto mariano é também um caminho para valorizar o papel da mulher na Igreja, salientou José Ornelas, admitindo que ainda há muito por fazer nesse processo.

Maria lembra a “existência do feminino que falta trabalhar na Igreja e que se deve trabalhar, uma herança que este Papa tem repetido à sociedade para quem quer ouvir”, disse.

“Quando o Papa fala tanto de mulheres”, há quem diga que “Maria ofusca o papel do feminino na Igreja, mas, bem pelo contrário, ela põe a mulher no centro para dizer que queremos uma igreja materna e paterna”, explicou.

“As metáforas do pai e da mãe servem-nos muito para entender quem é Deus” e essa visão até poderia ser estendida, considerou José Ornelas: “podíamos chamar mãe nossa que estás nos céus”, numa referência à principal oração católica.

Nascido como Jorge Mario Bergoglio em Buenos Aires, em 17 de dezembro de 1936, Francisco foi o primeiro jesuíta e o primeiro latino-americano a chegar à liderança da Igreja Católica.

A sua última aparição pública foi no domingo de Páscoa, no Vaticano.

Últimas do País

Durante oito dias, aterrorizou quem passava pelas Avenidas Novas. Encapsulados, armados e violentos, quatro jovens usaram os comboios da Linha de Sintra para chegar ao centro de Lisboa e assaltar vítimas ao entardecer.
Duas pessoas ficaram desalojadas ao início da manhã de hoje na sequência de um incêndio num prédio da freguesia de Ferreiros de Avões, no concelho de Lamego, disse à agência Lusa fonte do Comando Sub-regional do Douro.
O Governo decidiu hoje em Conselho de Ministros decretar a situação de calamidade “nas zonas mais afetadas pela tempestade Kristin”, divulgou o gabinete do primeiro-ministro, que visita os distritos de Leiria e Coimbra.
Cerca de 450 mil clientes da E-Redes em Portugal continental estavam às 08:00 de hoje sem eletricidade, com o distrito de Leiria a concentrar a maior parte das situações, segundo a empresa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 192 ocorrências, entre as 00:00 e as 08:00 relacionadas com o mau tempo, a maioria na região de Coimbra e Leiria, disse à Lusa José Miranda.
Dez distritos do litoral do continente estão esta terça-feira sob aviso vermelho, até às 21h00, devido à agitação marítima forte, com ondas que podem chegar aos 14 metros, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Tribunal Central Criminal de Lisboa condenou hoje a 25 anos de cadeia, em cúmulo jurídico, o homem acusado por um triplo homicídio numa barbearia na Penha de França.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve em Estarreja, no distrito de Aveiro, um jovem de 18 anos suspeito de partilhar na Internet vídeos e fotografias contendo crianças em práticas sexuais com adultos.
Mais de 610 mil clientes da E-Redes estavam às 11:00 sem energia elétrica em Portugal continental, sendo Leiria, com cerca de metade dos clientes afetados, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Santarém, os distritos mais afetados, segundo a empresa.
A passagem da depressão Kristin causou hoje cerca de 2.600 ocorrências no continente, sobretudo queda de árvores e de estruturas e inundações, afetando principalmente os distritos de Leiria, Coimbra, Lisboa e Santarém, disse a Proteção Civil.