Emirados registam maior temperatura de sempre em maio com 51,6 graus Celsius

Os Emirados Árabes Unidos registaram hoje a sua temperatura mais alta de sempre num mês de maio desde o início dos registos, em 2003, tendo atingido os 51,6 graus Celsius, segundo o Centro Nacional de Meteorologia.

© DR

“A temperatura mais elevada registada hoje em todo o país foi de 51,6 graus Celsius, em Sweihan (Al Ain), pelas 13:45 locais [10:45 em Lisboa]”, refere uma publicação feita pelo Centro Nacional de Meteorologia dos Emirados, nas redes sociais.

Segundo a agência France-Presse (AFP), este registo bate o comunicado pela instituição sobre a véspera, em que se tinham atingido os 50,4 graus Celsius na região de Abu Dhabi.

No mês passado, o país desértico já tinha registado um calor fora de época, com uma temperatura média máxima de 42,6 graus Celsius, o que levou as autoridades a emitir recomendações à população — pedindo que bebessem mais água e evitassem atividades ao ar livre nas horas de maior calor.

Em 27 de abril, o termómetro subiu até aos 46,6 graus Celsius, a segunda temperatura mais elevada alguma vez registada no quarto mês do ano, apenas atrás do recorde 46,9 graus Celsius em abril de 2012.

A AFP regista que, em cerca de 30 anos, o número de dias extremamente quentes quase duplicou em todo o mundo.

Esta maior severidade e repetição das ondas de calor são, para grande parte da comunidade científica, um marcador do aquecimento global e que estas ondas de calor ser irão multiplicar, prolongar e intensificar.

Últimas do Mundo

A família de Jair Bolsonaro e figuras ao 'bolsonarismo' celebraram o voto do juiz Luiz Fux, que pediu a absolvição do ex-presidente brasileiro, em julgamento por alegada tentativa de golpe de Estado.
Um cidadão britânico e um cidadão chinês suspeitos de transmitir tecnologia militar dos Estados Unidos para Pequim (China) fugiram em meados de agosto da prisão domiciliária na Sérvia, noticiou a Agence France-Press (AFP).
As autoridades ucranianas detiveram vários membros de uma rede de pirataria informática que extorquia dinheiro a empresas da Europa e da América do Norte desde 2018, anunciou hoje o Ministério Público em Kyiv.
Um funcionário de um jardim zoológico em Banguecoque foi morto na quarta-feira por vários leões em frente a dezenas de visitantes, disseram hoje as autoridades tailandesas.
O índice de preços ao consumidor (IPC) na Argentina situou-se em agosto em 33,6% interanual, o valor mais baixo em sete anos, informou hoje o Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec).
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alertou hoje para a rápida propagação nos hospitais do fungo resistente a medicamentos Candidozyma auris e pediu que sejam tomadas medidas para travar a sua disseminação.
O governo mexicano propôs aumentar as tarifas sobre os automóveis chineses para 50%, de acordo com um projeto de lei apresentado ao parlamento mexicano e divulgado hoje.
A esperança de vida à nascença na União Europeia (UE) aumentou, em 2024, 0,3 anos para 81,7 anos, face ao ano anterior, segundo dados preliminares hoje divulgados pelo Eurostat.
Donald Trump acusou os discursos da "esquerda radical" de terem contribuído para o assassinato a tiro, na quarta-feira, de um dos seus fiéis aliados políticos, o influenciador Charlie Kirk, que qualificou de "mártir da verdade e da liberdade".
O ativista conservador Charlie Kirk, aliado próximo do presidente Donald Trump, morreu hoje após ser baleado num evento universitário, anunciou o Presidente dos Estados Unidos.