Urgência de Pediatria do Santa Maria teve 35% mais atendimentos nos últimos dias

A Urgência de Pediatria do Hospital Santa Maria registou um aumento de 35% no número de atendimentos nos últimos dias, em comparação com a semana anterior, tendo atingido um pico de afluência no domingo (mais 66%), segundo a instituição.

© D.R.

Na passada quarta-feira, foram atendidas 205 crianças na Urgência de Pediatria, mais 36% do que no mesmo dia da semana passada, adianta em comunicado o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (CHULN), que integra os hospitais Santa Maria e Pulido Valente.

“Este aumento de afluência atingiu um pico percentual no domingo, dia 12 de novembro, quando se registaram mais 66% de episódios na urgência pediátrica do Hospital de Santa Maria (num total de 181 atendimentos), em relação ao mesmo dia da semana anterior”, refere a instituição.

Perante os constrangimentos públicos na rede hospitalar pediátrica na região de Lisboa e Vale do Tejo, e num contexto de pressão nas escalas dos serviços, o CHULN apela à utilização dos Cuidados de Saúde Primários da área de residência das famílias nos casos menos urgentes.

Indica que na área de referência do CHULN, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lisboa Norte, que integra os centros de saúde de Sete Rios, Carnide, Alvalade, Lumiar, Benfica, disponibiliza consultas abertas todos os dias da semana das 8:00 às 20:00, sem necessidade de marcação prévia.

Também são disponibilizadas consultas abertas aos sábados, das 10:00 às 18:00, e aos domingos, das 10:00 às 14:00 no Centro de Saúde de Sete Rios.

O centro hospitalar aconselha ainda o contacto com Linha SNS 24 (808 24 24 24) perante um problema de saúde não emergente, antes de se dirigir a uma urgência hospitalar, e ligar para o 112 em caso de situação grave.

“Estas medidas são importantes para preservar a capacidade de resposta dos serviços de urgência para os casos mais graves e evitar tempos de espera indesejáveis nos casos menos urgentes”, salienta.

O CHULN sublinha e agradece “a abnegação e profissionalismo das suas equipas na manutenção de uma resposta diária diferenciada e ininterrupta às crianças de toda a região de Lisboa num contexto de maior pressão assistencial”.

Últimas do País

Um foco de gripe aviária foi detetado numa exploração de galinhas reprodutoras no concelho de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, anunciou hoje a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
A GNR e a PSP registaram, nos primeiros nove meses deste ano, 25.327 ocorrências de violência doméstica, o valor mais elevado dos últimos sete anos, à data de 30 de setembro, segundo dados da CIG.
A Inspeção-Geral de Atividades em Saúde está a investigar o eventual conflito de interesses nos contratos celebrados entre a Unidade Local de Saúde de Braga e a empresa privada alegadamente pertencente ao seu ex-diretor de Oftalmologia, foi esta quarta-feira anunciado.
Duas pessoas foram hoje resgatadas da Cova do Ladrão, no parque florestal de Monsanto, em Lisboa, durante um simulacro de sismo que serviu para testar a capacidade de reação das forças de segurança, num exercício coordenado pelo exército.
Mais de 2.300 novos médicos começaram a escolher as vagas para a formação numa especialidade, mas o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) teme que nem todos os lugares disponibilizados para o internato venham a ser ocupados.
Os incêndios florestais de 2024 e 2025 revelaram “falhas de coordenação” entre as diferentes forças no terreno que provocaram atrasos no tempo de resposta aos fogos, aumentando a sua propagação, revela um relatório da OCDE.
A Polícia Judiciária (PJ) participou numa operação promovida pela Europol para identificar organizações criminosas que exploravam, ilegalmente, canais televisivos, tendo sido possível rastrear 55 milhões de dólares em criptoativos.
Uma endocrinologista foi hoje detida no Porto pela Polícia Judiciária (PJ) por alegado envolvimento num esquema fraudulento de prescrição de medicação para diabetes a utentes que queriam perder peso, lesando o Estado em mais de três milhões de euros.
Três alunos ficaram hoje feridos pelo rebentamento de petardos na Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos, em Lisboa, que terão sido lançados por outros dois estudantes daquele estabelecimento de ensino, informou a PSP.
Uma em cada três mulheres foi violência íntima ou sexual ao longo da vida, avançou hoje a Organização Mundial da Saúde, sublinhando tratar-se de uma das crises de direitos humanos mais negligenciadas do mundo.