Mau tempo provoca 56 ocorrências na ilha açoriana de São Miguel

© D.R.

Cinquenta e seis ocorrências, como inundações, foram registadas entre a noite de domingo e hoje nos concelhos de Ponta Delgada e Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, na sequência de chuvas fortes, anunciou hoje a Proteção Civil.

De acordo com o comunicado enviado à comunicação social pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), foram registadas 45 ocorrências nas freguesias das Capelas, Fenais da Luz, Ginetes, Mosteiros, Remédios, Santo António, São Vicente Ferreira e Sete Cidades, no município de Ponta Delgada, a par de 11 no concelho da Ribeira Grande.

“As situações reportadas estão relacionadas com inundações em habitações, inundações de vias, obstrução de vias com detritos, transbordo de ribeiras e danos em viaturas. Na freguesia dos Ginetes, uma família foi realojada em casa de familiares, na sequência da sua habitação ter ficado danificada”, informa o SRPCBA.

Segundo a mesma fonte, “não há danos pessoais a registar, até ao momento”, sendo que nos diferentes locais têm estado os bombeiros, a Direção Regional das Obras Públicas, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Ponta Delgada e a Polícia de Segurança Pública, sob a coordenação do SRPCBA.

O agravamento do estado do tempo ocorreu devido à passagem de uma ondulação frontal pelo arquipélago dos Açores.

A previsão de chuva por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, motivou a emissão, pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, de um aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) para o grupo Oriental (a que pertence a ilha de São Miguel) durante a noite passada.

Últimas do País

Os serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia encontram-se hoje encerrados nos hospitais de Portimão, do Barreiro e de Abrantes, de acordo com a informação divulgada no portal do Serviço Nacional de Saúde às 08h30.
Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentam hoje tempos de espera de quase 12 horas para a primeira observação nas urgências gerais, segundo dados do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A covid-19 e o recenseamento automático dos portugueses no estrangeiro desenvolvem para aumentar a taxa de abstenção nas eleições presidenciais, com 60,76% dos candidatos a não votarem em 2021, ano da reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa.
Os sindicatos representativos dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, desconvocaram a greve marcada para 31 de dezembro e 01 de janeiro, após assinatura de acordos com os acionistas da empresa, validados pelo Governo.
As livrarias portuguesas já se podem candidatar à segunda edição do cheque-livro e os jovens nascidos em 2007 ou 2008 poderão levantar o seu ‘voucher’ de 30 euros a partir de 02 de janeiro, anunciou hoje o governo.
Cinco urgências hospitalares de Ginecologia e Obstetrícia serão encerradas no sábado, enquanto no domingo fecham quatro destes serviços e um de Pediatria, segundo dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por conduzirem com níveis de álcool no sangue considerados crime nos primeiros oito dias das operações Natal e Ano Novo da GNR e PSP, anunciaram as corporações.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve ontem em Lisboa o jovem alemão de 19 anos suspeito do triplo homicídio ocorrido na terça-feira em São Vicente, Cabo Verde, que vitimou o seu pai e a mulher e enteada deste.
Os doentes classificados como urgentes no hospital de Matosinhos esperavam ao início da manhã de hoje mais de 12 horas para primeira observação nas urgências gerais, segundo dados do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Dez pessoas, entre as quais cinco crianças, foram hoje feridas sem gravidade por intoxicação por monóxido de carbono numa habitação nos arredores de Coimbra, disse fonte dos bombeiros.