Portugueses gastam mais em viagens neste verão

Os portugueses estão a gastar mais nas férias de verão deste ano face a 2024, segundo o mais recente Barómetro de Viagens da ANAV — Associação Nacional de Agências de Viagens.

© cm-manteigas

Ainda assim, o maior crescimento na procura verificou-se nos pacotes com valores entre os 600 e os 1.200 euros, refere o estudo divulgado esta terça-feira pela associação.

Entre os destinos mais escolhidos para o verão de 2025, Cabo Verde lidera as preferências dos portugueses, seguido da República Dominicana e das ilhas espanholas. Face ao verão passado, a principal alteração foi a inversão entre o segundo e o terceiro destino mais procurado.

A relação qualidade-preço mantém-se como o critério mais decisivo na hora de escolher a viagem (92,2% das respostas), muito à frente do segundo fator, o tempo despendido nas viagens de ida e volta, que recolheu 25,5%.

Para o presidente da ANAV, Miguel Quintas, o setor tem contribuído decisivamente para estas tendências: “O trabalho desenvolvido pelas agências de viagens faz com que exista hoje no mercado uma oferta muito mais competitiva em destinos como as Caraíbas ou África do que em Portugal. Ao contrário do que se convencionou, os preços praticados no mercado nacional não são a única explicação para as tendências verificadas nos últimos anos”.

O Barómetro de Verão 2025 baseia-se em respostas de 51 agências de viagem a um questionário com seis perguntas e tem como objetivo identificar as tendências, motivações e prioridades dos consumidores.

Últimas do País

Um total de 847 óbitos fetais e neonatais ocorreram em Portugal continental em 2023 e 2024, representando 0,52% dos nascimentos, com a Grande Lisboa a registar 0,70%, a percentagem mais alta entre as regiões do país.
As pessoas que pretendem uma primeira consulta hospitalar em Lisboa para a prevenção do VIH têm de esperar mais de um ano, quando deveriam ter acesso em 30 dias, alertou esta terça-feira o Grupo de Ativistas em Tratamento (GAT).
Os viticultores deixaram esta quarta-feira carrinhas e tratores numa das principais entradas da Régua, e pelas 07:50 foram a pé bloquear a ponte rodoviária que dá acesso à cidade numa manifestação para chamar a atenção para a crise no Douro.
Os portugueses estão a gastar mais nas férias de verão deste ano face a 2024, segundo o mais recente Barómetro de Viagens da ANAV — Associação Nacional de Agências de Viagens.
A Provedoria de Justiça alertou esta terça-feira para a falta de cumprimento generalizado das obrigações e da legislação sobre o ruído, bem como da fiscalização e monitorização, criticando sobretudo as autarquias.
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia e a Associação dos Profissionais da Guarda pediram, esta terça-feira, à tutela para que retome "com a maior brevidade" as negociações iniciadas no anterior Governo, admitindo avançar com protestos na ausência de respostas.
Uma boia colocada no oceano ao largo de Faro registou temperaturas da superfície do mar “significativamente superiores” à média dos últimos 20 anos, o que indica uma “onda de calor marinha”, informou esta terça-feira, a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
Vinte concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Viseu e Guarda estão hoje em perigo máximo de incêndio rural, segundo o IPMA, que prevê um agravamento deste risco nos próximos dias.
A Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (Frontex) anunciou hoje que está em contacto com as autoridades portuguesas e que vai investigar o naufrágio que envolveu um barco de patrulha costeira da Polícia Marítima portuguesa.
Disciplina com melhores resultados médios foi Inglês, como 14,1 valores.