Vietname desloca milhares de pessoas antes da chegada do tufão Bualoi

As autoridades do Vietname ordenaram a deslocação de milhares de pessoas antes da chegada, este domingo, do tufão Bualoi, entre sinais de alerta por ventos fortes de até 133 quilómetros por hora e risco de inundações.

© D.R.

“Trata-se de uma tempestade muito rápida, que se move a quase o dobro da velocidade habitual”, alertou hoje o Centro Nacional de Previsão Hidrometeorológica do Vietname, que prevê que o tufão atinja o centro do país asiático durante a tarde, depois de deixar pelo menos 14 mortos ao passar pelas Filipinas na sexta-feira.

Na cidade de Hue, as autoridades esperavam deslocar 9.977 pessoas “concentradas principalmente em comunidades costeiras e lacustres, onde o risco de inundações profundas e isolamento é muito alto”, informou a emissora estatal VTV.

De acordo com a comunicação social vietnamita, outras 1.530 pessoas também estavam a ser deslocadas na província central de Quang Tri.

A chegada do Bualoi provocou ainda o encerramento de quatro aeroportos no centro do país, incluindo os de Dong Hoi e Quang Tri.

As fortes chuvas associadas ao avanço do tufão já afetaram partes do país, especialmente a cidade de Hue, onde, segundo a VTV, uma mulher foi arrastada por uma enchente no sábado e continua desaparecida.

O tufão Bualoi atingiu na sexta-feira a costa oriental das Filipinas, causando pelo menos 14 mortes e obrigando à deslocação de mais de 350.000 pessoas, de acordo com os últimos dados do Conselho para a Gestão de Catástrofes do arquipélago (NDRRMC), antes de atravessar e seguir rumo ao Vietname.

Os tufões são fenómenos recorrentes no Sudeste Asiático, quando as águas quentes do Oceano Pacífico favorecem a formação de ciclones.

No final de agosto último, o tufão Kajiki causou a morte de sete pessoas e 34 feridos, bem como danos em cerca de 10.000 casas e mais de 81.500 hectares de plantações de arroz no Vietname, onde as autoridades da cidade de Hanói deslocarem meio milhão de habitantes.

O país do Sudeste Asiático foi duramente atingido em setembro do ano passado pelo tufão Yagi, que deixou mais de 300 mortos devido às chuvas e deslizamentos de terra e foi o mais poderoso que o Vietname viveu nas últimas três décadas.

Últimas do Mundo

A Comissão Europeia foi alvo de buscas policiais em Bruxelas devido a suspeitas na venda de 23 imóveis ao Estado belga em 2024. A investigação está a cargo do Ministério Público Europeu, que confirmou diligências de recolha de provas.
Dados recentes da agência europeia FRONTEX indicam que, entre 2024 e 2025, mais de 100 mil pessoas entraram ilegalmente em Espanha pelas rotas do Mediterrâneo Ocidental e das Canárias. Cerca de 73% provêm de países sem conflitos armados generalizados.
As perdas seguradas por catástrofes naturais atingiram em 2025 os 127.000 milhões de dólares (cerca de 106.681 milhões de euros), ultrapassando os 100.000 milhões de dólares pagos pelo setor segurador pelo sexto ano consecutivo.
Uma operação policial europeia que incluiu 18 países e foi liderada por Áustria, Portugal e Espanha impediu a entrada em circulação de cerca de 1,2 mil milhões de euros em notas e moedas falsas de várias divisas.
A Comissão Europeia propôs hoje a criação de uma aplicação para reportar casos de cyberbullying e instou os Estados-membros a desenvolverem uma abordagem comum para combater o fenómeno, que atinge uma em seis crianças.
As autoridades francesas lançaram hoje um apelo por testemunhas depois de terem acusado um ex-professor de 79 anos de violação agravada e abuso sexual contra 89 menores em vários países entre 1967 e 2022.
A Comissão Europeia adotou esta segunda-feira, medidas para impedir a destruição de vestuário, roupa, acessórios e calçado não vendidos, visando reduzir os danos ambientais na União Europeia (UE), que rondam 5,6 milhões de toneladas de emissões poluentes por ano.
As autoridades do Brasil e de Espanha desmantelaram uma rede criminosa que traficava cocaína escondida em tampos de mármore de mesas e lavatórios, anunciou hoje a polícia espanhola.
A Comissão Europeia notificou hoje a `gigante` tecnológica Meta de possíveis medidas cautelares para reverter a exclusão de assistentes de inteligência artificial (IA) terceiros do serviço de comunicações WhatsApp, considerando existir um abuso de posição dominante.
Centenas de portugueses estão hoje a convergir para o consulado de Portugal em Paris para votar na segunda volta das presidenciais, com vários a exercerem pela primeira vez o seu direito de voto, prevendo-se uma participação historicamente elevada.