Greve na saúde atinge 100% nalguns hospitais, média nacional ronda os 95%

© D.R.

A adesão à greve dos auxiliares de ação médica e assistentes técnicos atingiu hoje os 100% nalguns hospitais do país, como é o caso de Tondela, e a média nacional rondou os 95%, segundo os sindicatos.

Elisabete Gonçalves, da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTPS), explicou à Lusa que nas consultas de Ortopedia e outros exames no Hospital Santa Maria, em Lisboa, e nas consultas no Hospital de S. José, a adesão foi também total.

Sublinhando o grande impacto nos serviços, a responsável explicou, contudo, que nalguns locais a adesão elevada “não é tão notada” pois os serviços mínimos estão a ser assegurados.

“Não se nota em determinados locais porque têm de ser assegurados os serviços mínimos, mas a adesão dos trabalhadores é bastante elevada”, afirmou a responsável, frisando: “algumas consultas estão encerradas, mas acabam por ser efetivadas por causa da questão dos serviços mínimos”.

Ao início da manhã, o coordenador da FNSTPS, Sebastião Santana, tinha dito que eram esperadas perturbações nas consultas externas, internamentos e até em cirurgias.

Questionada pela Lusa, Elisabete Gonçalves explicou que a informação recolhida pela federação indica que várias cirurgias programadas vão ser adiadas por causa da greve.

Sobre a distribuição geográfica da adesão à greve, disse que no Norte rondou os 85% a 90% e, no Sul, registaram-se valores “mais elevados”, assim como na região Centro.

“De qualquer maneira, a nível nacional, o balanço é muito positivo e podemos dizer que anda à volta dos 90% a 95% por cento, considerando uma média nacional”, acrescentou.

A criação da carreira de técnico auxiliar de saúde, a valorização da carreira de assistente técnico, a aplicação das 35 horas semanais de trabalho a todos os trabalhadores da saúde e a admissão dos efetivos necessários ao Serviço Nacional de Saúde são algumas das reivindicações desta greve, que arrancou às 00:00 e se prolonga por todo o dia de hoje.

Últimas do País

O Governo criou o Programa Nacional de Prevenção e Gestão da Obesidade, que prevê equipas multidisciplinares nas unidades locais de saúde para reforçar a prevenção e o tratamento integrado da doença, segundo um despacho hoje publicado.
O fornecimento de energia elétrica já foi reposto na totalidade, depois de o mau tempo ter chegado a deixar cerca de 37 mil clientes sem luz, disse à Lusa fonte da E-Redes, a operadora da rede de distribuição elétrica.
A segunda edição do programa cheque-livro vai arrancar em janeiro e o valor subirá de 20 para 30 euros, revelou hoje a ministra da Cultura, Margarida Balseiro Lopes, no parlamento.
Uma mulher de 38 anos foi morta à facada no Porto, esta quinta-feira de manhã, em frente à Escola Básica da Corujeira, na Praça da Corujeira, no Porto.
A gripe das aves voltou a ser confirmada nos distritos de Aveiro e Santarém, em aves em cativeiro, subindo para 31 os focos detetados este ano, anunciou a Direção-Geral de Alimentação e veterinária (DGAV).
Os trabalhadores dos bares dos comboios de longo curso da CP - Comboios de Portugal decidiram avançar com uma greve e vigília permanente, a partir desta quinta-feira e por tempo indeterminado, para exigir o cumprimento do acordo de empresa.
Os incêndios e a seca no verão provocaram quebras superiores a 75% na produção da castanha martaínha, com prejuízos de milhões de euros, disse à agência Lusa o presidente da Cooperativa Agrícola de Penela da Beira.
O Metropolitano de Lisboa esclareceu hoje que a investigação de Bruxelas para averiguar uma vantagem indevida no concurso da Linha Violeta diz respeito a uma proposta e não ao processo que a empresa lançou.
Os dez distritos costeiros de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja devido à agitação marítima, alertou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Investigadores portugueses estão a testar a forma de bloquear o vírus da gripe A antes de provocar a infeção, o que pode abrir caminho a novos antivirais para vários vírus contra os quais ainda não existem vacinas.