Mais de 4 milhões de doses de droga apreendidas e 345 detidos em operação nacional

Mais de quatro milhões de doses de droga e dezenas de armas foram apreendidas no fim de semana, numa operação nacional que envolveu a PSP e a GNR e que resultou na detenção de mais de 340 pessoas.

© Facebook/PSP

Num comunicado conjunto, a PSP e a GNR explicam que na operação “Portugal + Seguro 2023” foram também fiscalizados mais de uma centena de estabelecimentos de diversão noturna, tendo sido registados 286 autos de contraordenação.

No âmbito da segurança privada foram registados mais de 30 autos de contraordenação e/ou crimes, acrescentam as autoridades, explicando que esta operação envolveu a fiscalização de locais e estabelecimentos de diversão noturna, assim como o consumo e venda de droga e substâncias psicotrópicas para dissuadir o crime e promover o reforço do sentimento de segurança.

Mais de 4.000 elementos da PSP e GNR participaram na operação, que permitiu apreender 4.099.899 doses individuais de droga, entre as quais mais de quatro milhões de doses de canábis, 561 de haxixe, 29.984 de cocaína e 655 de heroína.

Foram igualmente apreendidas 82 armas, das quais nove de fogo, 20 armas brancas e 51 munições.

As diversas ações de fiscalização, que decorreram no sábado e no domingo em todo o território nacional, levaram à detenção de 345 pessoas, 85 das quais por tráfico de drogas, uma por posse de arma proibida, 205 por condução sob o efeito do álcool e 54 por falta de habilitação legal para conduzir.

Na área da segurança rodoviária foram emitidos 1.633 autos de contraordenação, 526 dos quais por excesso de velocidade, 232 por falta de inspeção periódica, 55 por condução sob a influência de álcool, 113 por falta de seguro obrigatório, 50 por utilização indevida do telemóvel durante a condução e 55 por falta de utilização de cadeirinha para crianças.

Na nota hoje divulgada, as autoridades recordam que, no último Relatório Anual de Segurança Interna (2022), entre os crimes que mais subiram nesse ano constam os relacionados com a criminalidade violenta e grave, que aumentaram 14,4% relativamente ao ano anterior.

Sublinham ainda o aumento do número de crimes como o tráfico de drogas, que subiu 48,1%, a condução de veículos com taxa de álcool igual ou superior a 1,2 g/l (+ 43,4%), a violência doméstica (+ 15%, que equivale a mais 3.968 casos), a criminalidade grupal (+18%, mais 898 participações) e a delinquência juvenil, que aumentou 50,6% (mais 567 situações).

A PSP e GNR lembram igualmente a resolução do Conselho de Ministros que aprovou a Estratégia Integrada de Segurança Urbana, que, “além de estimular à proatividade preventiva e operacional” das forças e serviços de segurança, incorpora um conjunto de políticas públicas que colocam ênfase “no reforço da prevenção e luta contra os fenómenos criminais associados à diversão noturna”.

Últimas do País

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertaram hoje para o "agravamento considerável" das condições meteorológicas e da agitação marítima no arquipélago dos Açores, entre as madrugadas de terça-feira e de quinta-feira.
O supercomputador MareNostrum 5, instalado em Espanha e um dos mais potentes da Europa, terá maior capacidade de armazenamento e aplicações de inteligência artificial, num investimento de 129 milhões de euros com participação portuguesa, foi hoje divulgado.
Em Santarém, Rio Maior e Entroncamento, os estrangeiros já representam cerca de 20% da população e são hoje o principal motor do crescimento demográfico.
Cerca de 370 ocorrências relacionadas com o mau tempo foram registadas hoje em Portugal continental, até às 15:00, devido à passagem da depressão Joseph, afetando sobretudo Lisboa e Vale do Tejo e a região Centro, revelou a Proteção Civil.
A PSP está a investigar um episódio ocorrido na Alta de Lisboa, onde indivíduos efetuaram disparos para o ar durante uma festa com música e churrasco, na presença de crianças. O vídeo já está nas mãos das autoridades.
O mau tempo e os caudais elevados do Tejo mantêm hoje 26 vias de comunicação afetadas em vários concelhos do distrito de Santarém, num cenário que deverá prolongar‑se nos próximos dias, segundo a Proteção Civil.
O homem, de 28 anos, acusado de esfaquear mortalmente um jovem junto ao Bar Académico da Universidade do Minho em abril de 2025, em Braga, não vai prestar declarações durante o julgamento, indicou hoje o seu advogado.
A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) recebeu no ano passado 3.480 queixas de assédio moral e sexual, mas aplicou apenas 20 contraordenações, segundo dados da Autoridade, citados hoje pelo jornal Público.
O Hospital Santa Maria reforçou a resposta neonatal com a nova Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, aumentando para 28 o número de vagas, das quais 10 de cuidados intensivos, melhorando a resposta aos recém-nascidos mais críticos, foi hoje anunciada.
A Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco (ADACB) alertou hoje para os danos económicos graves causados ​​pelo vírus da língua azul que afetam as explorações pecuárias da região e que colocam a sua sustentabilidade em risco.