Urgência de Pediatria do Santa Maria teve 35% mais atendimentos nos últimos dias

A Urgência de Pediatria do Hospital Santa Maria registou um aumento de 35% no número de atendimentos nos últimos dias, em comparação com a semana anterior, tendo atingido um pico de afluência no domingo (mais 66%), segundo a instituição.

© D.R.

Na passada quarta-feira, foram atendidas 205 crianças na Urgência de Pediatria, mais 36% do que no mesmo dia da semana passada, adianta em comunicado o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (CHULN), que integra os hospitais Santa Maria e Pulido Valente.

“Este aumento de afluência atingiu um pico percentual no domingo, dia 12 de novembro, quando se registaram mais 66% de episódios na urgência pediátrica do Hospital de Santa Maria (num total de 181 atendimentos), em relação ao mesmo dia da semana anterior”, refere a instituição.

Perante os constrangimentos públicos na rede hospitalar pediátrica na região de Lisboa e Vale do Tejo, e num contexto de pressão nas escalas dos serviços, o CHULN apela à utilização dos Cuidados de Saúde Primários da área de residência das famílias nos casos menos urgentes.

Indica que na área de referência do CHULN, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lisboa Norte, que integra os centros de saúde de Sete Rios, Carnide, Alvalade, Lumiar, Benfica, disponibiliza consultas abertas todos os dias da semana das 8:00 às 20:00, sem necessidade de marcação prévia.

Também são disponibilizadas consultas abertas aos sábados, das 10:00 às 18:00, e aos domingos, das 10:00 às 14:00 no Centro de Saúde de Sete Rios.

O centro hospitalar aconselha ainda o contacto com Linha SNS 24 (808 24 24 24) perante um problema de saúde não emergente, antes de se dirigir a uma urgência hospitalar, e ligar para o 112 em caso de situação grave.

“Estas medidas são importantes para preservar a capacidade de resposta dos serviços de urgência para os casos mais graves e evitar tempos de espera indesejáveis nos casos menos urgentes”, salienta.

O CHULN sublinha e agradece “a abnegação e profissionalismo das suas equipas na manutenção de uma resposta diária diferenciada e ininterrupta às crianças de toda a região de Lisboa num contexto de maior pressão assistencial”.

Últimas do País

Os serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia encontram-se hoje encerrados nos hospitais de Portimão, do Barreiro e de Abrantes, de acordo com a informação divulgada no portal do Serviço Nacional de Saúde às 08h30.
Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentam hoje tempos de espera de quase 12 horas para a primeira observação nas urgências gerais, segundo dados do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A covid-19 e o recenseamento automático dos portugueses no estrangeiro desenvolvem para aumentar a taxa de abstenção nas eleições presidenciais, com 60,76% dos candidatos a não votarem em 2021, ano da reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa.
Os sindicatos representativos dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, desconvocaram a greve marcada para 31 de dezembro e 01 de janeiro, após assinatura de acordos com os acionistas da empresa, validados pelo Governo.
As livrarias portuguesas já se podem candidatar à segunda edição do cheque-livro e os jovens nascidos em 2007 ou 2008 poderão levantar o seu ‘voucher’ de 30 euros a partir de 02 de janeiro, anunciou hoje o governo.
Cinco urgências hospitalares de Ginecologia e Obstetrícia serão encerradas no sábado, enquanto no domingo fecham quatro destes serviços e um de Pediatria, segundo dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por conduzirem com níveis de álcool no sangue considerados crime nos primeiros oito dias das operações Natal e Ano Novo da GNR e PSP, anunciaram as corporações.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve ontem em Lisboa o jovem alemão de 19 anos suspeito do triplo homicídio ocorrido na terça-feira em São Vicente, Cabo Verde, que vitimou o seu pai e a mulher e enteada deste.
Os doentes classificados como urgentes no hospital de Matosinhos esperavam ao início da manhã de hoje mais de 12 horas para primeira observação nas urgências gerais, segundo dados do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Dez pessoas, entre as quais cinco crianças, foram hoje feridas sem gravidade por intoxicação por monóxido de carbono numa habitação nos arredores de Coimbra, disse fonte dos bombeiros.