Operação Peregrinação Segura 2025 arranca hoje no percurso até Fátima

A Guarda Nacional Republicana (GNR) intensificou a partir de hoje as ações de patrulhamento no âmbito da operação Peregrinação Segura 2025, com o objetivo de prevenir acidentes no percurso até ao Santuário de Fátima.

© Fátima

No âmbito das celebrações das aparições de Fátima, que se assinalam a 12 e 13 de maio, a GNR aumentou o patrulhamento, até ao dia 14 de maio, nas principais vias de acesso à cidade de Fátima e ao seu Santuário, no concelho de Ourém, “com o objetivo de apoiar e garantir a segurança dos peregrinos durante as suas deslocações”, refere uma nota de imprensa.

“Será igualmente reforçado o policiamento no interior do Santuário e nas zonas envolventes”, acrescenta o comunicado da GNR.

A GNR prevê um elevado número de peregrinos a efetuarem o percurso a pé, em grupos numerosos e em vias com tráfego intenso, bermas estreitas ou mesmo inexistentes, facto que aumenta o risco de atropelamentos.

Segundo aquela força militar, a operação Peregrinação Segura 2025 tem a sua primeira fase de 03 a 11 de maio, com o empenhamento do policiamento nas vias mais críticas, nomeadamente as “vias utilizadas pelos peregrinos pedestres e envolventes dos locais do evento e respetivos eixos viários de acesso, bem como para a sensibilização dos peregrinos”.

A segunda fase da operação decorre de 12 a 14 de maio e está focada em garantir a segurança durante as celebrações religiosas, que decorrem no Santuário de Fátima e zonas envolventes.

Tendo em conta a aglomeração significativa de pessoas, a GNR aconselha os peregrinos a andar em fila indiana, sinalizar o início e o fim dos grupos e a circular preferencialmente pela berma, no sentido contrário ao trânsito, e nunca pela estrada, utilizando coletes refletores.

Durante o percurso também não devem ser usados auscultadores, auriculares, nem telemóvel ou andar sozinho durante a noite.

Já na cidade de Fátima e no Santuário, a GNR recomenda chegar atempadamente, de forma a evitar filas prolongadas, não deixar bens à vista no interior das viaturas e transportar sempre consigo os documentos pessoais.

Os peregrinos deverão transportar a carteira, com pouco dinheiro, e o telemóvel num bolso da frente ou numa bolsa com fecho que esteja sempre em contato com o corpo.

A GNR aconselha também a não levar bens de valor, nem objetos que sejam ostensivos e ter sempre o telemóvel com bateria e o contacto dos demais elementos do grupo.

Logo após o fim das cerimónias, os peregrinos devem sair de forma calma e gradual, evitando as filas prolongadas, e nunca perder de vista os idosos e crianças que os acompanham.

Últimas do País

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa foi admitido no Hospital de São João, no Porto, depois de se ter sentido indisposto, informou hoje a Presidência da República.
A Embaixada da República de Angola em Portugal reagiu com “consternação” ao falecimento dos seis jovens angolanos, vítimas de um acidente de viação na madrugada de domingo em Lisboa, endereçando as condolências às famílias.
A campanha do Banco Alimentar Contra a Fome recolheu este fim de semana 2.150 toneladas de alimentos, avançou hoje a instituição de solidariedade social, menos 2,8% do que na campanha homóloga de 2024.
Um vigilante ao serviço da Urgência do Hospital de Santo Tirso foi agredido, na noite de domingo, por um grupo de cerca de vinte homens que entrou no serviço a exigir que um indivíduo alcoolizado fosse atendido de imediato.
O período para pagamento da última prestação do IMI superior a 100 euros decorre até terça-feira, por ser o primeiro dia útil após o final do prazo oficial de 30 de novembro, informou hoje o Ministério das Finanças.
Assim, Porto, Braga e Viana do Castelo vão estar sob aviso amarelo, entre as 18h00 e as 21h00 de hoje devido à previsão de precipitação, por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Seis pessoas morreram no despiste de um veículo ligeiro, na madrugada deste domingo, na Avenida das Forças Armadas, em Lisboa, que se incendiou após o embate. As vítimas serão jovens com idades entre os 18 e os 20 anos, avança a RTP.
Um pequeno incêndio deflagrou, na manhã de sábado, na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, obrigando à transferência de dois doentes para outras unidades de saúde.
Os proprietários de imóveis com um IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) superior a 100 euros têm até hoje para pagar a última prestação deste imposto.
O preço da farinha e do açúcar tem vindo a baixar desde o início do ano, mas o valor dos ovos deverá encarecer os doces de Natal, ao registar, desde o início do ano, um aumento de quase 32%.