Portugueses gastam mais em viagens neste verão

Os portugueses estão a gastar mais nas férias de verão deste ano face a 2024, segundo o mais recente Barómetro de Viagens da ANAV — Associação Nacional de Agências de Viagens.

© cm-manteigas

Ainda assim, o maior crescimento na procura verificou-se nos pacotes com valores entre os 600 e os 1.200 euros, refere o estudo divulgado esta terça-feira pela associação.

Entre os destinos mais escolhidos para o verão de 2025, Cabo Verde lidera as preferências dos portugueses, seguido da República Dominicana e das ilhas espanholas. Face ao verão passado, a principal alteração foi a inversão entre o segundo e o terceiro destino mais procurado.

A relação qualidade-preço mantém-se como o critério mais decisivo na hora de escolher a viagem (92,2% das respostas), muito à frente do segundo fator, o tempo despendido nas viagens de ida e volta, que recolheu 25,5%.

Para o presidente da ANAV, Miguel Quintas, o setor tem contribuído decisivamente para estas tendências: “O trabalho desenvolvido pelas agências de viagens faz com que exista hoje no mercado uma oferta muito mais competitiva em destinos como as Caraíbas ou África do que em Portugal. Ao contrário do que se convencionou, os preços praticados no mercado nacional não são a única explicação para as tendências verificadas nos últimos anos”.

O Barómetro de Verão 2025 baseia-se em respostas de 51 agências de viagem a um questionário com seis perguntas e tem como objetivo identificar as tendências, motivações e prioridades dos consumidores.

Últimas do País

A influência às urnas para a eleição do próximo Presidente da República situava-se, até às 12h00 de hoje, nos 21,18%, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.
O escrutínio para eleger o Presidente da República decorre hoje e a tomada de posse do próximo chefe do Estado acontece em 09 de março, perante a Assembleia da República, como manda a Constituição de 1976.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) esclareceu hoje que os boletins de voto na segunda volta das eleições presidenciais terão os nomes de dois candidatos.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) aplicou 19 processos de contraordenação a oficinas de automóveis pela falta do livro de reclamações e por não terem taxas e impostos nos preços afixados.
O Infarmed recebeu mais cinco pedidos para a realização de ensaios clínicos em 2025, totalizando 209, e autorizou 190, segundo dados hoje divulgados, que revelam uma diminuição do tempo médio de decisão para 32 dias.
Carência de professores generaliza-se a todo o país e obriga escolas a recorrer a horas extraordinárias e soluções de recurso.
Portugal registou mais mortes em 2025, com mais 3.124 óbitos face a 2024, mas os óbitos de crianças com menos de um ano baixaram.
O Heliporto do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, registou mais de 200 aterragens desde que retomou a atividade há 10 meses, dando resposta a pedidos de todo o país, anunciou hoje a instituição.
Quinze distritos estão atualmente sob aviso amarelo devido à previsão de neve e agitação marítima por vezes forte, avançou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Um homem de 34 anos foi detido pela PSP em plena estação do Cais do Sodré, em Lisboa, por violência doméstica. O suspeito ameaçava a ex-companheira com uma faca e apalpava-a quando foi intercetado pelos agentes, após o alerta de um menor de 15 anos.