Município de Oeiras preparado para alojar 30 mil jovens durante JMJ

© Folha Nacional

O município de Oeiras vai alojar 30 mil jovens durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), anunciou hoje a autarquia, que prevê um investimento global no evento de dois milhões de euros.

Em comunicado hoje divulgado, a Câmara Municipal de Oeiras, liderada pelo independente Isaltino Morais, refere que está “fortemente empenhada em proporcionar uma estadia segura e confortável a todos quantos visitem o concelho durante” o período da JMJ.

Entre 31 de julho e 6 de agosto, os jovens vão ficar alojados maioritariamente em escolas, coletividades e instalações desportivas, sendo que, de acordo com a autarquia, “aproximadamente 2 mil ficarão em famílias de acolhimento”.

Já nas instalações da Bataria da Lage, em Oeiras, vão ficar acampados cerca de mil escoteiros, voluntários do evento.

A autarquia prevê, no âmbito da JMJ, um investimento global de cerca de dois milhões de euros.

O Passeio Marítimo de Algés será também palco de grandes eventos associados ao município de Oeiras, nomeadamente o Encontro das Nações – França, em 01 de agosto (40 mil participantes), o Encontro das Nações – Itália, em 2 de agosto (50 mil participantes), o encontro entre o Papa Francisco e os voluntários, em 6 de agosto (30 mil participantes) e em 7 de agosto o Encontro Caminho Neocatecumenal (70 a 80 mil participantes).

De acordo com a nota da autarquia do distrito de Lisboa, além das ações de caráter religioso (eucaristia e testemunhos vocacionais), estes eventos englobam também concertos e espetáculos artísticos integrados no Festival da Juventude.

Em relação à mobilidade no concelho, a autarquia fez um levantamento e mapeamento dos principais locais de deslocação dos peregrinos e potenciais locais de estacionamento de autocarros, estando a ser elaborada uma “planta geral” que identifica os principais eixos viários, as estações de comboio, paragens de autocarro e terminais rodoviários, locais de alojamento dos peregrinos e acessos pedonais recomendados.

De forma a garantir a segurança e saúde pública, estão a ser realizadas visitas técnicas, com elementos da Proteção Civil de Oeiras, da Administração Regional de Saúde, da câmara municipal e das paróquias e comités organizadores paroquiais, a todas instalações que irão acolher mais de 100 peregrinos.

Também foram identificadas bolsas de estacionamento para autocarros “que permitirão dar uma resposta célere às necessidades” que venham a ser identificadas durante a JMJ.

De acordo com a autarquia, em articulação com a PSP de Oeiras, já foi também estabelecido e testado o plano de mobilidade/segurança relativa aos eventos que irão decorrer no Passeio Marítimo de Algés, com particular enfoque no evento de dia 6 de agosto.

Considerada o maior acontecimento da Igreja Católica, a JMJ vai realizar-se este ano em Lisboa, entre 1 e 6 de agosto, sendo esperadas cerca de 1,5 milhões de pessoas.

Últimas do País

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu cerca de 25 quilos de cocaína "com elevado grau de pureza" no porto de Leixões, em Matosinhos, distrito do Porto, em contentores refrigerados provenientes do Uruguai, foi hoje anunciado.
A Universidade de Coimbra (UC) recebeu mais de dois mil alunos em mobilidade académica no ano letivo de 2024/2025, maioritariamente provenientes de Itália, Espanha e Brasil, revelou hoje o vice-reitor João Nuno Calvão da Silva.
A Fenprof enviou hoje uma carta aberta ao ministro acusando-o de desvalorizar o direito à manifestação, numa escola perante alunos “a quem deveria ser transmitido o valor da democracia e dos direitos que a sustentam”.
O número de jovens que saiu de uma casa de acolhimento para um estabelecimento prisional duplicou entre 2023 e 2024, com seis casos, revela o relatório de Caracterização Anual da Situação de Acolhimento das Crianças e Jovens (CASA) 2024.
O ex-fuzileiro Cláudio Coimbra, condenado por matar um PSP à porta de uma discoteca em Lisboa em 2022, foi hoje absolvido da acusação de tentar agredir um GNR também na noite lisboeta.
A GNR está a realizar hoje uma operação de fiscalização dirigida a trabalhadores agrícolas e ao seu transporte no concelho de Odemira, distrito de Beja, revelou fonte da força de segurança.
O número de inquéritos abertos pelo Ministério Público (MP) por suspeitas de criminalidade económico-financeira aumentou 69,6% entre 2023 e 2024, enquanto os inquéritos por cibercrime e violência conjugal diminuíram.
Um homem morreu hoje, após ter sido baleado no pescoço, em Rio Tinto, no concelho de Gondomar, revelaram à Lusa fontes da PSP e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje 64 suspeitos de pertencerem a um grupo transnacional organizado que terá conseguido ganhos de cerca de 14 milhões de euros através da prática de ‘phishing’.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia hoje uma operação de fiscalização com especial enfoque nas fronteiras terrestres e junto dos operadores vitivinícolas para reprimir a entrada e circulação irregular de vinho no mercado português.