Derrocada de prédio em Lisboa fez dois feridos ligeiros

Um edifício em obras desabou hoje de madrugada na Calçada da Picheleira, na zona do Beato, em Lisboa, atingindo edifícios contíguos, causando dois feridos ligeiros, disse à Lusa fonte da PSP e da proteção civil da Câmara.

©D.R.

A diretora do Serviço Municipal de Proteção Civil, Margarida Castro Martins, disse à Lusa que um edifício desabou às 01:05 para cima de edifícios contíguos.

A derrocada atingiu um prédio onde estavam, no 1.º andar quatro pessoas, duas idosas e uma mãe e filha, adiantou a fonte.

“Duas pessoas idosas ficaram soterradas e foram transportadas pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para o hospital de São José. As outras duas pessoas, filha e neta encontram-se bem”, adiantou.

De acordo com fonte, o edifício contíguo à derocada não tem condições de habitabilidade, estando prevista ainda hoje de manhã uma fiscalização no local.

As pessoas afetadas pela derrocada “têm por enquanto alternativa habitacional em casa de familiares”, segundo Margarida Castro Martins

Quatro viaturas foram também atingidas pela derrocada do prédio.

De acordo com a rede facebook, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, estavam no local às 06:45, 38 operacionais, apoiados por 12 viaturas.

O Regimento Sapadores de Bombeiros de Lisboa indica no seu ‘site’ que mobilizou para o local vários meios e operacionais, entre os quais a Unidade Cinotécnica e a “equipa de ‘drones'” para buscas suplementares, não tendo sido detetadas mais nenhumas vítimas.

Últimas do País

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) denuncia a "grande revolta" dos polícias no aeroporto de Lisboa, que refutam as críticas de serem responsáveis pelos tempos de espera e acusam "a intromissão e pressão inexplicável" do poder político.
A neve que cai com intensidade no maciço central da Serra da Estrela levou ao encerramento da Estrada Nacional (EN) 339, que atravessa o ponto mais alto da montanha.
Portugal registou 20 casos de sarampo desde o início do ano, nove dos quais em pessoas não vacinadas, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
As companhias aéreas TAP e Sata e a SPdH, de assistência em terra em aeroportos, acordaram com vários sindicatos a realização de serviços mínimos na greve geral de 11 de dezembro, segundo documentos publicados pela DGERT.
Cerca de 600 alunos das escolas de Montalegre regressaram hoje a casa mais cedo por precaução devido à queda de neve, informou a Proteção Civil Municipal.
Apesar do salário mínimo nacional subir para 920 euros, os números revelam um fosso significativo entre Portugal e os restantes países da União Europeia. O salário médio anual na UE situa-se nos 39.808 euros, enquanto Portugal permanece quase 15 mil euros abaixo deste valor.
Um homem, de 42 anos, foi detido no sábado, por suspeita de exercer violência física e verbal sobre a mulher, na presença dos filhos menores do casal, anunciou hoje a PSP.
Os dados revelados pelo regulador mostram que a Notícias Ilimitadas, criada para garantir a sobrevivência do JN e da TSF após a cisão da Global Notícias, fechou o ano de 2024 com mais de 1,2 milhões de euros de prejuízo e um passivo que já ultrapassa 12 milhões.
Sete distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja e 10 sob aviso amarelo devido à agitação marítima, segundo o IPMA, que prevê também queda de neve em dois distritos do interior norte.
A TAP disse hoje à Lusa que a companhia vai atuar no dia da greve geral, 11 de dezembro, com base nos serviços mínimos acordados com os sindicatos.