Mais de 80 mil novos casos de diabetes registados em 2024

Portugal registou em 2024 quase 81 mil novos casos de diabetes, elevando para mais de 936 mil as pessoas registadas nos centros de saúde com o diagnóstico da doença, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

© D.R.

Os dados constam do relatório de 2025 da DGS sobre o Programa Nacional da Diabetes, divulgado esta quarta-feira, e que indica que os 936.987 diabéticos (tipo 1 e 2) registados nos cuidados de saúde primários (CSP) no final de 2024 representavam 8,9% dos utentes inscritos no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“Confirma-se a tendência de crescimento observada em anos anteriores, tanto no número absoluto de casos, como na proporção percentual da população”, alerta a DGS, que refere que o número de pessoas com o diagnóstico da doença aumentou de cerca de 833 mil em 2020 para os mais de 936 mil em 2024.
“Foram efetuados 80.915 novos registos de diagnóstico de diabetes em 2024 nos CSP”, salienta ainda o documento a que a Lusa teve acesso, alertando que “Portugal mantém uma elevada prevalência” da doença, que “representa há décadas um dos maiores desafios de saúde pública” do país.

Segundo a DGS, a maioria dos utentes com diabetes teve pelo menos uma consulta de enfermagem nos CSP, com “foco crescente” na gestão do regime terapêutico, incluindo a alimentação, atividade física e medicação.

A diabetes gestacional foi detetada em 8,4% das gravidezes cujo parto ocorreu no SNS em 2023, refere o documento, adiantando ainda que a avaliação de risco de diabetes tipo 2 foi realizada em 3,89 milhões de utentes no triénio 2022/2024, correspondendo globalmente a 62% da população alvo.

No final de 2024, encontravam-se em tratamento com sistema de perfusão subcutânea contínua de insulina (bombas de insulina) 4.661 pessoas com diabetes tipo 1, mas já este ano, com a disponibilização destes dispositivos através das farmácias, verificou-se um “crescimento significativo” do acesso a este tipo de tratamento. No final primeiro semestre de 2025, encontravam-se em tratamento 5.537 utentes, dos quais 3.546 com sistemas de administração automática de insulina, refere a DGS.

Os dados da indicam também que, em 2023, verificaram-se mais de 260 mil episódios hospitalares de pessoas com diabetes no SNS e que 33% dos casos de enfarte agudo do miocárdio e 31% dos acidentes vascular cerebral ocorreram em pessoas com a doença.

Segundo o relatório, a despesa total com o consumo de medicamentes antidiabéticos passou dos 493 milhões de euros em 2023 para 616 milhões em 2024.

“Apesar de a diabetes ter representado 2,8% de todas as mortes em 2023, a taxa de mortalidade antes dos 70 anos diminuiu significativamente desde 2019”, salienta também a DGS.

Em 2024, 46% das pessoas com diabetes foram convidadas a realizar o rastreio da retinopatia diabética, mas apenas 29% o realizaram.

Relativamente ao rastreio do pé diabético, foi realizado em 83% dos utentes com diabetes, avança a DGS, que reconhece que a taxa de amputações mantém-se ainda elevada.

A diabetes tipo 2 é responsável por mais de 90% dos casos da doença. A promoção de hábitos alimentares saudáveis, a prática regular de atividade física e o controlo do peso são considerados passos essenciais para inverter a tendência crescente da doença.

Para consolidar a coordenação eficiente entre os diferentes níveis de cuidados de saúde e promover uma maior integração entre cuidados primários, hospitalares e a comunidade, a DGS vai nomear hoje as equipas de coordenação local do Programa Nacional para a Diabetes.

O Programa Nacional para a Diabetes tem sido ajustado ao longo dos anos, tendo em 2012 passado a integrar o conjunto de Programas de Saúde Prioritários da DGS, refletindo o peso crescente da doença na sociedade portuguesa.

Últimas do País

O rio Tejo registou uma subida considerável durante a noite, mantendo-se o alerta vermelho e a vigilância de pessoas e bens, com a chuva persistente a provocar muitos aluimentos de terras, indicou a Proteção Civil do Médio Tejo.
O Ministério Público (MP) e a Polícia Judiciária Militar estão a realizar esta quarta-feira, 11 de fevereiro, buscas em instalações da Força Aérea e da Marinha, no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional de Lisboa.
Mais de um milhão de utentes do SNS aguardavam uma consulta de especialidade e cerca de 264 mil esperavam por uma cirurgia no final de 2025, números que representaram um aumento das listas de espera face a 2024.
Licenciado em Enfermagem e ex-assessor governamental, o novo responsável da EMER 2030 assume funções com estatuto equiparado a direção intermédia.
A taxa de abandono precoce da educação e formação na Madeira aumentou ligeiramente em 2025, fixando-se em 9%, mais 0,4 pontos percentuais do que no ano anterior, anunciou hoje a Direção Regional de Estatística (DREM).
Um total de 39 mil clientes das redes eletrónicas continuou às 08:00 de hoje, sem abastecimento de energia elétrica em Portugal continental, devido a avarias, a maioria deles em zonas afetadas pela depressão, anunciou a empresa.
A chuva persistente das últimas horas está a aumentar o caudal dos rios na região Oeste, levanto a Proteção Civil a apelar à população para se afastar de zonas ribeirinhas devido ao elevado risco de cheias.
A vice-presidente da Câmara de Pombal, Isabel Marto, admitiu hoje que quase todas as casas no município têm danos devido à depressão Kristin, que há 15 dias atingiu gravemente este concelho do distrito de Leiria.
O encargo do SNS com medicamentos para o tratamento das doenças do aparelho circulatório aumentou cerca de 41%, entre 2015 e 2024, passando de 357 milhões de euros para cerca de 505 milhões de euros, revela hoje um relatório.
A proteção civil registou entre as 00h00 de terça-feira e as 06h00 de hoje 1.576 ocorrências, entre inundações, quedas de árvores e revelações, na Área Metropolitana do Porto, Coimbra e Aveiro, sem causar vítimas.