Idosos internados por intoxicação em lar do Porto todos com alta

Os oito idosos do lar da Associação Social e Cultural de São Nicolau, no Porto, hospitalizados na terça-feira por suspeita de intoxicação por produtos de desinfeção utilizados no espaço, já tiveram alta, disseram hoje fontes hospitalares.

© D.R.

Segundo fonte do Comando Metropolitano do Porto da PSP, os idosos foram hospitalizados por suspeita de intoxicação causada pelos produtos de limpeza utilizados nos espaços.

Dos oito idosos, cinco foram internados no Santo António e tiveram alta ao início da manhã e três foram encaminhados para o Hospital de S. João, sendo que dois tiveram alta esta manhã e um terceiro, que tinha ficado internado em observação, mas “sem critérios de gravidade”, ao início da tarde, disseram à Lusa fontes de ambas as unidades de saúde.

De acordo com a fonte do Santo António, “os idosos apresentavam sintomas ligeiros de intoxicação”.

Na terça-feira, fonte do Comando Metropolitano da PSP do Porto disse à Lusa que os restantes idosos deste lar foram também retirados do espaço e realojados pela Segurança Social em outras estruturas.

A Lusa contactou hoje a Associação Social e Cultural de São Nicolau para obter mais esclarecimentos, mas foi apenas dito que a situação estava “normalizada”, não sendo respondidas outras questões.

O alerta para o incidente foi dado pelas 21h50, referiu fonte do Comando Metropolitano do Porto da PSP.

Últimas do País

A Carris indicou que o processo de aquisição do cabo do Elevador da Glória, a que uma investigação aponta irregularidades, ocorreu num mandato anterior ao do atual conselho de administração.
A principal suspeita da agressão hoje a José Manuel Anes, antigo presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT), "está sob custódia da PJ", anunciou a polícia.
Os sete detidos numa megaoperação da PSP na área metropolitana de Lisboa na qual foram apreendidas seis toneladas de haxixe vão aguardar o desenrolar da investigação em prisão preventiva, disseram hoje à Lusa fontes policiais e da defesa.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem, com antecedentes criminais, fortemente indiciado pela prática dos crimes de violação e violência física contra a ex-companheira, na freguesia de Arrifana, concelho de Santa Maria da Feira.
Oito pessoas foram detidas, sete das quais por condução com uma taxa de álcool no sangue superior a 1,2 g/l, considerada crime, numa operação realizada no domingo na Autoestrada 2 (A2) no Seixal, informou, esta segunda-feira, a GNR.
As mortes na estrada na União Europeia (UE) reduziram-se 3% em 2024, para 19.800, face a 2023, com a Suécia a apresentar o menor número (20 por milhão de habitantes) e a Roménia o maior (77 por milhão).
A maioria das crianças e jovens vítimas de ‘cyberbullying’ não procura ajuda dos adultos por medo ou vergonha, alerta a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), lançando um guia para pais e cuidadores sobre ‘cyberbullying’ no qual apela ao diálogo.
As instituições públicas de ensino superior em Portugal registaram, nos últimos três anos letivos, um total de 36,1 milhões de euros em propinas por liquidar por parte dos estudantes. Os dados dizem respeito a 14 universidades e institutos politécnicos que responderam a um inquérito realizado pelo Jornal de Notícias.
A retalhista de artigos para o lar 'Loja do Gato Preto', detida pelo Grupo Aquinos, avançou no início de setembro com um Processo Especial de Revitalização (PER), numa tentativa de reestruturar a sua situação financeira. A lista provisória de credores, divulgada esta semana, revela passivos no valor total de 49,5 milhões de euros.
O número de progenitores agredidos pelos filhos que pediram ajuda à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) aumentou mais de 27% nos últimos três anos, ultrapassando as 2.800 pessoas, uma média de 2,6 casos por dia.