Município de Oeiras preparado para alojar 30 mil jovens durante JMJ

© Folha Nacional

O município de Oeiras vai alojar 30 mil jovens durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), anunciou hoje a autarquia, que prevê um investimento global no evento de dois milhões de euros.

Em comunicado hoje divulgado, a Câmara Municipal de Oeiras, liderada pelo independente Isaltino Morais, refere que está “fortemente empenhada em proporcionar uma estadia segura e confortável a todos quantos visitem o concelho durante” o período da JMJ.

Entre 31 de julho e 6 de agosto, os jovens vão ficar alojados maioritariamente em escolas, coletividades e instalações desportivas, sendo que, de acordo com a autarquia, “aproximadamente 2 mil ficarão em famílias de acolhimento”.

Já nas instalações da Bataria da Lage, em Oeiras, vão ficar acampados cerca de mil escoteiros, voluntários do evento.

A autarquia prevê, no âmbito da JMJ, um investimento global de cerca de dois milhões de euros.

O Passeio Marítimo de Algés será também palco de grandes eventos associados ao município de Oeiras, nomeadamente o Encontro das Nações – França, em 01 de agosto (40 mil participantes), o Encontro das Nações – Itália, em 2 de agosto (50 mil participantes), o encontro entre o Papa Francisco e os voluntários, em 6 de agosto (30 mil participantes) e em 7 de agosto o Encontro Caminho Neocatecumenal (70 a 80 mil participantes).

De acordo com a nota da autarquia do distrito de Lisboa, além das ações de caráter religioso (eucaristia e testemunhos vocacionais), estes eventos englobam também concertos e espetáculos artísticos integrados no Festival da Juventude.

Em relação à mobilidade no concelho, a autarquia fez um levantamento e mapeamento dos principais locais de deslocação dos peregrinos e potenciais locais de estacionamento de autocarros, estando a ser elaborada uma “planta geral” que identifica os principais eixos viários, as estações de comboio, paragens de autocarro e terminais rodoviários, locais de alojamento dos peregrinos e acessos pedonais recomendados.

De forma a garantir a segurança e saúde pública, estão a ser realizadas visitas técnicas, com elementos da Proteção Civil de Oeiras, da Administração Regional de Saúde, da câmara municipal e das paróquias e comités organizadores paroquiais, a todas instalações que irão acolher mais de 100 peregrinos.

Também foram identificadas bolsas de estacionamento para autocarros “que permitirão dar uma resposta célere às necessidades” que venham a ser identificadas durante a JMJ.

De acordo com a autarquia, em articulação com a PSP de Oeiras, já foi também estabelecido e testado o plano de mobilidade/segurança relativa aos eventos que irão decorrer no Passeio Marítimo de Algés, com particular enfoque no evento de dia 6 de agosto.

Considerada o maior acontecimento da Igreja Católica, a JMJ vai realizar-se este ano em Lisboa, entre 1 e 6 de agosto, sendo esperadas cerca de 1,5 milhões de pessoas.

Últimas do País

A GNR esclareceu hoje que o aeroporto de Lisboa vai ser reforçado com 24 militares com formação de guarda de fronteira a partir da próxima terça-feira.
Dez Conselhos de Administração de Unidades Locais de Saúde (ULS) terminam hoje os mandatos, entre os quais a ULS de São José, em Lisboa, indicou à Lusa a direção executiva do SNS.
O orçamento da Lei de Programação Militar (LPL) foi reforçado em 221 milhões de euros em 2025, cinco vezes acima da dotação inicial, reflexo do investimento associado ao objetivo dos 2% do PIB em defesa, anunciou hoje o Exército.
A ASAE apreendeu 21 carcaças de animais e instaurou cinco processos-crime por abate clandestino durante uma operação realizada nos últimos dias em Leiria, Viana do Castelo, Braga, Porto e Porto de Mós, indicou hoje aquele organismo.
O aeroporto de Lisboa vai ser reforçado com 10 militares da GNR que começam a trabalhar no sábado, depois de receberam “uma ligeira formação” na sexta-feira, revelou hoje à Lusa fonte policial.
O Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, tem atualmente o mais longo tempo de espera para doentes urgentes, com três horas, enquanto o Hospital Amadora-Sintra conseguiu reduzir para cerca de duas horas, segundo informação do Serviço Nacional de Saúde.
A Linha SNS 24 atendeu mais de 5,7 milhões de chamadas, em 2025, e agendou mais de um milhão de consultas nos cuidados de saúde primários, o que corresponde a cerca de 2.800 consultas diárias, foi hoje divulgado.
Nove pessoas morreram nas estradas portuguesas e 215 foram detidas por excesso de álcool nos primeiros quatro dias da operação que a PSP e a GNR realizaram durante o período de ano novo.
Os ministérios da Saúde e das Finanças autorizaram um novo reforço de verbas para as Unidades Locais de Saúde e IPO, no valor de 600 milhões de euros, destinado à regularização de dívidas em atraso, foi hoje anunciado.
As viagens na A1 entre Lisboa e o Porto irão aumentar 45 cêntimos, para 25,05 euros, subindo ainda 50 cêntimos na A2 entre Lisboa e Algarve, para 23,80 euros, a partir de 01 de janeiro, segundo comunicado da Brisa.