MAI avaliará imóveis da PSP e GNR para converter em alojamento estudantil

O ministro da Administração Interna afirmou hoje que vai reavaliar imóveis pertencentes à PSP e à GNR, que poderão gerar soluções de alojamento para estudantes filhos de elementos das forças de segurança.

©D.R.

O ministro da Administração Interna afirmou hoje que vai reavaliar imóveis pertencentes à PSP e à GNR, que poderão gerar soluções de alojamento para estudantes filhos de elementos das forças de segurança.

“Está previsto reavaliar o património existente [da PSP e da GNR] que hoje não tem procura, para efeitos de conversão para alojamento para estudantes filhos de militares da Guarda ou de agentes da PSP”, disse José Luís Carneiro a jornalistas após visitar alojamentos para filhos das forças de segurança que estão a estudar na cidade de Coimbra.

Para além da reconversão, o ministro avançou também como possibilidade a alienação de imóveis que não tenham procura, “com o resultado dessa alienação ser utilizado para reinvestir em recuperação de outro edificado, em outras regiões do país, ou em construção nova, em função das necessidades diagnosticadas pelos serviços sociais”.

Segundo o ministro da Administração Interna, há “antigos edifícios que foram utilizados para alojamento para polícias e que hoje já não têm procura de polícias” e que poderão ser “transformados em alojamentos para estudantes ou até, eventualmente alienados”.

Essa alienação poderia permitir um reinvestimento em zonas do país onde há uma maior pressão imobiliária, nomeadamente nas áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa.

“Muito particularmente em Lisboa, os custos de alojamento têm tido aumentos exponenciais e torna-se uma dificuldade poder exercer a atividade profissional nos grandes centros urbanos”, vincou.

José Luís Carneiro reafirmou a intenção de assegurar mais 1.500 alojamentos para militares da GNR, agentes da PSP e seus familiares até 2026, com um investimento global de 60 milhões de euros, dos quais 40 milhões de euros com origem no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Dos 40 milhões de euros associados ao PRR, oito milhões de euros estão contratualizados (dos quais cerca de três milhões de euros em execução), referiu.

Todo o investimento realizado é feito com o objetivo de melhorar as “condições de atratividade das forças e serviços de segurança”, realçou.

José Luís Carneiro visitou hoje, em Coimbra, alojamentos destinados aos filhos e filhas de militares da GNR e agentes da PSP que ingressam no ensino superior naquela cidade.

No país, a PSP e GNR têm “mais de 550 alojamentos disponíveis” que servem este propósito, disse o ministro.

 

Últimas do País

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertaram hoje para o "agravamento considerável" das condições meteorológicas e da agitação marítima no arquipélago dos Açores, entre as madrugadas de terça-feira e de quinta-feira.
O supercomputador MareNostrum 5, instalado em Espanha e um dos mais potentes da Europa, terá maior capacidade de armazenamento e aplicações de inteligência artificial, num investimento de 129 milhões de euros com participação portuguesa, foi hoje divulgado.
Em Santarém, Rio Maior e Entroncamento, os estrangeiros já representam cerca de 20% da população e são hoje o principal motor do crescimento demográfico.
Cerca de 370 ocorrências relacionadas com o mau tempo foram registadas hoje em Portugal continental, até às 15:00, devido à passagem da depressão Joseph, afetando sobretudo Lisboa e Vale do Tejo e a região Centro, revelou a Proteção Civil.
A PSP está a investigar um episódio ocorrido na Alta de Lisboa, onde indivíduos efetuaram disparos para o ar durante uma festa com música e churrasco, na presença de crianças. O vídeo já está nas mãos das autoridades.
O mau tempo e os caudais elevados do Tejo mantêm hoje 26 vias de comunicação afetadas em vários concelhos do distrito de Santarém, num cenário que deverá prolongar‑se nos próximos dias, segundo a Proteção Civil.
O homem, de 28 anos, acusado de esfaquear mortalmente um jovem junto ao Bar Académico da Universidade do Minho em abril de 2025, em Braga, não vai prestar declarações durante o julgamento, indicou hoje o seu advogado.
A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) recebeu no ano passado 3.480 queixas de assédio moral e sexual, mas aplicou apenas 20 contraordenações, segundo dados da Autoridade, citados hoje pelo jornal Público.
O Hospital Santa Maria reforçou a resposta neonatal com a nova Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, aumentando para 28 o número de vagas, das quais 10 de cuidados intensivos, melhorando a resposta aos recém-nascidos mais críticos, foi hoje anunciada.
A Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco (ADACB) alertou hoje para os danos económicos graves causados ​​pelo vírus da língua azul que afetam as explorações pecuárias da região e que colocam a sua sustentabilidade em risco.