De acordo com a fonte da IP, a situação terá ocorrido cerca das 11:00 devido ao vento forte, mas “a circulação ferroviária não foi afetada”.
“Parte do telhado, que faz parte da estação, mas fica junto àquilo que chamamos de linha 13, soltou-se e caiu sobre viaturas estacionadas na Rua da Bica do Sapato/Calçada de Santa Apolónia”, precisou a fonte.
Contactada pela Lusa, fonte dos Sapadores Bombeiros de Lisboa adiantou que “parte da cobertura do edifício de manutenção da Estação de Santa Apolónia, composta por chapas, soltou-se, caindo na rua, provocando danos em algumas viaturas”.
A mesma fonte dos bombeiros adiantou não haver feridos, não sabendo precisar quantas viaturas foram atingidas.
Segundo a fonte, a rua está interditada ao trânsito e no local encontram-se oito operacionais, apoiados por duas viaturas.
A Proteção Civil pediu na terça-feira à população que adote medidas preventivas face às previsões de chuva, vento e agitação marítima para os próximos dias.
Num aviso à população, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) advertiu que podem ocorrer inundações e deslizamentos de terras, com o agravamento do estado do tempo em Portugal continental, devido à passagem da depressão Cláudia.
Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão sob avisos meteorológicos desde terça-feira, por diferentes motivos – agitação marítima, vento ou precipitação – em distintos períodos entre hoje e sexta-feira.
Catorze distritos vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave, até quinta-feira, devido à chuva forte, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Nos distritos de Viseu, Porto, Guarda, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga, o aviso laranja vai estar em vigor entre as 21:00 de hoje e as 09:00 de quinta-feira, devido à “precipitação, por vezes forte e persistente”.
Faro encontrar-se-á sob aviso laranja entre as 21:00 de hoje e as 15:00 de quinta-feira pelos mesmos motivos, embora entre as 09:00 e as 18:00 de quinta-feira, este aviso esteja em vigor no distrito devido à agitação marítima, com a possibilidade de “ondas de sudoeste com 4 a 5,5 metros, em especial no barlavento”, de acordo com o IPMA.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado, e o amarelo, quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.