Resgatadas 72 pessoas em três barcos na costa das ilhas Baleares

Um total de 72 imigrantes de origem subsaariana foram hoje resgatados pela Guarda Civil de Maiorca e pelo Salvamento Marítimo de Espanha, em três barcos, nas costas da ilha de Cabrera, no arquipélago das Baleares. Todos os migrantes parecem gozar de boa saúde, informou a Delegação do governo nas Ilhas Baleares.

© Facebook Open Arms

O primeiro barco, que transportava 24 pessoas, foi intercetado a cerca de duas milhas náuticas (3,7 quilómetros) da costa às 00:15 (23:15 de terça-feira em Lisboa).

Os outros dois barcos — um com 23 passageiros e outro com 25 — foram resgatados à 01:15 (00:15 em Lisboa), a duas e a três milhas (entre 3,7 e 5,6 quilómetros) a sul, respetivamente, de Cabrera.

Desde o início do ano, 18 barcos com imigrantes chegaram às ilhas Baleares, com um total de 384 ocupantes, de acordo com uma contagem da agência de notícias EFE.

Horas antes, cerca de 500 imigrantes de origem magrebina e subsaariana foram resgatados nas costas de Lanzarote, Gran Canaria e El Hierro, situação que fez colapsar novamente os recursos de acolhimento, segundo as autoridades espanholas.

Devido a esta situação, 94 pessoas dormiram na doca de Arrecife, refere o Salvamento Marítimo de Espanha, que fez o resgate de 504 pessoas que viajavam em nove barcos precários, entre elas 13 menores.

Segundo a informação prestada pelo Salvamento Marítimo, o nono barco foi localizado a 122 quilómetros a sudoeste de El Hierro, após a chamada telefónica às 18:30 de terça-feira (hora das Canárias), e nele viajam cerca de 70 pessoas.

Pelas 16:51 (hora das Canárias), chegaram ao porto de Arrecife dois barcos assistidos pela embarcação de resgate Guardamar Polimnia, depois do Salvamento Marítimo ter recebido dois avisos da presença de dois barcos insufláveis localizados a 47 e 72 quilómetros, respetivamente, a nordeste de Lanzarote, nos quais viajavam um total de 97 imigrantes.

A primeira operação ocorreu após uma chamada para o 112 do próprio barco em que viajavam 56 homens, três mulheres e um menor de origem magrebina e subsaariana, e a segunda depois de um navio mercante e o avião de resgate Sasemar 102 terem avistado outro com 37 ocupantes magrebinos, 34 homens e três mulheres.

Todos os resgatados encontram-se bem de saúde, de acordo com o Salvamento Marítimo.

O dispositivo de emergência de Lanzarote, a ilha onde chegaram seis dos barcos, informou que estão a preparar uma tenda no porto de Arrecife para acolher 94 pessoas para dormir.

Últimas do Mundo

Caças britânicos intercetaram aeronaves russas que voavam junto do espaço aéreo da NATO nos últimos dias, anunciou hoje o Ministério da Defesa britânico em comunicado.
O ministro israelita das Finanças, Bezalel Smotrich, apelou na noite de sábado à ocupação da Faixa de Gaza e ao estabelecimento de um “regime militar, se necessário”, no enclave palestiniano, onde vivem mais de dois milhões de pessoas.
O vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, encontrou-se hoje brevemente com o Papa para "saudações de Páscoa", dois meses depois de Francisco, que recupera de uma pneumonia, ter criticado fortemente a política migratória norte-americana.
Impensável há apenas algumas semanas, a presença do Papa Francisco no Vaticano é esperada hoje pelos católicos de todo o mundo para as celebrações da Páscoa, a festa mais importante do ano.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou hoje a Rússia de criar uma falsa aparência de cessar-fogo na Páscoa, tendo continuado a fazer bombardeamentos e ataques de drones durante a noite.
O emblemático Arco do Triunfo, em Paris, símbolo das vitórias do exército francês, realizou hoje uma emotiva e inédita cerimónia em homenagem aos soldados do Corpo Expedicionário Português (CEP) da 1.ª Guerra Mundial, reunindo diferentes gerações.
Os ataques israelitas a Gaza nas últimas 48 horas fizeram mais de 90 mortos, adiantou o Ministério da Saúde do enclave palestiniano, com Israel a intensificar a investida para pressionar o Hamas a libertar os reféns e desarmar.
O Presidente russo, Vladimir Putin, ordenou às suas tropas que observem um cessar-fogo na Ucrânia na Páscoa, a partir das 15:00 (hora de Lisboa) de hoje até domingo à noite, e instou Kiev a fazer o mesmo.
Os aviões Boeing 737 Max recusados por companhias aéreas chinesas já começaram a voar de regresso aos Estados Unidos, num momento em que se agrava a guerra comercial entre as duas maiores economias mundiais.
O Presidente norte-americano, Donald Trump anunciou esta sexta-feira estar em curso uma revisão profunda do sistema da função pública, que lhe dará poder para contratar e despedir diretamente até 50.000 empregos reservados a funcionários federais de carreira.