Apagão: Relatório final antecipado para o primeiro trimestre de 2026

O relatório final sobre o apagão elétrico de 28 de abril em Portugal e Espanha será publicado no primeiro trimestre de 2026, vários meses antes da data inicialmente prevista, fixada em 28 de outubro do mesmo ano.

ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

A informação consta do relatório factual hoje divulgado pelo painel de peritos da Rede Europeia de Gestores de Redes de Transporte de Eletricidade (ENTSO-E, na sigla em inglês), que serve de primeiro balanço técnico do incidente.

O documento final incluirá a análise detalhada das causas profundas e recomendações para reforçar a resiliência do sistema elétrico europeu.

O relatório hoje apresentado confirma que o apagão foi desencadeado por uma sucessão de desligamentos súbitos de produção renovável, sobretudo solar e eólica, em várias regiões de Espanha, que retiraram mais de 2,5 gigawatts de capacidade à rede em menos de um minuto. A perda destes geradores reduziu a compensação reativa disponível, provocando um aumento brusco da tensão e levando ao colapso do sistema ibérico.

Às 12:33 (hora de Bruxelas), Portugal e Espanha perderam sincronismo com a rede continental, e os planos automáticos de defesa não conseguiram travar a cascata de falhas. Pouco depois, as interligações com França e Marrocos foram desligadas, isolando a Península Ibérica e culminando na falência total dos sistemas elétricos nacionais.

A reposição da rede iniciou-se de imediato, com arranques de emergência e apoio das interligações. Portugal conseguiu restabelecer o sistema de transporte às 00:22 de 29 de abril, e Espanha concluiu o processo cerca das 04:00 da mesma madrugada.

Últimas do País

Os municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria estão a desenvolver um documento que garanta a isenção das autorizações da A8 e A19, tendo em conta os danos nas vias alternativas.
Militares da Guarda detetaram o jovem, de 19 anos, num terminal multibanco com "um comportamento suspeito". GNR apreendeu 400 euros em numerário.
Cerca de nove mil clientes da E-Redes nas localidades afectadas pela depressão Kristin, que passou pelo continente em 28 de janeiro, continuou pelas 13h00 de hoje sem energia eléctrica, informou a empresa.
As buscas para encontrar o casal de idosos do concelho de Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra, que está desaparecido desde terça-feira, foram retomadas na manhã de hoje com mais meios e o recurso a drones.
O presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, denunciou hoje o furto de 15 peças que fixam as comportas que integram o sistema de drenagem para evitar as inundações na cidade.
Seis distritos do litoral norte e centro de Portugal vão estar na quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de melhorias marítimas, disse hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os Agricultores do Norte registaram 1.695 declarações de prejuízos devidos ao mau tempo, numa estimativa de 25 milhões de euros, das quais 70% têm origem no Douro, segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
A Câmara de Leiria vai manter o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil e a declaração de situação de alerta ativadas, devido à depressão Kristin, que já envolveu quase 10.500 operacionais.
Três habitações ficaram soterradas e 20 pessoas de outras casas próximas foram realojadas devido a um novo deslizamento de terras, na sequência do mau tempo, ocorrido hoje na Costa da Caparica, concelho de Almada, informou a Proteção Civil.
A Câmara de Vila Franca de Xira estima “em cerca de 15 milhões de euros” os prejuízos resultantes das recentes intempéries, que originaram 483 ocorrências e obrigaram à deslocação de mais de 30 moradores, anunciou hoje a autarquia.