Criança de sete anos atingida por raio em Tondela já teve alta médica

A criança de sete anos do concelho de Tondela que foi atingida no domingo por um raio, na serra do Caramulo, teve alta médica do Hospital Pediátrico de Coimbra hoje à tarde, disse à agência Lusa fonte hospitalar.

© D.R

A criança de sete anos do concelho de Tondela que foi atingida no domingo por um raio, na serra do Caramulo, teve alta médica do Hospital Pediátrico de Coimbra hoje à tarde, disse à agência Lusa fonte hospitalar.

Segundo o Gabinete de Comunicação e Informação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, a criança teve alta para o domicílio por volta das 14:45.

“Esteve sempre hemodinamicamente estável, sem intercorrências. Virá dentro de 48 horas à Consulta de Cirurgia Pediátrica para reavaliação das queimaduras”, adiantou a fonte.

O pai, de 41 anos, que se encontrava com a criança debaixo de uma árvore, ainda se encontra em observação e vigilância no Centro Hospitalar Tondela-Viseu.

A vítima tem queimaduras de 1.º e 2.º grau relacionadas com a eletrocussão, “estando consciente, hemodinamicamente estável e sem evidência de lesão cardíaca”.

“Prevê-se evolução favorável com possibilidade de alta a curto prazo”, disse à agência Lusa o gabinete de comunicação do Centro Hospitalar Tondela-Viseu.

O homem e o filho ficaram feridos após terem sido atingidos no domingo à tarde por um raio durante uma tempestade, na localidade de Cadraço, no concelho de Tondela, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.

De acordo com a mesma fonte, ambas as vítimas estavam a assistir a uma prova de automobilismo na Rampa do Caramulo, na freguesia de Guardão, no distrito de Viseu, e foram atingidas por um raio quando estavam abrigados debaixo de uma árvore.

Últimas do País

A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) manifestou hoje preocupação sobre alguns aspetos da prova final de Matemática do 9.º ano realizada na sexta-feira, criticando o facto de não ser pública e da escolha do formato digital sem debate prévio.
O crime ocorreu quando a vítima se dirigia para a zona dos jazigos e “foi abordada de surpresa por três indivíduos, alegadamente de origem indo-paquistanesa, tendo um deles roubado por esticão a peça de ouro”, cita o CM.
O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) anunciou hoje uma paralisação nacional para os dias 9 e 10 de julho e paralisações regionais para 11, 14 e 15 de julho, para contestar o movimento de magistrados.
A presidente da Associação Nacional de Cuidadores Informais (ANCI) disse hoje à Lusa que a petição lançada em fevereiro para exigir direitos e apoios para todos os cuidadores e ex-cuidadores informais vai ser entregue na Assembleia da República, na quarta-feira.
Um incêndio florestal que deflagrou hoje ao início da tarde no concelho de Avis, distrito de Portalegre, está em fase de resolução, revelou à agência Lusa fonte da Proteção Civil.
Feitas as contas, uma família de dois adultos com duas crianças pode receber, no total de apoios, perto de 1500 euros por mês. Enquanto isso, uma em cada cinco crianças vive em risco de pobreza.
A Força Aérea responsabiliza a Proteção Civil pela localização dos meios aéreos de combate a incêndios, sublinhando que apenas tem a cargo o processo de contratação, e prevê a disponibilidade de mais dois aviões até ao final do mês.
O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) decide hoje se avança para uma greve ou outras ações para contestar o movimento de magistrados, que a maioria dos procuradores quer anular e o procurador-geral da República decidiu manter.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou hoje a abertura de um novo concurso público, a decorrer em julho, para recrutar mais 200 Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH). Com a entrada destes profissionais, o INEM vai aumentar os seus quadros de TEPH de cerca de 1.100 para 1.300.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou hoje para o aumento da transmissão do vírus da hepatite A no país, onde foram notificados 504 casos de infeção entre 01 de janeiro e 31 de maio.