Tráfego aéreo de passageiros na Europa sobe e supera níveis pré-pandemia

O tráfego aéreo de passageiros na Europa avançou 4,3% no primeiro trimestre face ao período homólogo de 2024 e já está 3,2% acima dos níveis pré-pandemia, anunciou hoje a divisão europeia do Airports Council International (ACI Europe).

© D.R

“O tráfego de passageiros na Europa manteve uma dinâmica positiva durante o primeiro trimestre de 2025, embora o crescimento tenha abrandado em comparação com anos anteriores, indicando uma consolidação na recuperação do tráfego após a pandemia de covid-19″, refere o ACI Europe em comunicado.

O crescimento do volume de passageiros entre janeiro e março de 2025 foi impulsionado inteiramente pelo tráfego internacional (+5,7%), uma vez que o tráfego doméstico permaneceu estável em comparação com o mesmo período do ano passado.

Em comparação com os níveis pré-pandemia (1.º trimestre de 2019), o tráfego internacional de passageiros avançou 8,9% no primeiro trimestre de 2025, enquanto o tráfego doméstico ainda se manteve 12,8% abaixo.

No primeiro trimestre, o tráfego mostrou sinais de abrandamento, com o crescimento homólogo de 6,9% em janeiro a abrandar para 3,4% em fevereiro e novamente para 3% em março, disse o ACI Europe, que sublinhou que a Páscoa decorreu em abril deste ano.

O diretor-geral do ACI Europe, Olivier Jankovec, observou que “a procura transatlântica está a enfraquecer” e espera que “a parte europeia dessa procura seja redirecionada para outros mercados”.

“Continuamos confiantes para a época de verão. A grande incógnita é o que vai acontecer a partir do próximo inverno, dada a incerteza macroeconómica sem precedentes que enfrentamos em resultado do ataque da administração Trump ao sistema de comércio multilateral global”, acrescentou, referindo-se à política comercial do Presidente dos EUA.

“Isto significa que, além da geopolítica e das atuais pressões sobre a oferta resultantes de atrasos na entrega e manutenção de aeronaves, bem como das restrições de capacidade nas infraestruturas e da concentração das companhias aéreas nos rendimentos e não na expansão da capacidade, poderemos assistir à concretização de pressões descendentes sobre a procura”, acrescentou.

Na União Europeia, onde o tráfego de passageiros registou um crescimento médio de 4,1% no primeiro trimestre, verificaram-se diferenças de desempenho entre os mercados nacionais.

Os maiores aumentos de tráfego foram registados pelos aeroportos da Eslováquia (+15,9%), Polónia (+15,4%), Hungria (+14,7%), Malta (+13,9%), Lituânia (+13%), Croácia (+9,6%), Roménia (+9,2%) e Grécia (+8,8%).

Em contrapartida, o tráfego de passageiros diminuiu na Islândia (-2,5%), na Suécia (-2,2%) e na Irlanda (-0,5%) e manteve-se fraco na Alemanha e na Áustria (ambos +1,1%), bem como na Suíça (+1,6%) e no Reino Unido (+1,7%).

Entre os outros principais mercados da UE, a Itália (+6,6%) liderou, seguida de Espanha (+4,5%) e de França (+4,2%).

Últimas do Mundo

A Comissão Europeia foi alvo de buscas policiais em Bruxelas devido a suspeitas na venda de 23 imóveis ao Estado belga em 2024. A investigação está a cargo do Ministério Público Europeu, que confirmou diligências de recolha de provas.
Dados recentes da agência europeia FRONTEX indicam que, entre 2024 e 2025, mais de 100 mil pessoas entraram ilegalmente em Espanha pelas rotas do Mediterrâneo Ocidental e das Canárias. Cerca de 73% provêm de países sem conflitos armados generalizados.
As perdas seguradas por catástrofes naturais atingiram em 2025 os 127.000 milhões de dólares (cerca de 106.681 milhões de euros), ultrapassando os 100.000 milhões de dólares pagos pelo setor segurador pelo sexto ano consecutivo.
Uma operação policial europeia que incluiu 18 países e foi liderada por Áustria, Portugal e Espanha impediu a entrada em circulação de cerca de 1,2 mil milhões de euros em notas e moedas falsas de várias divisas.
A Comissão Europeia propôs hoje a criação de uma aplicação para reportar casos de cyberbullying e instou os Estados-membros a desenvolverem uma abordagem comum para combater o fenómeno, que atinge uma em seis crianças.
As autoridades francesas lançaram hoje um apelo por testemunhas depois de terem acusado um ex-professor de 79 anos de violação agravada e abuso sexual contra 89 menores em vários países entre 1967 e 2022.
A Comissão Europeia adotou esta segunda-feira, medidas para impedir a destruição de vestuário, roupa, acessórios e calçado não vendidos, visando reduzir os danos ambientais na União Europeia (UE), que rondam 5,6 milhões de toneladas de emissões poluentes por ano.
As autoridades do Brasil e de Espanha desmantelaram uma rede criminosa que traficava cocaína escondida em tampos de mármore de mesas e lavatórios, anunciou hoje a polícia espanhola.
A Comissão Europeia notificou hoje a `gigante` tecnológica Meta de possíveis medidas cautelares para reverter a exclusão de assistentes de inteligência artificial (IA) terceiros do serviço de comunicações WhatsApp, considerando existir um abuso de posição dominante.
Centenas de portugueses estão hoje a convergir para o consulado de Portugal em Paris para votar na segunda volta das presidenciais, com vários a exercerem pela primeira vez o seu direito de voto, prevendo-se uma participação historicamente elevada.