MP acusa homem de 19 crimes de abuso sexual de menor na região Oeste

O Ministério Público (MP) acusou um homem, de 53 anos, de 19 crimes de abuso sexual agravados sobre uma menor, neta da sua companheira, factos que decorreram ao longo de três anos na região Oeste.

© LUSA/Tiago Petinga

Segundo a acusação deduzida no final de setembro, e a que a agência Lusa teve hoje acesso, a vítima não só o “tratava por avô”, como também existiam “laços de afeto e de confiança” entre ambos e a criança ficava na casa dos avós para a mãe ir trabalhar e, por diversas vezes, era o homem que a ia buscar à escola.

“Fruto da relação familiar e do convívio que com a mesma mantinha, bem como do facto de ser o arguido quem a transportava da escola para a residência do arguido, local onde permanecia diversas horas aos seus cuidados e do seu agregado familiar, o arguido decidiu tirar proveito desta situação para praticar [com a criança] atos sexuais e, deste modo, satisfazer os seus instintos libidinosos, situação que ocorreu desde os seis aos nove anos” da criança, enquanto esta frequentou o primeiro ciclo do ensino básico, lê-se na acusação.

Num “número indeterminado de vezes”, o arguido terá abusado da criança, pedindo-lhe para “não contar a ninguém”, o que a aquela acatava por “receio que não acreditassem em si e que desestabilizasse a família”.

Em março deste ano, com 9 anos de idade, a criança “começou a autoinfligir golpes no corpo… provocando ferimentos, nomeadamente no seu braço esquerdo” e ” revelou os crimes sofridos em contexto escolar, tendo a escola comunicado imediatamente a situação à Polícia Judiciária”, informou na altura fonte policial.

No final desse mês, o agressor veio a ser detido pela Polícia Judiciária e encontra-se desde essa altura preso preventivamente a aguardar julgamento no Estabelecimento Prisional de Lisboa.

O Ministério Público tem a decorrer prazo para eventual abertura da Instrução, seguindo o caso para julgamento se tal não vier a acontecer.

Últimas do País

Quatro serviços de urgência hospitalares de Ginecologia e Obstetrícia vão estar encerrados no sábado, subindo para cinco no domingo, a maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde.
O INEM começou esta sexta-feira a aplicar um novo sistema de atendimento das chamadas recebidas nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), que prevê cinco níveis de prioridade, à semelhança da triagem usada nos hospitais.
Uma explosão seguida de incêndio que ocorreu na quarta-feira num prédio em Alcântara, em Lisboa, deixou desalojadas um total de oito pessoas, três do imóvel diretamente afetado e cinco do bairro vizinho, revelou hoje a Proteção Civil Municipal.
Oito distritos de Portugal continental estão esta sexta-feira sob aviso amarelo devido à chuva e vento fortes e à agitação marítima, alertou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Quatro homens foram filmados a disparar armas de guerra, em plena noite da passagem de ano, no bairro Alfredo Bensaúde, nos Olivais, em Lisboa. O vídeo, entretanto divulgado nas redes sociais, está a ser analisado pela PSP, que já abriu um inquérito para apurar a origem das armas e identificar os autores dos disparos.
Treze pessoas morreram nas estradas portuguesas e 470 foram detidas por excesso de álcool pela PSP e GNR em seis dias no âmbito das operações que estão a realizar durante o período de ano novo.
A Polícia Marítima realiza hoje buscas por um jovem de 26 anos que alegadamente se encontra desaparecido desde a madrugada de quarta-feira, na Nazaré, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
O vereador da Câmara Municipal do Funchal, Leandro Silva, eleito pelo CDS-PP, pediu hoje a suspensão do mandato, depois de ter atropelado uma pessoa no centro da cidade quando conduzia sob o efeito do álcool.
A Guarda Nacional Republicana deteve hoje de madrugada 151 condutores, a maioria por excesso de álcool, nos principais eixos de acesso às áreas metropolitanas de Lisboa, Porto e Algarve.
A PSP deteve hoje de madrugada 17 pessoas, 12 das quais por excesso de álcool ao volante, em duas operações realizadas em Lisboa e que duraram quatro horas.