Congresso marca ponto de viragem com LBP a exigir dignificação dos bombeiros

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), António Nunes, afirmou hoje que o Congresso, que decorre em Alcobaça, deve ser um ponto de viragem para o setor, que exige a valorização das carreiras e a dignificação das associações.

© facebook da Liga de Bombeiros

“A missão dos bombeiros portugueses é demasiado nobre para ser refém de constrangimentos ou da indiferença”, afirmou António Nunes no discurso inaugural do 45.º Congresso Nacional da LPB.

António Nunes desafiou o setor a lutar: “Pela modernização dos nossos equipamentos, pela valorização das carreiras dos nossos bombeiros, pela dignificação das nossas associações humanitárias e do voluntariado que lhes dá consistência”.

No encontro, inaugurado hoje pelo primeiro-ministro, Luis Montenegro, em Alcobaça, distrito de Leiria, o presidente da Liga sublinhou que “a missão dos bombeiros portugueses é demasiado nobre para ser refém de constrangimentos, da burocracia ou da indiferença”, defendendo que “este congresso deve ter a ambição e o desígnio de ser um ponto de viragem”.

No entender de António Nunes os bombeiros portugueses não podem continuar a aceitar que lhes sejam apresentados “diagnósticos sucessivos, sem apontar soluções claras e consensuais”, considerando ser a hora de “exigir ação”.

“Não temos mais tempo para a complacência”, disse, instando os cerca de 700 congressistas presentes a “lutar pela justiça, pela dignidade e pelo reconhecimento” que considerou devido aos bombeiros, setor cujo esforço não aceita que continue “subvalorizado” e que não pode conformar-se “com apoios insuficientes, promessas adiadas e reconhecimentos que nunca chegam”.

Considerando que a indignação dos bombeiros portugueses “é legítima e oportuna”, o presidente da LBP deixou claro que estes operacionais “estão muito preocupados, descrentes, e que precisam de voltar a ter motivos para acreditar” na concretização de um vasto conjunto de medidas que garantam a sobrevivência do setor.

A LBP reivindica medidas relativas ao financiamento das corporações, carreiras e apoios ao voluntariado, temas em destaque nas 16 moções que serão discutidas ao longo dos dois dias de congresso, que reúne elementos do comando e direção das associações humanitárias de todo o país.

Apelidado hoje como “o congresso da afirmação”, no encontro poderão ser decididas ações de protesto, que podem passar por manifestações de rua junto dos órgãos de soberania ou a deposição de capacetes na escadaria da Assembleia da República e um bloqueio em que durante alguns minutos os bombeiros não saem do quartel para ocorrências.

Fazem parte da Liga as 436 associações humanitárias de bombeiros existentes no país.

Últimas do País

Mais de 200 estradas estão hoje cortadas ao trânsito no país devido ao mau tempo, entre autoestradas, estradas nacionais, municipais e itinerários complementares, sendo Coimbra o distrito com mais vias interditas à circulação, segundo a GNR.
Três serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vão estar encerrados no sábado e dois no domingo, na região Centro e em Setúbal, segundo as escalas publicadas no Portal do SNS.
As apreensões de botijas de óxido nitroso, substância psicoativa conhecida como "gás do riso", aumentaram quase 15 vezes entre 2023 e 2025, passando de 175 para 2.615, revelam dados hoje divulgados pela GNR à agência Lusa.
Um homem foi acusado pela prática de quatro crimes de terrorismo, sendo dois por incitamento e outros dois por glorificação deste tipo de práticas, informou hoje o Ministério Público (MP).
A idade mediana na União Europeia (UE) subiu 2,1 anos desde 2015 ao fixar-se em 44,9 anos em 2025, sendo Portugal um dos países mais envelhecidos do espaço comunitário, divulgou hoje o Eurostat.
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra ativou hoje o Plano de Emergência Interno (PEI) e acionou o Gabinete de Crise para acompanhar a situação do mau tempo na região de Coimbra.
Um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades do Reino Unido por suspeitas de abuso sexual da enteada menor, foi detido esta quinta-feira no concelho de Viseu.
O Hospital Pediátrico de Coimbra está sem qualquer professor para ensinar as crianças internadas, admitiu hoje a Unidade Local de Saúde, uma situação que a associação Acreditar considera um recuo nos direitos das crianças com cancro.
O número de clientes da E-Redes sem abastecimento de energia elétrica no continente voltou a subir, sendo hoje de 45 mil, devido ao surgimento de novas avarias e inundações, a maioria nas zonas de maior impacto da depressão Kristin.
Os comboios de longo curso na Linha ferroviária do Norte entre o Porto e Lisboa foram suspensos por razões de segurança devido ao agravamento do estado do tempo e sem previsão de retoma, segundo a CP.