SNS com cinco serviços de urgência fechados no sábado e seis no domingo

Cinco serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia e um de Pediatria estão encerrados hoje, no sábado serão cinco no total e no domingo seis, segundo a informação disponível no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

© D.R.

Os dados das escalas de urgência publicados no portal do SNS e consultados pela Lusa pelas 09:40 indicam que, hoje, estão encerradas cinco urgências de Ginecologia e Obstetrícia, em Almada, Vila Franca de Xira, Barreiro, Abrantes e Aveiro. No hospital do Barreiro a urgência de Pediatria também está fechada.

A receber apenas casos enviados pela Linha SNS 24 ou pelo INEM (referenciadas) estão as urgências de Pediatria no Hospital Doutor Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra), a de Obstetrícia de Santarém e as de Ginecologia e Obstetricia de Braga (das 20:00 às 24:00), do S. Francisco Xavier, em Lisboa (08:00-24:00), de Leiria (09:00/24:00).

No sábado serão quatro as urgências de Ginecologia e Obstetrícia encerrados – Aveiro, Caldas da Rainha, Vila Franca de Xira e Almada – e uma de Pediatria (Vila Franca de Xira), enquanto estarão referenciadas as urgências de Pediatria do São Francisco Xavier (Lisboa), do Amadora-Sintra e do hospital de Loures, que assim permanecerão todo o fim de semana.

Também no sábado, apenas estarão a receber casos encaminhados pela Linha SNS 24 ou do INEM as urgências de Obstetrícia e Ginecologia de Leiria, São Francisco Xavier (00:00-08:00), Braga (00:00-08:00) e Amadora-Sintra (08:00-24:00).

Já no domingo estão encerradas uma urgência de Pediatria (Vila Franca de Xira) e cinco de Ginecologia e Obstetrícia: Almada, Setúbal, Vila Franca de Xira, Caldas da Rainha e Aveiro.

A funcionar de forma referenciada estarão as urgências de Obstetrícia e Ginecologia do Amadora-Sintra (00:24:00) e Leiria, assim como a de Obstetrícia de Santarém (00:00:20:30).

As escalas, atualizadas pelos hospitais, indicam ainda que estarão abertos cerca de 128 serviços de urgência em todo o país no sábado e 127 no domingo, a que se juntam as urgências de Ginecologia e Obstetrícia que estarão a funcionar no âmbito do projeto-piloto (32 no sábado e 29 mo domingo), que implica um contacto prévio das utentes com a linha SNS 24.

Os constrangimentos dos serviços de urgência devem-se, sobretudo, à falta de médicos especialistas para assegurarem as escalas, uma situação que é mais frequente em períodos de férias, como o verão.

As autoridades de saúde apelam à população para que, antes de se deslocar a uma urgência, contactar a Linha SNS24 (808 24 24 24) para receber orientação adequada.

Últimas do País

O CHEGA garante que a mobilização de dia 24 será uma demonstração de força num momento em que imigração e segurança nas fronteiras voltam a dominar o debate político.
As escolas públicas vão poder reforçar, no próximo ano letivo, o número de mediadores culturais e linguísticos para apoiar aos alunos estrangeiros, mas os diretores avisam que serão precisos cada vez mais, após uma experiência que correu bem.
Quase 1.300 operacionais estavam hoje de manhã a combater incêndios em Portugal, com os fogos de Trancoso e Moimenta da Beira a entrar em fase de resolução, segundo dados publicados pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Cinco serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia assim como o serviço de Pediatria do Hospital de Vila Franca de Xira estão hoje encerrados, segundo informação disponibilizada no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Portugal continental registou hoje, até às 17:30, 55 incêndios rurais, dos quais 14 iniciados durante a noite, mobilizando 1.304 operacionais, apoiados por 329 veículos e 107 missões aéreas, segundo a Proteção Civil.
O jovem estrangeiro, de 19 anos, detido no aeroporto de Lisboa que terá violado uma adolescente, de 14 anos, em Évora, foi libertado, mas ficou proibido de contactar a vítima e obrigado a entregar o passaporte.
Um incêndio florestal deflagrou hoje na zona de Freches, município de Trancoso, distrito da Guarda, e estava a ser combatido, pelas 17:45, por 187 operacionais, 50 meios terrestres e nove meios aéreos, segundo a página da Proteção Civil.
Todos os 38 migrantes que desembarcaram na praia da Boca do Rio, no concelho de Vila do Bispo, têm nacionalidade marroquina, disse hoje à Lusa fonte da GNR, especificando que entre sete menores encontra-se um bebé de 12 meses.
O incêndio de Ribeira de Pena, no distrito transmontano de Vila Real tem as três frentes dominadas desde cerca das 10:00, mas continua a ser combatido por 213 bombeiros, com 71 veículos e três meios aéreos.
O elevado custo do alojamento em várias cidades e a falta de apoios afastam cada vez mais jovens do ensino superior, alertam representantes estudantis que pedem o reforço da ação social escolar.