Encontros de Magia de Coimbra deste ano com menos espetáculos mantêm qualidade

O Festival Internacional de Magia de Coimbra, que se realiza de 19 a 24 de setembro, com 13 artistas de nove países, terá este ano menos espetáculos, mas a mesma qualidade das edições anteriores.

© D.R.

O evento, organizado pela Câmara Municipal de Coimbra com produção de Luís de Matos, conta com um investimento de cerca de 75 mil euros.

“Há uma ligeira redução relativamente ao ano anterior, o que naturalmente não deixa de ter impacto no programa. Não na sua qualidade, mas na sua quantidade. Já falámos suficientes vezes das questões orçamentais que se colocam a Coimbra, por ser uma cidade que prescindiu do seu desenvolvimento e de gerar receita suficiente para aquela que é a sua atividade cultural”, disse hoje, na conferência de imprensa de apresentação dos Encontros Mágicos 2023, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva.

O autarca sublinhou que “não está em causa” a qualidade do programa, mas “está naturalmente em causa um bocadinho de quantidade”.

Durante seis dias, mágicos de Espanha, Japão, Inglaterra, Portugal, Argentina, Cuba, Rússia, Peru e Áustria, realizam espetáculos diariamente em vários locais da cidade de Coimbra.

A Magia de Rua vai acontecer em espaços como as ruas Visconde da Luz e Ferreira Borges, as praças 8 de Maio, do Comércio e das Bandeiras do Convento São Francisco e os parques Verde e Vale das Flores.

O programa inclui, como artistas convidados, Amélie (Espanha), Amino-San (Japão), James James (Inglaterra), Leandro Morgado (Portugal), Lebart (Argentina) e Ramó & Alegria (Espanha).

Raul Camaguey (Cuba), Luís de Matos (Portugal), Artem Shchukw (Rússia), Gisell (Perú), Mario Lopez (Espanha), Paulino Gil (Espanha) e The Clairvoyants (Áustria) são outros dos artistas que vão participar no evento.

“Aquilo que procurámos fazer foi cortar onde era possível cortar, mas tornando a iniciativa viável. […] Quando nós pensamos que o orçamento é de 60.975 euros mais IVA, percebemos que é preciso muita criatividade, é preciso muito esforço. Em termos históricos dos Encontros Mágicos isto é regressar, matematicamente ao orçamento de há 20 anos, de 2003”, frisou, na sua intervenção, o produtor dos Encontros Mágicos, Luís de Matos.

O Festival Internacional de Magia de Coimbra divide-se por três linhas de ação – Magia de Rua, no centro de Coimbra, a Escola de Magia e as Galas Internacionais de Magia, que decorrem no grande auditório do Convento São Francisco, nos dias 22 e 23 de setembro.

As aulas de magia, que possibilitam aos jovens um curso de iniciação à Arte Mágica de forma gratuita, vão ter lugar no Convento de São Francisco e na Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência (AFSD) Cavalo Azul.

Os bilhetes para as Galas Internacionais estão à venda na plataforma Bol (www.bol.pt) e nos locais habituais.

De acordo com o responsável, este ano, em vez de se “fazer tudo mais fraquinho”, procurou-se “cortar algumas linhas de programação”, garantindo que estas linhas vão ser “no mínimo tão boas como quanto o ano passado e nos anos anteriores”.

“Claramente diferentes, mas tão boas quanto nos anos anteriores”, reafirmou Luís de Matos.

Últimas de Cultura

Uma operação internacional liderada pela polícia italiana hoje divulgada permitiu recuperar 104 obras e arte falsas à venda no mercado, uma das quais um Picasso que a Polícia Judiciária (PJ) apreendeu numa leiloeira no ano passado.
A final do 69.º Festival Eurovisão da Canção é disputada hoje em Basileia, na Suíça, por 26 países, incluindo Portugal, com Suécia, Áustria e França como favoritos à vitória.
Mais de 300 atividades assinalam, este fim de semana, a Noite Europeia dos Museus e o Dia Internacional dos Museus, entre visitas guiadas, oficinas, jogos, experiências imersivas e atividades para famílias, em todo o país.
A canção “Deslocado”, interpretada pelos NAPA, venceu hoje o 58.º Festival da Canção e, por isso, irá representar Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, em maio na Suíça.
Nove espetáculos e 25 apresentações integram o programa do Festival de Teatro de Pombal, que este ano se estende pela primeira vez a todas as 13 freguesias daquele concelho do distrito de Leiria, de 07 a 27 de março.
O coordenador científico do Centro de Investigação sobre as Artes do Circo (RISCO), Rui Leitão, alertou que o património circense português está em risco por falta de um espaço digno para armazenamento e conservação de documentos históricos.
A Companhia Nacional de Bailado (CNB) estreia na quinta-feira, no Teatro Camões, em Lisboa, o bailado 'Stravinsky Violin Concerto', do coreógrafo George Balanchine (1904-1983), inserido num programa com peças de William Forsythe e Andrew McNicol.
O Festival de Cannes escolheu um dos rostos mais conhecidos do cinema francês, a atriz Juliette Binoche, para presidir ao júri da sua 78.ª edição, de 13 a 24 de maio.
A relevância das artes e indústrias gráficas, bem como a história ligada ao movimento associativo daqueles profissionais, são o mote para duas exposições na Universidade de Coimbra (UC) que serão inauguradas na segunda-feira.
O Centro de Ciência Viva do Museu do Côa lançou um desafio aos alunos do 1.º ciclo do Vale do Côa que, desde 2022, os leva numa viagem no tempo, desde o Paleolítico Superior até à atualidade.