Comissão Nacional de Eleições já recebeu 838 queixas

A maioria das queixas ou pedidos de parecer foi iniciativa de cidadãos (442 casos), mas os partidos também contribuíram para esta contabilidade, com destaque para o PS, com 75 casos.

© D.R.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) recebeu, até 2 de outubro, 838 queixas ou pedidos de parecer relacionados com as eleições autárquicas, tendo deliberado relativamente a 216 destes processos, dos quais 19 foram enviados para o Ministério Público.

Segundo o Relatório Síntese dos Processos por queixa/pedidos de parecer e pedidos de informação, atualizado até 2 de outubro e publicado na página da CNE, foram recebidas 786 queixas e 52 pedidos de parecer relativamente às eleições de domingo.

A CNE deliberou em relação a 216 processos, estando os restantes 622 ainda pendentes.

Entre as deliberações, a comissão decidiu enviar 19 casos ao Ministério Público, assim como outros 43, mas estes relativamente a processos de contraordenação.

Houve ainda mais 15 processos de contraordenação, 50 queixas enviadas à Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC), 45 casos em que foram emitidos pareceres ou esclarecimentos e 22 que foram arquivados, bem como 12 que resultaram em injunções, oito em advertências e ainda uma recomendação, além de um processo em que a decisão não foi especificada.

A maioria das queixas ou pedidos de parecer foi iniciativa de cidadãos (442 casos), mas os partidos também contribuíram para esta contabilidade, com destaque para o PS, com 75 casos.

Seguem-se as coligações de partidos (73 casos), PSD (58), órgãos de autarquias (43), grupos de cidadãos eleitores (40), CHEGA (29), CDU – coligação PCP/PEV (16), Iniciativa Liberal (12) e BE (11), entre outros.

Os órgãos das autarquias locais foram os principais visados, com 604 casos, ou seja, cerca de 72% do total.

Os órgãos de comunicação social (88) e as redes sociais (55) seguem-se nesta listagem, que inclui ainda entidades públicas (29), coligações de partidos (23), mas também o PS (17), o PSD (11) ou o CHEGA (10).

Os processos de queixas ou pedidos de parecer reportam-se, sobretudo, a meios de suporte, como as redes sociais (371 casos) e cartazes (69), e incidiram principalmente sobre publicidade institucional (368), neutralidade e imparcialidade das entidades públicas (239), publicidade comercial (66), tratamento jornalístico das candidaturas (64) e propaganda (57).

No relatório agora publicado, a CNE informou ainda que, entre 14 de julho e 02 de outubro, recebeu 4.680 pedidos de informação por telefone e ainda 3.303 pedidos de informação por escrito.

Os pedidos de informação por telefone tiveram como principais temas candidaturas (925 casos) e o voto antecipado em Portugal (779).

Já nos pedidos de informação por escrito destacam-se como principais temas a propaganda (534 casos), o voto antecipado (457) e delegados e membros das mesas (399).

Dos pedidos de informação por escrito, a maioria pertenceu a cidadãos (2.232), com os órgãos de autarquias locais a serem responsáveis por 424 e as candidaturas de grupos de cidadãos eleitores por 195.

Últimas do País

Quatro casas foram hoje assaltadas em várias aldeias do concelho de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, aumentando para sete o número de residências afetadas em pouco mais de uma semana, confirmou à Lusa a GNR.
O Ministério Público arquivou o inquérito à morte de um homem, em novembro de 2024, em Pombal, por não ter sido possivel reunir indícios de um nexo de causalidade entre a demora do INEM e a morte daquele.
Portugal regista um aumento crescente de casos de gripe, sendo expectável que a epidemia comece mais cedo como noutros países europeus, afirmou esta sexta-feira a Diretora-Geral da Saúde, salientando que as próximas duas semanas são cruciais para a vacinação.
O Tribunal da Comarca da Madeira condenou hoje a 20 anos de prisão um homem acusado de ter assassinado a ex-mulher em outubro do ano passado, no concelho de Machico.
O serviço de urgência de obstetrícia e ginecologia das Caldas da Rainha vai estar fechado no sábado, enquanto no domingo estarão encerradas três urgências obstétricas, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os Oficiais da PSP alertaram esta sexta-feira, 21 de novembro, numa carta aberta que a perda anual de quase cem polícias, as vagas desertas nos cursos de agentes e a retenção de elementos em pré-aposentação ameaçam a segurança, exigindo medidas e soluções ao Governo.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) desmantelou uma rede criminosa que se dedicava à prática de furtos em estabelecimentos comerciais (‘shoplifting’), tendo sido detidas oito pessoas nos concelhos de Sintra e Lisboa, anunciou hoje a Guarda.
Um fogo violento no oitavo andar de um edifício de nove pisos obrigou à evacuação total do prédio e mobilizou várias corporações de bombeiros durante a madrugada.
A greve de hoje na função pública estava às 09:00 a registar uma adesão de cerca de 60% na educação e saúde, com uma maior expressão na zona norte, disse à Lusa o secretário-geral da Fesinap.
Portugal deu passaporte a quase um quarto de milhão de estrangeiros em cinco anos — mas mais de metade nunca viveu no país. O fenómeno explica-se sobretudo pela antiga lei dos descendentes de judeus sefarditas, responsável por mais de 100 mil naturalizações feitas “à distância” e agora abolida.