Joias de “valor inestimável” roubadas hoje do Louvre

Joias de “valor inestimável” foram roubadas hoje de manhã do Museu do Louvre, Paris, por assaltantes que fugiram do local, enquanto o museu mais visitado do mundo anunciou ter fechado, por “motivos excecionais”.

D.R.

O montante do assalto é de um “valor inestimável”, declarou o ministro do Interior francês, Laurent Nuñez, acrescentando à imprensa que “três ou quatro assaltantes” agiram em “sete minutos”.

Entraram no museu pelo exterior, usando um ‘cesto’ montado num camião para entrarem na sala “Apolo”, onde se concentraram em “duas vitrinas”, acrescentou.

O assalto ocorreu entre 09:30 e 09:40 locais, quando criminosos entraram no museu localizado no coração da capital francesa e roubaram vários objetos de arte antes de fugir, disse à Agência France Presse fonte próxima do ocorrido.

Entretanto, já foi aberta uma investigação por roubo organizado e conspiração criminosa pela Brigada de Repressão ao Banditismo (BRB) do Departamento de Investigação Criminal, com o apoio do Escritório Central de Combate ao Tráfico de Bens Culturais (OCBC)”, disse o ministro do Interior à AFP, acrescentando que “o valor dos prejuízos causados pelo roubo estão ainda a ser calculados”.

Os assaltantes iam munidos com pequenas motosserras, tendo sido encontrada uma ‘scooter’ após a fuga”, acrescentou fonte policial.

A ministra da Cultura francesa, Rachida Dati, foi a primeira governante a anunciar o assalto, tendo comentado na sua página da rede social X que o Museu do Louvre fora assaltado hoje durante a abertura.

“Um assalto ocorreu esta manhã na abertura do Museu do Louvre. Não houve feridos. Estou no local com a equipa do museu e a polícia. As investigações estão em curso”, escreveu a ministra na sua rede social X.

A ministra da Cultura e o ministro do Interior deslocaram-se ambos ao Museu do Louvre.

Contactado pela AFP, o museu não teceu qualquer comentário sobre o ocorrido.

O Louvre, que recebeu quase nove milhões de visitantes em 2024, 80% dos quais estrangeiros, anunciou na rede X que permaneceria “fechado hoje por motivos excecionais”, numa mensagem também transmitida em inglês.

Vários museus franceses foram recentemente alvos de roubos e furtos, o que expôs possíveis falhas nos sistemas de segurança e vigilância.

Em meados de setembro, objetos de ouro nativo foram roubados durante um arrombamento no Museu Nacional de História Natural de Paris, causando uma “perda inestimável” para a pesquisa e o património.

O roubo envolveu vários objetos de ouro nativo, na sua forma natural, explicou o museu, avaliando os prejuízos em perto de 600.000 euros.

Também em setembro passado, um importante museu de porcelana em Limoges, no centro da França, foi assaltado, tendo os danos sido estimados em 6,5 milhões de euros.

Últimas do Mundo

Os Estados Unidos adiaram hoje, pela segunda vez, o lançamento de dois satélites que vão estudar a interação entre o vento solar e o campo magnético de Marte, proporcionando informação crucial para futuras viagens tripuladas ao planeta.
Após os ataques em Magdeburgo e Berlim, os icónicos mercados de Natal alemães estão sob alerta máximo. O governo impôs medidas antiterrorismo rigorosas e custos milionários, deixando cidades e organizadores em colapso financeiro.
Um relatório do Ministério do Interior alemão revela que suspeitos sírios estão associados a mais de 135 mil crimes em menos de uma década. A AfD aponta o dedo ao governo de Olaf Scholz e exige deportações imediatas.
O aumento da temperatura global vai ultrapassar o objetivo de 1,5 graus centígrados no máximo numa década em todos os cenários contemplados pela Agência Internacional de Energia (AIE), relatório anual de perspetivas energéticas globais, hoje publicado.
A Ryanair deve abster-se de impedir o embarque de passageiros, com reserva confirmada, que não sejam portadores do cartão digital, bem como de impor taxas pela utilização do cartão físico, determinou a ANAC - Autoridade Nacional de Aviação Civil.
O Governo ucraniano afastou hoje o ministro da Justiça, depois de este ter sido implicado num alegado esquema de cobrança de comissões na empresa nacional de energia atómica, revelado na segunda-feira pela agência anticorrupção do país.
Pelo menos 27 pessoas morreram e 3,6 milhões foram afetadas pela passagem do supertufão Fung-wong nas Filipinas no domingo, informaram hoje as autoridades locais.
As autoridades espanholas intercetaram 18 migrantes em Pilar de la Mola, que tinham alcançado Formentera, ilhas Baleares, na terça-feira à noite a bordo de uma embarcação precária.
A produção mundial de vinho recuperou ligeiramente em 2025 face ao ano passado, mas segue em baixa, principalmente devido ao impacto das condições climáticas adversas, segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).
O número de pessoas desaparecidas em todo o mundo aumentou 70% em cinco anos, indicou hoje o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), com base nos seus registos.