Programa escolar detetou sintomas depressivos em 41% dos alunos avaliados

O programa Mais Contigo, de prevenção do suicídio nas escolas, detetou que 41% dos mais de 16 mil alunos avaliados no último ano letivo em todo o país, apresentam sintomatologia depressiva ligeira e 26,5% sintomas moderados ou graves.

© D.R.

Os resultados da intervenção efetuada em 2024-2025 por profissionais de saúde e agentes educativos em todo o país foram divulgados, na quarta-feira, na Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra (ESEUC), instituição copromotora deste programa nacional, que tem a Direção-Geral da Saúde (DGS) como entidade parceira.

De acordo com os dados da equipa coordenadora nacional, enviados em comunicado à agência Lusa, 2.069 adolescentes encontravam-se em risco de adotar um comportamento suicidário, sendo 70,6% raparigas.

O coordenador do programa Mais Contigo, José Carlos Santos, docente da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra, salientou que se mantêm “maiores vulnerabilidades nas jovens, quando comparadas com os rapazes”.

O especialista em saúde mental referiu que, à semelhança de anos anteriores, no final da intervenção foi possível diminuir a sintomatologia depressiva e aumentar o autoconceito em ambos os grupos, tendo sido encaminhados 93 adolescentes para os cuidados de saúde primários e 69 para cuidados diferenciados.

“Fizemos, de facto, a diferença. Houve 162 adolescentes que, se não fosse o empenho dos dinamizadores do Mais Contigo, possivelmente estariam em sofrimento mental, sem qualquer acompanhamento ou ajuda mais especializada”, sustentou.

No ano letivo de 2024/2025, o programa Mais Contigo abrangeu 1.8561 adolescente, o maior número desde o início do programa, com 1.6996 questionários validados.

Os dinamizadores do programa abrangeram todo o país, incluindo nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores, num total de 310 instituições de ensino (entre agrupamentos de escolas, estabelecimentos não agrupados e colégios).

Até ao momento, o programa chegou a aproximadamente 80 mil alunos, em 1.215 escolas de todos os distritos do continente e ilhas.

Adicionalmente, a iniciativa já formou mais de 800 profissionais de saúde (médicos, assistentes sociais e psicólogos) e envolveu cerca de 13 mil professores e assistentes operacionais.

Financiado pela Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental [do Serviço Nacional de Saúde], o programa Mais Contigo enquadra-se na Estratégia Nacional da Prevenção do Suicídio, sendo reconhecido como boa prática pela DGS e pelo ICN — Conselho Internacional de Enfermeiros.

Últimas do País

A operação de Natal da PSP e GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro.
Os distritos de Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo durante a noite devido à queda de neve, enquanto Faro tem o mesmo alerta para a tarde de hoje, mas devido à previsão de forte precipitação.
A Urgência Pediátrica do hospital de Évora está hoje a funcionar com equipa incompleta, o que pode provocar "tempos de espera mais elevados" para doentes sem referenciação, divulgou a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC).
Cerca de 6.200 vítimas de violência doméstica têm atualmente teleassistência, conhecida como 'botão de pânico', indicou a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), que em 2026 assume a responsabilidade plena pelo sistema.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo as nove ilhas dos Açores devido à previsão de "precipitação por vezes forte" a partir da madrugada.
Os serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia encontram-se hoje encerrados nos hospitais de Portimão, do Barreiro e de Abrantes, de acordo com a informação divulgada no portal do Serviço Nacional de Saúde às 08h30.
Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentam hoje tempos de espera de quase 12 horas para a primeira observação nas urgências gerais, segundo dados do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A covid-19 e o recenseamento automático dos portugueses no estrangeiro desenvolvem para aumentar a taxa de abstenção nas eleições presidenciais, com 60,76% dos candidatos a não votarem em 2021, ano da reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa.
Os sindicatos representativos dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, desconvocaram a greve marcada para 31 de dezembro e 01 de janeiro, após assinatura de acordos com os acionistas da empresa, validados pelo Governo.
As livrarias portuguesas já se podem candidatar à segunda edição do cheque-livro e os jovens nascidos em 2007 ou 2008 poderão levantar o seu ‘voucher’ de 30 euros a partir de 02 de janeiro, anunciou hoje o governo.