Mau tempo: Vento arranca parte do telhado da estação de Santa Apolónia, em Lisboa

Parte do telhado da estação ferroviária de Santa Apolónia, em Lisboa, foi esta manhã arrancada pelo vento, caindo sobre várias viaturas, não havendo danos pessoais nem tenso sido afetada a circulação de comboios, segundo fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

© Infraestruturas de Portugal

De acordo com a fonte da IP, a situação terá ocorrido cerca das 11:00 devido ao vento forte, mas “a circulação ferroviária não foi afetada”.

“Parte do telhado, que faz parte da estação, mas fica junto àquilo que chamamos de linha 13, soltou-se e caiu sobre viaturas estacionadas na Rua da Bica do Sapato/Calçada de Santa Apolónia”, precisou a fonte.

Contactada pela Lusa, fonte dos Sapadores Bombeiros de Lisboa adiantou que “parte da cobertura do edifício de manutenção da Estação de Santa Apolónia, composta por chapas, soltou-se, caindo na rua, provocando danos em algumas viaturas”.

A mesma fonte dos bombeiros adiantou não haver feridos, não sabendo precisar quantas viaturas foram atingidas.

Segundo a fonte, a rua está interditada ao trânsito e no local encontram-se oito operacionais, apoiados por duas viaturas.

A Proteção Civil pediu na terça-feira à população que adote medidas preventivas face às previsões de chuva, vento e agitação marítima para os próximos dias.

Num aviso à população, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) advertiu que podem ocorrer inundações e deslizamentos de terras, com o agravamento do estado do tempo em Portugal continental, devido à passagem da depressão Cláudia.

Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão sob avisos meteorológicos desde terça-feira, por diferentes motivos – agitação marítima, vento ou precipitação – em distintos períodos entre hoje e sexta-feira.

Catorze distritos vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave, até quinta-feira, devido à chuva forte, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Nos distritos de Viseu, Porto, Guarda, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga, o aviso laranja vai estar em vigor entre as 21:00 de hoje e as 09:00 de quinta-feira, devido à “precipitação, por vezes forte e persistente”.

Faro encontrar-se-á sob aviso laranja entre as 21:00 de hoje e as 15:00 de quinta-feira pelos mesmos motivos, embora entre as 09:00 e as 18:00 de quinta-feira, este aviso esteja em vigor no distrito devido à agitação marítima, com a possibilidade de “ondas de sudoeste com 4 a 5,5 metros, em especial no barlavento”, de acordo com o IPMA.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado, e o amarelo, quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Últimas do País

O risco de disseminação da gripe das aves é, neste momento, elevado, avisou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), que determinou o confinamento em zonas de alto risco, numa altura em que Portugal contabiliza 31 focos de infeção.
A PSP lançou esta quarta-feira uma megaoperação nos bairros Dr. Nuno Pinheiro Torres e Pasteleira, no Porto, três dias depois de um agente ter sido agredido e de moradores terem impedido a detenção do agressor. O dispositivo mobiliza dezenas de polícias de várias unidades e vai manter-se “por tempo indeterminado”.
A Provedoria de Justiça defendeu hoje uma revisão dos procedimentos de candidatura ao programa que apoia intervenções em habitações para melhorar a eficiência energética, pedindo que sejam mais claros e as plataformas usadas mais acessíveis.
O secretário-geral da Fesap afirmou hoje que o Governo admitiu aumentar o subsídio de refeição já em 2026, mas não detalhou o valor concreto, após uma reunião com a secretária de Estado da Administração Pública.
O procurador-geral da República (PGR) desconhecia até terça-feira a inexistência no Tribunal da Relação de Lisboa de recursos pendentes na Operação Influencer, continuando a investigação sem acesso a 'e-mails', esclareceu hoje a Procuradoria-Geral da República.
Parte do telhado da estação ferroviária de Santa Apolónia, em Lisboa, foi esta manhã arrancada pelo vento, caindo sobre várias viaturas, não havendo danos pessoais nem tenso sido afetada a circulação de comboios, segundo fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).
As portagens das autoestradas deverão aumentar 2,29% em 2026, tendo por base o valor da inflação homóloga sem habitação no continente de outubro divulgado hoje pelo INE, acrescido dos 0,1% de compensação às concessionárias.
Portugal registou em 2024 quase 81 mil novos casos de diabetes, elevando para mais de 936 mil as pessoas registadas nos centros de saúde com o diagnóstico da doença, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A maioria dos portugueses admite não saber exatamente onde se dirigir em caso de necessidade médica, segundo um inquérito hoje divulgado, que revela ainda que metade dos inquiridos tem dificuldades em obter respostas quando contacta o SNS.
Mais de um terço dos portugueses (35,4%) tem dupla cobertura de saúde, com acesso simultâneo ao SNS e a um seguro ou subsistema, valor três vezes superior à média europeia (10,4%) revela um relatório divulgado hoje.