Congresso marca ponto de viragem com LBP a exigir dignificação dos bombeiros

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), António Nunes, afirmou hoje que o Congresso, que decorre em Alcobaça, deve ser um ponto de viragem para o setor, que exige a valorização das carreiras e a dignificação das associações.

© facebook da Liga de Bombeiros

“A missão dos bombeiros portugueses é demasiado nobre para ser refém de constrangimentos ou da indiferença”, afirmou António Nunes no discurso inaugural do 45.º Congresso Nacional da LPB.

António Nunes desafiou o setor a lutar: “Pela modernização dos nossos equipamentos, pela valorização das carreiras dos nossos bombeiros, pela dignificação das nossas associações humanitárias e do voluntariado que lhes dá consistência”.

No encontro, inaugurado hoje pelo primeiro-ministro, Luis Montenegro, em Alcobaça, distrito de Leiria, o presidente da Liga sublinhou que “a missão dos bombeiros portugueses é demasiado nobre para ser refém de constrangimentos, da burocracia ou da indiferença”, defendendo que “este congresso deve ter a ambição e o desígnio de ser um ponto de viragem”.

No entender de António Nunes os bombeiros portugueses não podem continuar a aceitar que lhes sejam apresentados “diagnósticos sucessivos, sem apontar soluções claras e consensuais”, considerando ser a hora de “exigir ação”.

“Não temos mais tempo para a complacência”, disse, instando os cerca de 700 congressistas presentes a “lutar pela justiça, pela dignidade e pelo reconhecimento” que considerou devido aos bombeiros, setor cujo esforço não aceita que continue “subvalorizado” e que não pode conformar-se “com apoios insuficientes, promessas adiadas e reconhecimentos que nunca chegam”.

Considerando que a indignação dos bombeiros portugueses “é legítima e oportuna”, o presidente da LBP deixou claro que estes operacionais “estão muito preocupados, descrentes, e que precisam de voltar a ter motivos para acreditar” na concretização de um vasto conjunto de medidas que garantam a sobrevivência do setor.

A LBP reivindica medidas relativas ao financiamento das corporações, carreiras e apoios ao voluntariado, temas em destaque nas 16 moções que serão discutidas ao longo dos dois dias de congresso, que reúne elementos do comando e direção das associações humanitárias de todo o país.

Apelidado hoje como “o congresso da afirmação”, no encontro poderão ser decididas ações de protesto, que podem passar por manifestações de rua junto dos órgãos de soberania ou a deposição de capacetes na escadaria da Assembleia da República e um bloqueio em que durante alguns minutos os bombeiros não saem do quartel para ocorrências.

Fazem parte da Liga as 436 associações humanitárias de bombeiros existentes no país.

Últimas do País

A vacina da gripe destinada a idosos a partir dos 85 anos está em falta em várias Unidades Locais de Saúde (ULS) do país, tendo sido dadas indicações para que estas cedam doses entre si, confirmou hoje a DE-SNS.
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), António Nunes, afirmou hoje que o Congresso, que decorre em Alcobaça, deve ser um ponto de viragem para o setor, que exige a valorização das carreiras e a dignificação das associações.
A Associação de Proteção Civil APROSOC responsabilizou hoje a Câmara do Seixal e a freguesia de Fernão Ferro pela morte de dois idosos, na quinta-feira, nas cheias no concelho, defendendo que devem ser julgadas "por omissões grosseiras".
Um homem e uma mulher com mandados de detenção internacional, emitidos pelo Brasil, por crimes de associação criminosa, corrupção e branqueamento de capitais, foram detidos em Lisboa, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Portugal continental registou 198 ocorrências entre as 00:00 e as 08:00 de hoje, devido ao mau tempo, sobretudo na área metropolitana do Porto, com o número de incidentes a diminuir devido à gradual melhoria do tempo.
O Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) da Madeira voltou hoje a recomendar a adoção de medidas preventivas devido à passagem da depressão Cláudia no arquipélago, prevendo-se um agravamento das condições meteorológicas até domingo.
A Polícia Judiciária (PJ) apresentou esta sexta-feira, em Coimbra, uma nova campanha de sensibilização para os riscos no ambiente digital, revelando que 11,5% dos jovens que participaram em sessões de prevenção afirmam ter sido vítimas de cibercrime.
As exportações de vinho português atingiram 696,1 milhões de euros no terceiro trimestre, mantendo-se estáveis face ao mesmo período do ano passado, segundo dados da ViniPortugal hoje divulgados.
O antigo Hotel Nave, no Porto, permanece abandonado e tem vindo a ser ocupado de forma irregular por imigrantes que procuram um local para passar a noite. O edifício, que funcionou durante cerca de 60 anos como unidade hoteleira, encontra-se entaipado, degradado e sem condições de segurança.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 29 anos por, alegadamente, ter tentado matar outro com uma arma em julho, em Matosinhos, no distrito do Porto, anunciou hoje esta força policial.