MP acusa homem de 19 crimes de abuso sexual de menor na região Oeste

O Ministério Público (MP) acusou um homem, de 53 anos, de 19 crimes de abuso sexual agravados sobre uma menor, neta da sua companheira, factos que decorreram ao longo de três anos na região Oeste.

© LUSA/Tiago Petinga

Segundo a acusação deduzida no final de setembro, e a que a agência Lusa teve hoje acesso, a vítima não só o “tratava por avô”, como também existiam “laços de afeto e de confiança” entre ambos e a criança ficava na casa dos avós para a mãe ir trabalhar e, por diversas vezes, era o homem que a ia buscar à escola.

“Fruto da relação familiar e do convívio que com a mesma mantinha, bem como do facto de ser o arguido quem a transportava da escola para a residência do arguido, local onde permanecia diversas horas aos seus cuidados e do seu agregado familiar, o arguido decidiu tirar proveito desta situação para praticar [com a criança] atos sexuais e, deste modo, satisfazer os seus instintos libidinosos, situação que ocorreu desde os seis aos nove anos” da criança, enquanto esta frequentou o primeiro ciclo do ensino básico, lê-se na acusação.

Num “número indeterminado de vezes”, o arguido terá abusado da criança, pedindo-lhe para “não contar a ninguém”, o que a aquela acatava por “receio que não acreditassem em si e que desestabilizasse a família”.

Em março deste ano, com 9 anos de idade, a criança “começou a autoinfligir golpes no corpo… provocando ferimentos, nomeadamente no seu braço esquerdo” e ” revelou os crimes sofridos em contexto escolar, tendo a escola comunicado imediatamente a situação à Polícia Judiciária”, informou na altura fonte policial.

No final desse mês, o agressor veio a ser detido pela Polícia Judiciária e encontra-se desde essa altura preso preventivamente a aguardar julgamento no Estabelecimento Prisional de Lisboa.

O Ministério Público tem a decorrer prazo para eventual abertura da Instrução, seguindo o caso para julgamento se tal não vier a acontecer.

Últimas do País

Os municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria estão a desenvolver um documento que garanta a isenção das autorizações da A8 e A19, tendo em conta os danos nas vias alternativas.
Militares da Guarda detetaram o jovem, de 19 anos, num terminal multibanco com "um comportamento suspeito". GNR apreendeu 400 euros em numerário.
Cerca de nove mil clientes da E-Redes nas localidades afectadas pela depressão Kristin, que passou pelo continente em 28 de janeiro, continuou pelas 13h00 de hoje sem energia eléctrica, informou a empresa.
As buscas para encontrar o casal de idosos do concelho de Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra, que está desaparecido desde terça-feira, foram retomadas na manhã de hoje com mais meios e o recurso a drones.
O presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, denunciou hoje o furto de 15 peças que fixam as comportas que integram o sistema de drenagem para evitar as inundações na cidade.
Seis distritos do litoral norte e centro de Portugal vão estar na quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de melhorias marítimas, disse hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os Agricultores do Norte registaram 1.695 declarações de prejuízos devidos ao mau tempo, numa estimativa de 25 milhões de euros, das quais 70% têm origem no Douro, segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
A Câmara de Leiria vai manter o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil e a declaração de situação de alerta ativadas, devido à depressão Kristin, que já envolveu quase 10.500 operacionais.
Três habitações ficaram soterradas e 20 pessoas de outras casas próximas foram realojadas devido a um novo deslizamento de terras, na sequência do mau tempo, ocorrido hoje na Costa da Caparica, concelho de Almada, informou a Proteção Civil.
A Câmara de Vila Franca de Xira estima “em cerca de 15 milhões de euros” os prejuízos resultantes das recentes intempéries, que originaram 483 ocorrências e obrigaram à deslocação de mais de 30 moradores, anunciou hoje a autarquia.