Corpo de Charlie Kirk chega ao Arizona escoltado por forças dos EUA

O caixão do conservador Charlie Kirk, que foi assassinado na quarta-feira num evento universitário no oeste dos Estados Unidos, chegou a Phoenix, no Arizona, onde residia, entre fortes medidas de segurança e homenagens em sua memória.

© LUSA

Depois de chegar na quinta-feira ao Aeroporto Internacional Phoenix-Sky Harbor, o corpo de Kirk foi retirado do Air Force Two, o avião do vice-presidente norte-americano J.D. Vance, por militares fardados.

Vance ajudou a transportar o caixão de Kirk da aeronave para o transporte até à Capela Mortuária Hansen, localizada na zona norte da cidade, onde estiveram elementos da comunidade conservadora e dos políticos locais.

O veículo que transportava o seu caixão foi escoltado por vários veículos e motas das forças de segurança norte-americanas.

Quando o seu corpo chegou à sede da organização de Kirk, a Turning Point USA, localizada no sul de Phoenix, centenas de pessoas reuniram-se para prestar homenagem ao ativista conservador, deixando flores, velas e bandeiras americanas no exterior.

Na Igreja Dream City, onde o ativista participava nos cultos e organizava ocasionalmente comícios políticos, foi dedicado um culto em sua honra.

Uma declaração descreveu-o como “uma voz apaixonada e líder na defesa da fé, da liberdade e da verdade bíblica: uma força orientadora para uma geração que procura clareza num mundo complexo”.

A Universidade Estadual do Arizona está também a planear uma vigília em homenagem a Kirk para a tarde de 15 de setembro.

Kirk, de 31 anos, pai de dois filhos e amplamente conhecido por ter fundado a organização conservadora Turning Point, era um aliado próximo do Presidente dos EUA, Donald Trump, que anunciou que lhe iria atribuir, postumamente, a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta honra civil do país.

O ativista conservador foi baleado no pescoço na quarta-feira, enquanto participava num debate universitário perante centenas de pessoas na Universidade Utah Valley.

O governador do Utah confirmou que Tyler Robinson, de 22 anos, foi detido após um “familiar” ter contactado um “amigo de família”, que, por sua vez, alertou as autoridades. Durante a investigação, descobriu-se que o jovem tinha balas com várias inscrições, incluindo “Bella Ciao” e “Se leres isto, és gay”.

Trump declarou a sua intenção de comparecer ao funeral de Kirk, que se realizará no Arizona, embora a data e o local sejam atualmente desconhecidos.

Últimas do Mundo

Uma celebração judaica transformou-se num cenário de terror na praia de Bondi, em Sydney. Pai e filho abriram fogo sobre centenas de pessoas, provocando pelo menos 15 mortos e mais de 40 feridos.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou hoje que uma em cada dez crianças no mundo vai precisar de ajuda no próximo ano, com o Sudão e Gaza a registarem as piores emergências infantis.
Um avião da companhia aérea britânica Jet2, que voava entre Londres e Fuertventura, nas ilhas Canárias, declarou hoje emergência e aterrou em segurança no Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
A polícia australiana apresentou hoje 59 acusações contra Naveed Akram, de 24 anos, incluindo 15 por homicídio e uma por terrorismo, pelo suposto envolvimento no ataque contra uma celebração judaica ocorrido no domingo numa praia perto de Sydney.
A Comissão Europeia abandonou hoje a meta de ter em 2035 só carros elétricos ou a hidrogénio, fixando-a agora nos 90%, respondendo às preocupações do setor.
A mulher do ex-presidente da Guiné-Bissau foi constituída arguida por suspeita de contrabando e branqueamento, no caso em que um homem próximo de Sissoco Embaló foi detido em Lisboa, confirmou hoje à Lusa fonte ligada à investigação.
O ministro dos Negócios Estrangeiros anunciou no parlamento que o físico português Nuno Loureiro, diretor de um laboratório do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), foi hoje assassinado a tiro em Boston.
Depois de ter perdido a primeira volta, José Antonio Kast protagonizou uma reviravolta eleitoral e foi eleito Presidente do Chile, impondo uma derrota clara à candidata comunista Jeannette Jara no segundo turno das presidenciais.
A liberdade de expressão mundial caiu 10% entre 2012 e 2024, um retrocesso comparável ao ocorrido com a Primeira Guerra Mundial, alertou hoje a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Quinze pessoas morreram e pelo menos 40 ficaram feridas num ataque armado durante uma festa judaica na praia de Bondi, em Sydney, na Austrália, informou na segunda-feira a polícia estadual numa atualização do balanço de vítimas.