TAP: Ventura acusa Governo de mentir todos os dias sobre despedimentos

© Folha Nacional

O presidente do CHEGA acusou hoje o Governo de mentir “todos os dias” de forma persistente relativamente à demissão da presidente-executiva da TAP, considerando que serão os contribuintes a pagar pela forma como o processo foi conduzido.

“Cada dia que passa, cada hora que passa, António Costa tem de vir dar explicações ao país. Esta mentira persistente em relação à TAP tem de acabar. Os ministros não podem mentir todos os dias no parlamento, e agora acabámos de saber que Fernando Medina mentiu quando disse que estava blindado juridicamente para despedir a CEO da TAP”, afirmou André Ventura aos jornalistas, na Ovibeja.

Segundo o líder do CHEGA, “com toda a probabilidade serão os contribuintes a pagar o desleixo e a impreparação do Governo”, já que os próprios serviços jurídicos centrais do Estado “alertaram a tutela para a fragilidade jurídica” da argumentação que esteve na base da demissão da presidente-executiva da TAP.

“António Costa não se pode esconder muito mais tempo, com a ideia que temos de esperar e que a comissão há de apurar o que há de apurar. A cada dia que passa, sabemos de novas inconsistências e novas mentiras”, insistiu, sublinhando que o Governo quis dar “um passo maior do que a perna”.

André Ventura considera que a troca de correspondência que agora foi tornada pública “não deixa margem para dúvidas” de que não só “não existia solidez jurídica, nem parecer, nem documentação jurídica, como ao mesmo tempo havia divergências entre a própria tutela” sobre os atos a tomar em relação aos presidentes da administração e executiva da TAP.

“A documentação hoje disponibilizada diz precisamente o contrário, que o Governo não estava preparado juridicamente para esse despedimento e quis fazer um número político, e, com toda a probabilidade, infelizmente, vamos acabar a pagar ou indemnizações, ou a ser penalizado, o Estado português, por este despedimento”, concluiu.

Durante a sua visita à Ovibeja, André Ventura foi constantemente requisitado para tirar ‘selfies’, sobretudo por jovens, havendo até quem lhe tivesse pedido para dar autógrafos.

A 39.ª edição da Ovibeja vai decorrer, entre quinta-feira e segunda-feira, no Parque de Feiras e Exposições de Beja – Manuel Castro e Brito, contando este ano com mais de 1.000 expositores.

Últimas de Economia

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai pedir um reforço em 250 milhões de euros da garantia pública a que pode aceder para crédito à habitação para jovens, disse hoje o presidente executivo em conferência de imprensa.
O índice de preços dos óleos vegetais da FAO foi o único a registar um aumento em outubro, contrariando a tendência de descida generalizada nos mercados internacionais de bens alimentares. O indicador subiu 0,9% face a setembro, atingindo o nível mais elevado desde julho de 2022, segundo o relatório mensal divulgado pela organização.
Apesar de o número total de empresas criadas em Portugal até setembro ter aumentado 3,7% face ao mesmo período de 2024, mais 1.636 novas constituições, atingindo o valor mais elevado dos últimos 20 anos, os dados do Barómetro da Informa D&B revelam sinais de desaceleração em vários setores e regiões do país.
Os custos de construção de habitação nova aumentaram 4,8% em setembro, face ao mesmo mês de 2024, com a mão-de-obra a subir 8,8% e os materiais 1,4%, segundo dados do INE hoje divulgados.
A ministra do Trabalho afirmou hoje, no parlamento, que as pensões mais baixas deverão ter um aumento de 2,79% em 2026 e que a atribuição de um suplemento extraordinário dependerá da folga orçamental.
A EDP prevê investir cerca de 2,5 mil milhões de euros em Portugal no período 2026-2028, dos quais 1.700 milhões em redes de eletricidade, anunciou hoje o presidente executivo do grupo, Miguel Stilwell d’Andrade.
O Banco da Inglaterra decidiu hoje manter as taxas diretoras em 4%, o nível mais baixo em mais de dois anos, ao avaliar que as pressões inflacionistas persistem na economia britânica.
A presidente do Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou hoje que a perceção de risco da República francesa pode vir a contagiar uma economia como a portuguesa, pelo que não se deve estar "relaxado" face à situação orçamental.
A Comissão Europeia anunciou hoje ter aberto uma investigação a um possível conluio, violando as regras europeias, entre a Deutsche Börse, grupo alemão que opera a Bolsa de Valores de Frankfurt, e a norte-americana Nasdaq.
A Air France-KLM vai formalizar a manifestação de interesse na compra da TAP nas próximas semanas, até ao final de novembro, confirmou hoje o presidente executivo (CEO) da companhia Benjamin Smith.