Ciganos mobilizam-se contra André Ventura em Tomar

Pelo menos dois carros com elementos da comunidade cigana buzinaram, gritaram insultos e realizaram manobras com derrapagens, deixando uma nuvem de fumo no ar e marcas no alcatrão.

© Folha Nacional

Cerca de duas centenas de pessoas acompanharam o líder do CHEGA, André Ventura, bem como deputados e autarcas, na arruada realizada neste feriado do Dia do Trabalhador, 1 de maio, em Tomar.

A concentração estava inicialmente marcada para junto do quartel dos bombeiros, mas foi transferida para a Alameda 1 de Março “por razões de segurança”.

À chegada de Ventura, e após a conferência de imprensa, pelo menos dois carros com elementos da comunidade cigana buzinaram, gritaram insultos e realizaram manobras com derrapagens, deixando uma nuvem de fumo no ar e marcas no alcatrão. Horas antes, tinha sido publicado um apelo no Facebook a convocar membros da comunidade para o local, segundo o jornal online Tomar na Rede.

O grupo de apoiantes desceu a Rua Marquês de Pombal até à ponte velha. Já na Praça da República, um cidadão chamou várias vezes “palhaço” a André Ventura e gritou: “Tu queres é mama!”

A arruada foi marcada por palavras de ordem como “Ventura, Ventura”, “Chega, Chega”, “Portugal, Portugal” e “Ventura vai em frente, tens aqui a tua gente”, além da entoação do hino nacional.

Após uma paragem na Praça da República, André Ventura entrou no carro e seguiu viagem.

Últimas do País

Uma nova ofensiva do conhecido Gang dos Rolex voltou a causar alarme na capital.Um homem foi assaltado em plena rua de Campolide, esta terça-feira à tarde, por dois motards que lhe apontaram uma arma e lhe retiraram um relógio avaliado em cerca de sete mil euros.
A poucos dias da greve geral marcada para 11 de dezembro, o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEP) avisa que pode somar-se à paralisação caso não receba esclarecimentos urgentes da ministra da Saúde sobre o incumprimento do acordo firmado em agosto.
As pesquisas feitas no Google mais frequentemente em Portugal durante 2025 foram dominadas por temas como o Mundial de Clubes, o apagão, Papa Leão XIV e a tragédia do Elevador da Glória.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve na zona de Lisboa um homem de 51 anos, procurado pelas autoridades judiciárias de Moçambique por suspeita dos crimes de associação criminosa, branqueamento, falsificação de documento e abuso de confiança, foi hoje anunciado.
A PSP realizou uma Operação Especial de Prevenção Criminal no Martim Moniz, em Lisboa, tendo identificado um cidadão em situação irregular em Portugal, dois com droga para consumo e três com diligências judiciais pendentes.
A idade mínima para entrar na carreira de guarda prisional diminuiu para os 18 anos e a máxima aumentou para os 35, indicou o Ministério da Justiça, avançando que vão ser pagas as horas extraordinárias na totalidade a estes profissionais.
Uma infestação de ratos no Tribunal de Vila Franca de Xira está a forçar funcionários a abandonar algumas das salas instaladas em contentores, depois de terem sido encontrados vários animais mortos e um cheiro intenso que tornou impossível permanecer no local.
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia anunciou hoje uma concentração junto à residência do primeiro-ministro no dia da greve geral e plenários nos aeroportos a 18 de dezembro, admitindo mais protestos em janeiro caso o Governo "nada altere".
A PSP de Alverca, no concelho de Vila Franca de Xira, deteve um jovem de 16 anos que se encontrava na posse de droga e de um sabre.
Mais de duas dezenas de cidadãos estrangeiros estavam a viver num imóvel sobrelotado no coração da cidade de Beja, revelou esta terça-feira a PSP.