Operação Peregrinação Segura 2025 arranca hoje no percurso até Fátima

A Guarda Nacional Republicana (GNR) intensificou a partir de hoje as ações de patrulhamento no âmbito da operação Peregrinação Segura 2025, com o objetivo de prevenir acidentes no percurso até ao Santuário de Fátima.

© Fátima

No âmbito das celebrações das aparições de Fátima, que se assinalam a 12 e 13 de maio, a GNR aumentou o patrulhamento, até ao dia 14 de maio, nas principais vias de acesso à cidade de Fátima e ao seu Santuário, no concelho de Ourém, “com o objetivo de apoiar e garantir a segurança dos peregrinos durante as suas deslocações”, refere uma nota de imprensa.

“Será igualmente reforçado o policiamento no interior do Santuário e nas zonas envolventes”, acrescenta o comunicado da GNR.

A GNR prevê um elevado número de peregrinos a efetuarem o percurso a pé, em grupos numerosos e em vias com tráfego intenso, bermas estreitas ou mesmo inexistentes, facto que aumenta o risco de atropelamentos.

Segundo aquela força militar, a operação Peregrinação Segura 2025 tem a sua primeira fase de 03 a 11 de maio, com o empenhamento do policiamento nas vias mais críticas, nomeadamente as “vias utilizadas pelos peregrinos pedestres e envolventes dos locais do evento e respetivos eixos viários de acesso, bem como para a sensibilização dos peregrinos”.

A segunda fase da operação decorre de 12 a 14 de maio e está focada em garantir a segurança durante as celebrações religiosas, que decorrem no Santuário de Fátima e zonas envolventes.

Tendo em conta a aglomeração significativa de pessoas, a GNR aconselha os peregrinos a andar em fila indiana, sinalizar o início e o fim dos grupos e a circular preferencialmente pela berma, no sentido contrário ao trânsito, e nunca pela estrada, utilizando coletes refletores.

Durante o percurso também não devem ser usados auscultadores, auriculares, nem telemóvel ou andar sozinho durante a noite.

Já na cidade de Fátima e no Santuário, a GNR recomenda chegar atempadamente, de forma a evitar filas prolongadas, não deixar bens à vista no interior das viaturas e transportar sempre consigo os documentos pessoais.

Os peregrinos deverão transportar a carteira, com pouco dinheiro, e o telemóvel num bolso da frente ou numa bolsa com fecho que esteja sempre em contato com o corpo.

A GNR aconselha também a não levar bens de valor, nem objetos que sejam ostensivos e ter sempre o telemóvel com bateria e o contacto dos demais elementos do grupo.

Logo após o fim das cerimónias, os peregrinos devem sair de forma calma e gradual, evitando as filas prolongadas, e nunca perder de vista os idosos e crianças que os acompanham.

Últimas do País

As burlas foram responsáveis no ano passado por um prejuízo patrimonial superior a 65 milhões de euros, menos 41% face a 2023, uma diminuição que acompanha o decréscimo das denúncias deste tipo de crime em 2024, revela a PSP.
Recusou abandonar o hospital após alta clínica, intimidou profissionais de saúde e chegou a exigir casa e cirurgia inexistente. O caso arrastou-se durante meio ano no Hospital Amadora-Sintra e só terminou com intervenção policial.
A PSP deteve nos últimos dias no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, três cidadãos estrangeiros procurados internacionalmente por crimes sexuais, fraudes e burlas transnacionais, e captação indevida de depósitos, anunciou esta sexta-feira a força de segurança.
Portugal registou um aumento de infeções respiratórias graves, sobretudo nos maiores de 65 anos, e excesso de mortalidade na região Norte em pessoas de 75 a 84 anos, revelam dados do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).
Agentes da PSP foram alvo de apedrejamento no Bairro da Cova da Moura, depois de tentarem intercetar uma viatura em fuga. Os suspeitos escaparam, mas deixaram para trás indícios de crime.
Dezenas de repartições de Finanças estão encerradas durante a manhã de hoje, até às 13h, e outras enfrentam constrangimentos no atendimento, enquanto decorre uma reunião ‘online’ de trabalhadores da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) para discutir reivindicações salariais e laborais.
Uma mulher de 60 anos foi constituída arguida pela GNR por utilização indevida de cartão bancário na aquisição de vários bens, num valor superior a 3 mil euros, no concelho do Sabugal.
O segundo dia de greve dos trabalhadores da função pública estava às 09:00 de hoje a ter uma adesão elevada, com 75% na educação e 90% nas cantinas das universidades e politécnicos, disse à Lusa fonte sindical.
Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentaram hoje de manhã tempos de espera que rondava as 12 horas para a primeira observação, segundo dados do portal do SNS.
O desaparecimento de uma bebé no Hospital de Gaia não mostrou apenas uma falha de segurança: revelou um mercado milionário sem escrutínio, contratos feitos à porta fechada e sistemas supostamente infalíveis que afinal podem ser contornados.