Fusões e aquisições de empresas em Portugal caem 28% até novembro para 90 operações

O número de fusões e aquisições de empresas em Portugal baixou 28%, até novembro, para 90 operações, totalizando cerca de 1,91 mil milhões, menos 46% do que no mesmo período de 2023, segundo um estudo da Bain, hoje divulgado.

© D.R.

Segundo a análise da consultora, até ao final de novembro, o valor das operações de fusão e aquisição (M&A) com um alvo português foi de cerca de 1,91 milhões de euros, uma descida de 46% face ao mesmo período de 2023, tendo sido registadas 90 operações, menos 28% do que no mesmo período de 2023.

Já o valor operações que partiram de empresas portuguesas com alvo em empresas de outras geografias situou-se perto dos 950 milhões de euros, uma descida de 50% face aos primeiros 11 meses de 2023.

“Os setores com maior preponderância nos negócios inbound [de entrada] – manufatura e serviços avançados – e outbound [de saída] — energia e recursos naturais, recuaram ambos perto de 50%”, apontou, em comunicado, Álvaro Pires, da Bain & Company.

Duas das maiores operações nos primeiros onze meses do ano foram a First Sentier Investors/Auto Estradas do Douro Litoral, acima dos 400 milhões de euros, no terceiro trimestre, e a Amadeus IT Group/Vision-Box por cerca de 320 milhões de euros, no primeiro trimestre.

A nível global, o estudo estima que o mercado de fusões e aquisições atinja os 3,5 biliões de dólares (3,3 biliões de euros) até ao fim do ano, o que representa um aumento de 15% face a 2023 e um valor em linha com os níveis do meio da década de 2010.

A pesquisa da Bain a nível global, com mais de 300 executivos de M&A, dá nota de que o principal obstáculo a esta atividade “continua a ser a diferença nas expectativas de avaliação entre compradores e vendedores”.

“Em resposta às taxas de juro persistentemente altas, os compradores estratégicos foram mais seletivos nas suas transações, exigiram uma criação de valor mais concreta, estiveram menos dispostos a pagar pelo crescimento das receitas a longo prazo, e ajustaram-se à nova equação de valor de fusões e aquisições, procurando sinergias de receitas e custos em conjunto”, concluiu a análise.

Últimas de Economia

A Associação dos Industriais do Bacalhau (AIB) criticou hoje alguns industriais noruegueses, que acusou de "distorcerem o mercado europeu do bacalhau" ao importar este peixe da Rússia, antes de reprocessar e exportar para o resto da Europa.
O fundo Corum Eurion comprou à SC Fitness três ginásios Solinca, num investimento total aproximado de 17 milhões de euros, foi hoje anunciado.
O ouro mantém a tendência de alta das últimas sessões e hoje registou novos máximos próximos da barreira de 2.880 dólares por onça, impulsionado pelas tensões comerciais entre a China e os Estados Unidos.
O Programa Regional do Centro (Centro 2030) abriu um concurso, com uma dotação de dez milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), para financiar investimentos das empresas focados na economia circular.
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) decidiu 60 processos de contraordenação em 2024, que resultaram em 45 condenações com coima, cujo valor total ascendeu a 853.645 euros, foi hoje anunciado.
Os preços da produção industrial recuaram, no acumulado de 2024, 4,2% na zona euro e 4,0% na União Europeia (UE) face ao ano anterior, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.
O Tribunal Geral da União Europeia (UE) rejeitou hoje um recurso interposto pela Ryanair a uma ajuda de Estado, de 1,2 mil milhões de euros, dada à TAP em 2020, durante a crise da covid-19.
O Banco de Portugal decidiu deixar de publicar conteúdos na rede social X e vai criar uma conta institucional na rede social BlueSky, confirmou hoje à Lusa fonte oficial do banco central.
A companhia aérea polaca LOT Polish Airlines deu início esta segunda-feira aos voos da nova ligação direta entre Varsóvia e Lisboa, com uma frequência de cinco voos semanais, que passarão a ser diários no fim do mês.
A farmacêutica norte-americana Pfizer informou hoje que obteve um lucro líquido de 8.031 milhões de dólares (7.816 milhões de euros) em 2024, mais 278% do que no ano anterior.