Hospitais privados fizeram mais de 25 mil consultas/dia em 2023

Os hospitais privados fizeram no ano passado mais de 25 mil consultas por dia, num total que ultrapassou os 9,3 milhões, segundo os dados divulgados pela Associação Portuguesa da Hospitalização Privada (APHP).

© D.R.

 

Os números, a que a Lusa teve acesso, indicam que em 2023 os 129 hospitais privados associados da APHP responderam a mais de um milhão e 425 mil episódios de urgência, representando uma média de 3.900/dia e um aumento de 4,5% em relação a 2022.

Por comparação, o setor público respondeu a mais de 6,1 milhões de urgências.

Segundo os números da APHP, os hospitais privados fizeram também mais cirurgias em 2023, com um total de 257.743, o que equivale a mais de 700 por dia. Do total de cirurgias, 12.746 foram ao abrigo do SIGIC, o programa para recuperar as listas de espera cirúrgicas no Serviço Nacional de Saúde.

Os dados da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) divulgados em fevereiro mostravam que os hospitais públicos tinham realizado em 2023 mais de 715 mil cirurgias programadas (+8,1% do que me 2022).Na recuperação das listas de espera (SIGIC) foram mais de 713 mil os doentes operados (+6,4%).

De acordo com a APHP, nos últimos anos as cirurgias feitas ao abrigo do SIGIC caíram 30% nos hospitais privados.

O número de partos também aumentou nos privados, acompanhando a tendência nacional. Em 2023, foram realizados 14.101 nos hospitais privados, o que equivale a mais de 17,5% dos partos realizados em Portugal.

Em comunicado, a APHP destaca ainda o ”importante aumento de diferenciação nos cuidados de saúde prestados”, com os hospitais privados a acompanharam em tratamento mais de 26 mil doentes oncológicos e dar resposta a mais de 316 mil pacientes em medicina dentária.

Os hospitais privados também fizeram mais exames no ano passado, nomeadamente TAC (tomografia computadorizada) e ressonâncias magnéticas, que cresceram, respetivamente, 7,4% e 11,6%.

Além de novas unidades, o setor privado destaca o investimento feito em novos equipamentos e no reforço da capacidade instalada. No total, em 2023, foram investidos quase 164 milhões de euros: 101 TAC, 99 equipamentos de ressonância magnética, 570 equipamentos de ecografia e mais de 260 RX.

Citado no comunicado, o presidente da APHP, Óscar Gaspar, considera estes números mostram que o sistema nacional de saúde “sai claramente reforçado por este esforço”.

“O trabalho desenvolvido ao longo de 2023 pelos hospitais privados voltou a reforçar a importância destes prestadores no alargamento dos cuidados de saúde a todos os cidadãos”, acrescenta.

Quanto aos recursos humanos, os dados da AHPH mostram que os hospitais privados contam com 20,413 médicos, 9. 303 enfermeiros, 6.764 auxiliares de ação médica, 3.975 técnicos e 7.104 administrativos.

Últimas do País

Um homem é suspeito de ter matado hoje uma criança de 13 anos, morrendo de seguida numa explosão alegadamente provocada por si numa habitação em Casais, Tomar, num caso de suposta violência doméstica, informou a GNR.
O tribunal arbitral decretou hoje serviços mínimos a assegurar durante a greve dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, marcada para 31 de dezembro e 1 de janeiro, nos aeroportos nacionais.
O Ministério da Administração Interna (MAI) disse hoje que foi registada uma diminuição das filas e do tempo de espera no aeroporto de Lisboa e que todos os postos têm agentes da PSP em permanência.
Quatro urgências de Ginecologia e Obstetrícia estarão fechadas na quarta-feira, número que sobe para cinco no Dia de Natal e seis na sexta-feira, dia de tolerância de ponto na administração pública, segundo o Portal do SNS.
Em 2026, será possível observar em Portugal em agosto um eclipse solar total, um fenómeno raro, que embora parcial em grande parte do país “terá bastante importância”, disse hoje o astrónomo Rui Jorge Agostinho.
Autoridade da Concorrência (AdC) está a investigar um alegado abuso de posição dominante no mercado nacional dos portais de anúncios imobiliários online, “envolvendo o principal grupo empresarial a operar neste segmento em Portugal”, indicou esta terça-feira em comunicado.
Portugal soma, desde o início do ano, 52 focos de gripe das aves, após ter sido registado um novo caso em Aveiro, indicou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
O Ministério Público vedou o acesso da Comunicação Social à averiguação preventiva que visou a empresa Spinumviva e o primeiro-ministro, alegando que o sigilo absoluto a que está sujeita só cessaria se tivesse sido aberto um inquérito.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou hoje para os cuidados a ter por causa do frio, lembrando que a descida das temperaturas aumenta o risco de agravamento de doenças crónicas e pedindo à população que se proteja.
Um total de 332 pessoas com excesso de álcool e 120 sem habilitação para conduzir foram detidas em cinco dias pela PSP e GNR, no quadro das operações de vigilância rodoviária para o Natal e Ano Novo.