Recolha de lixo do Parque das Nações poupa 8.000 toneladas de CO2 por ano

O sistema de recolha de lixo no Parque das Nações, Lisboa, poupa a emissão de cerca de 8.000 toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano e é o maior do mundo, indicou hoje a empresa responsável.

© D.R.

O sistema, que abrange todos os edifícios do Parque das Nações, exceto o Hospital Cuf Descobertas, foi criado em 1988, quando da exposição internacional de Lisboa Expo-98, e hoje todos os edifícios, residenciais, de comércio ou serviços, estão equipados com um sistema de recolha pneumática de resíduos, sejam os resíduos comuns, o papel ou as embalagens.

A responsável por Operações e Manutenção na Envac, a empresa que instalou e opera o sistema, Rita Miranda, explicou à Lusa que os resíduos são depositados num sistema de redes de tubos subterrâneos e transportados para uma central através de uma corrente de ar.

Nos últimos 25 anos foram transportadas assim 240.775 toneladas de resíduos, provenientes de 40.000 habitações (equivalente a 120.000 habitantes, além das empresas) poupando-se a emissão de muitas toneladas de CO2 por se eliminar a circulação de camiões do lixo em toda a zona do Parque das Nações. A colocação de contentores do lixo nas ruas também não é necessária.

Rita Miranda disse que em 1988 o local recebeu as infraestruturas necessárias para um sistema assim de recolha de resíduos, que só existe no Parque das Nações, e acrescentou que há países, como Espanha, onde a recolha de lixo se faz assim também mesmo em zonas históricas das cidades.

Em termos gerais, em cada edifício há condutas para receber os diversos tipos de lixo, que vão para um depósito e onde, informaticamente controlado, se abrem válvulas de retenção para que o lixo seja empurrado para centrais de recolha, onde aí sim se deslocam os camiões do lixo.

Adiantou ainda que não há cheiros, mas que o vidro não é admitido porque se iria partir com a força do ar e iria danificar as tubagens.

A Envac é uma empresa criada na Suécia e que está hoje em dezenas de países de todo o mundo, tendo começado a operar em Portugal em 1988.

“A Envac ajuda a criar cidades inteligentes e sustentáveis com sistemas que respeitam o ambiente, recuperam recursos de forma eficiente e reduzem o tráfego de veículos pesados e as emissões até 90%”, diz a empresa num comunicado.

O sistema do Parque das Nações, a fazer agora 25 anos, é, segundo a responsável, único no mundo por ser o maior em funcionamento, apesar de haver muitos outros, em países como Espanha, França, Itália, Austrália ou Estados Unidos, abrangendo diariamente mais de quatro milhões de cidadãos.

Últimas do País

A Proteção Civil regista até ao momento cinco mortos e 8.160 ocorrências provocadas pela passagem da depressão 'Kristin' por Portugal continental, maioritariamente queda de árvores e de estruturas, sendo as regiões mais afetadas Lisboa, Oeste e Coimbra.
O Governo anunciou hoje que o decreto de situação de calamidade abrange o período entre as 00:00 de quarta-feira até às 23:59 de dia 1 de fevereiro e cerca de 60 municípios, número que pode aumentar.
A PSP identificou um jovem de 24 anos suspeito de esfaquear outro, de 19, na quarta-feira junto de uma escola secundária na cidade de Aveiro, sem precisar se o agressor foi detido ou se está em parte incerta.
O Centro de Saúde da Moita, no distrito de Setúbal, está temporariamente encerrado por falta de energia elétrica na sequência da depressão Kristin, que passou por Portugal continental na madrugada e manhã de quarta-feira.
A passagem da depressão Kristin, na madrugada do dia 27, deixou inoperacionais 774 quilómetros (7%) de linhas de muita alta tensão e derrubou 61 postes, informou hoje a Rede Nacional de Transporte de Eletricidade (REN).
Uma operação da Polícia Judiciária (PJ) no Alentejo levou à apreensão de 82 mil litros de GBL, conhecida como a “droga da violação”, num dos maiores golpes alguma vez desferidos em Portugal contra o tráfico deste tipo de substâncias. O produto estava pronto a ser camuflado como detergente e enviado para mercados ilícitos em vários países.
A zona baixa da cidade de Alcácer do Sal, inundada devido à subida do Rio Sado, na quarta-feira, sem causar danos, acumula em algumas partes mais de um metro de altura de água, revelou fonte da câmara.
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) vai fazer um plenário de protesto no aeroporto de Lisboa na Páscoa, anunciou o presidente da organização, que espera que a ação tenha mais impacto do que a realizada hoje.
Durante oito dias, aterrorizou quem passava pelas Avenidas Novas. Encapuzados , armados e violentos, quatro jovens usaram os comboios da Linha de Sintra para chegar ao centro de Lisboa e assaltar vítimas ao entardecer.
Duas pessoas ficaram desalojadas ao início da manhã de hoje na sequência de um incêndio num prédio da freguesia de Ferreiros de Avões, no concelho de Lamego, disse à agência Lusa fonte do Comando Sub-regional do Douro.