Seis aeroportos de França evacuados devido a ameaças de bomba

Seis aeroportos franceses foram hoje parcial ou totalmente evacuados devido a ameaças de bombas recebidas por correio eletrónico, avançou hoje a polícia, adiantando estarem em causa os aeroportos de Lille, Lyon, Nantes, Nice, Toulouse e Beauvais.

© D.R.

Vários destes aeroportos comunicaram, cerca das 12:00 locais (11:00 em Lisboa), que tinham recebido ameaças de bomba ou tinham sido deixadas bagagens que exigiam intervenção das autoridades.

O aeroporto de Beauvais referiu, numa mensagem divulgada na rede social Facebook, ter sido “recebida uma ameaça anónima por vários aeroportos”.

Nos últimos dias, este tipo de situações multiplicou-se, tendo sido evacuados museus, estações de transporte e escolas.

Na terça-feira o Palácio de Versalhes foi evacuado, algo que já tinha sido feito no sábado, enquanto o Museu do Louvre em Paris também teve de ser esvaziado de visitantes e funcionários, assim como a Gare de Lyon, uma das maiores estações ferroviárias da capital francesa.

Na manhã de segunda-feira, a escola secundária Gambetta, em Arras, onde um professor foi esfaqueado e morto por um terrorista islâmico, também foi evacuada devido a outro alerta de bomba.

O Governo francês mobilizou 10.000 polícias e ativou o alerta máximo para ataque terrorista, o que significou que as forças policiais receberam o apoio de 7.000 soldados da operação ‘Sentinelle’, uma medida lançada em 2015 pelo então Presidente François Hollande, devido à vaga de atentados ‘jihadistas’ que atingiu o país nesse ano (Bataclan e Charlie Hebdo).

Desde 2012, os atentados terroristas associados ao extremismo islâmico em França mataram 272 pessoas e feriram 1.200, nomeadamente 2015 e 2016.

Últimas do Mundo

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, considerou hoje "uma vergonha" a Marcha do Orgulho Gay, que reuniu no sábado nas ruas de Budapeste dezenas de milhares de pessoas, apesar da proibição da polícia.
A Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), reunida esta semana no Porto, pediu hoje "atenção internacional urgente" para o rapto, deportação e "russificação" de crianças ucranianas.
Mais de 50.000 pessoas foram deslocadas temporariamente na Turquia devido a incêndios florestais que têm afetado as províncias de Esmirna, Manisa (oeste) e Hatay (sudeste), anunciou esta segunda-feira a Agência Turca de Gestão de Catástrofes (AFAD).
A Força Aérea polaca ativou todos os recursos disponíveis no sábado à noite durante o ataque russo ao território ucraniano, uma vez que a ofensiva russa afetou territórios próximos da fronteira com a Polónia.
O Papa Leão XIV pediu hoje orações pelo silêncio das armas e pelo trabalho pela paz através do diálogo, durante a oração do Angelus, na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Um ataque massivo da Rússia com 477 drones e 60 mísseis, na noite de sábado, causou a morte de um piloto da Força Aérea e seis feridos na cidade ucraniana Smila, denunciou hoje o Presidente da Ucrânia.
A constante ligação aos ecrãs e a proliferação de métodos de comunicação estão a conduzir a dias de trabalho intermináveis com interrupções constantes, com graves consequências para a saúde mental e física, alertam especialistas e vários estudos recentes.
A associação de empresas de energia de Espanha (Aelec), que integram EDP, Endesa e Iberdrola, atribuiu hoje o apagão de abril à má gestão do operador da rede elétrica espanhola no controlo de flutuações e sobrecarga de tensão.
As companhias aéreas europeias, americanas e asiáticas suspenderam ou reduziram os voos para o Médio Oriente devido ao conflito entre Israel e o Irão e aos bombardeamentos dos EUA contra este último país.
O comandante chefe das Forças Armadas da Ucrânia, Oleksandr Sirski, assegurou este domingo que as tropas ucranianas conseguiram travar o avanço russo na região nordeste de Sumi, recuperando a localidade de Andriivka e avançando na zona de Yunakivka.