Campanha de sensibilização para cancro da Cabeça e Pescoço no dia 20

Rastreios ao Cancro da Cabeça e Pescoço marcam a 11.ª edição da Campanha de Sensibilização para a doença que tem mais de 2.500 novos casos anuais, metade deles diagnosticados em fase avançada.

© D.R

As ações de rastreio, informação e sensibilização vão decorrer a 20 de setembro no Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, das 14:00 às 17:00, no espaço da consulta externa de Otorrinolaringologia, e em Lisboa nos polos da Comunidade Vida e Paz em Chelas e na Quinta do Lavado, Penha de França, entre as 14:00 e as 18:00, havendo também ações em escolas de norte a sul do país.

A iniciativa em Portugal é desenvolvida pelo Grupo de Estudos Cancro de Cabeça e Pescoço (GECCP), que este ano “reforça a importância das três fases de prevenção: Na primária passa pela prevenção do desenvolvimento do cancro da cabeça e pescoço através de atividades para alterar os comportamentos de alto risco e a vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV); na secundária tem foco na melhoria do diagnóstico e do tratamento precoces, através da educação para os sinais e sintomas, e a terciária é destinada a melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos doentes, para prevenir complicações e aumentar a qualidade de vida dos sobreviventes”.

Segundo a presidente do GECCP, Ana Joaquim, em Portugal o diagnóstico desta doença “continua a fazer-se tardiamente na maioria dos doentes”, salientando que dos entre 2.500 a 3.000 novos casos existentes por ano “mais de metade são diagnosticados em fase avançada”.

Últimas do País

Portugal voltou a perder população para o estrangeiro. Depois da pandemia, a emigração acelerou e atingiu em 2023 o valor mais elevado dos últimos cinco anos, confirmando que milhares de portugueses continuam a procurar fora do país aquilo que não encontram cá dentro: trabalho, estabilidade e oportunidades.
Os Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) rejeitam as críticas que lhes foram dirigidas no fim de semana pelo presidente do INEM, lembram que sempre estiveram "na linha da frente" e que ignorar estes profissionais é "desperdiçar conhecimento".
Seis distritos de Portugal continental vão estar sob aviso laranja, o segundo mais elevado, entre terça e quarta-feira, devido a agitação marítima, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Um sismo de magnitude 3,5 na escala de Richter foi hoje sentido no concelho de Évora, sem causar danos pessoais ou materiais, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A GNR deteve até 30 de novembro 12.506 pessoas por condução sob o efeito do álcool e 76 sob influência de substâncias psicotrópicas, drogas e outro produtos, informou esta segunda-feira a Guarda numa nota para assinalar a operação "Roadpool".
A Autoridade Marítima Nacional está a efetuar buscas por três pescadores, de nacionalidade indonésia, ao largo de Caminha, que se encontram desaparecidos no mar após a embarcação de pesca local em que seguiam ter naufragado hoje cerca das 12:20.
A Resolução do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), na qual figuram medidas prioritárias como a nova Lei das Finanças Locais e o fortalecimento da autonomia local, foi hoje aprovada por esmagadora maioria.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje, no Aeroporto Militar de Figo Maduro, em Lisboa, um homem próximo do ex-presidente da Guiné-Bissau Sissoco Embaló por suspeita de contrabando e branqueamento, adiantou à Lusa fonte ligada à investigação.
Um jovem de 18 anos foi detido pela GNR por furto de azeitona, no concelho de Mourão, no distrito de Évora, tendo os militares apreendido 300 quilos daquele fruto, revelou hoje a força de segurança.
O tempo médio de espera no serviço de urgência do Hospital Amadora-Sintra, atingia hoje as 15 horas e 19 minutos, com 36 utentes a aguardar uma primeira observação, cerca das 10:15.