Corpo de Charlie Kirk chega ao Arizona escoltado por forças dos EUA

O caixão do conservador Charlie Kirk, que foi assassinado na quarta-feira num evento universitário no oeste dos Estados Unidos, chegou a Phoenix, no Arizona, onde residia, entre fortes medidas de segurança e homenagens em sua memória.

© LUSA

Depois de chegar na quinta-feira ao Aeroporto Internacional Phoenix-Sky Harbor, o corpo de Kirk foi retirado do Air Force Two, o avião do vice-presidente norte-americano J.D. Vance, por militares fardados.

Vance ajudou a transportar o caixão de Kirk da aeronave para o transporte até à Capela Mortuária Hansen, localizada na zona norte da cidade, onde estiveram elementos da comunidade conservadora e dos políticos locais.

O veículo que transportava o seu caixão foi escoltado por vários veículos e motas das forças de segurança norte-americanas.

Quando o seu corpo chegou à sede da organização de Kirk, a Turning Point USA, localizada no sul de Phoenix, centenas de pessoas reuniram-se para prestar homenagem ao ativista conservador, deixando flores, velas e bandeiras americanas no exterior.

Na Igreja Dream City, onde o ativista participava nos cultos e organizava ocasionalmente comícios políticos, foi dedicado um culto em sua honra.

Uma declaração descreveu-o como “uma voz apaixonada e líder na defesa da fé, da liberdade e da verdade bíblica: uma força orientadora para uma geração que procura clareza num mundo complexo”.

A Universidade Estadual do Arizona está também a planear uma vigília em homenagem a Kirk para a tarde de 15 de setembro.

Kirk, de 31 anos, pai de dois filhos e amplamente conhecido por ter fundado a organização conservadora Turning Point, era um aliado próximo do Presidente dos EUA, Donald Trump, que anunciou que lhe iria atribuir, postumamente, a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta honra civil do país.

O ativista conservador foi baleado no pescoço na quarta-feira, enquanto participava num debate universitário perante centenas de pessoas na Universidade Utah Valley.

O governador do Utah confirmou que Tyler Robinson, de 22 anos, foi detido após um “familiar” ter contactado um “amigo de família”, que, por sua vez, alertou as autoridades. Durante a investigação, descobriu-se que o jovem tinha balas com várias inscrições, incluindo “Bella Ciao” e “Se leres isto, és gay”.

Trump declarou a sua intenção de comparecer ao funeral de Kirk, que se realizará no Arizona, embora a data e o local sejam atualmente desconhecidos.

Últimas do Mundo

Mais de 50 pessoas morreram devido à passagem do furacão Melissa na região das Caraíbas, principalmente no Haiti e na Jamaica, onde as equipas de resgate esforçam-se por chegar às áreas mais afetadas e isoladas.
O elevado custo de vida e a segurança estão no topo das preocupações de vários jovens portugueses a viver em Nova Iorque, que não poderão votar na eleição para 'mayor', mas que serão afetados pela decisão dos eleitores.
Mais de 527 mil estrangeiros em situação irregular foram expulsos dos EUA desde o início do segundo mandato de Trump, incluindo criminosos perigosos. Entre eles, Bou Khathavong, responsável pelo homicídio de um adolescente em 1994, foi finalmente enviado para o Laos.
O grupo Patriotas pela Europa alerta para a construção da maior mesquita da Europa, a apenas seis quilómetros do Parlamento Europeu, acusando o projeto de visar a imposição da Sharia no continente. O financiamento vem maioritariamente da Turquia e está ligado à organização islamista Millî Görüş.
Inundações provocadas por chuvas recorde no centro do Vietname mataram pelo menos dez pessoas esta semana e deixaram mais de 128 mil casas debaixo de água, anunciaram esta quinta-feira as autoridades vietnamitas.
Os governos de Portugal e Espanha e a Comissão Europeia acordaram um conjunto de ações que vão permitir avançar com a ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid até 2030, com viagem de cinco horas, anunciou hoje o Ministério das Infraestruturas.
As autoridades francesas efetuaram cinco novas detenções, incluindo a de um dos principais suspeitos, no âmbito da investigação do assalto ao Museu do Louvre, em Paris, noticiou hoje a rádio RTL.
A previsão é uma queda de 7% nos preços tanto em 2025 como em 2026, impulsionada pelo fraco crescimento económico global, pelo excedente crescente de petróleo e pela incerteza política, de acordo com o Commodity Markets Outlook, divulgado esta quarta-feira.
Um homem foi detido em Espanha após 11 dias nos cuidados intensivos com queimaduras muito graves sofridas quando tentava roubar cabos com cobre de uma subestação de energia.
Cerca de 86% das empresas sofreram pelo menos um ciberataque no ano passado e quase um terço enfrentou cinco ou mais, de acordo com o '2025 Global Cybersecurity Skills Gap Report' da Fortinet hoje divulgado.