Parque Natural da Serra da Estrela com proposta de cogestão de 10,4 milhões de euros

A proposta de Plano de Cogestão do Parque Natural da Serra da Estrela prevê medidas de 10,4 milhões de euros (ME) até final de 2026 em seis concelhos dos distritos da Guarda e de Castelo Branco.

© D.R.

O documento para valorizar aquela área protegida está em consulta pública a partir de hoje e até ao dia 30.

A estratégia proposta tem em conta o território dos seis concelhos abrangidos pelo Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE), Celorico da Beira, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia (distrito da Guarda) e Covilhã (distrito de Castelo Branco), na sua totalidade, incluindo a área fora dos limites da área protegida, o que corresponde a uma área total de 237.299 hectares, 166% mais abrangente que a área protegida.

O plano prevê ações com um custo estimado de 10,4 milhões de euros a executar até dezembro de 2026.

Aprovada em 11 de março pela Comissão de Cogestão do PNSE, a proposta visa criar, desenvolver e consolidar um modelo de gestão participativo, colaborativo e articulado, valorizando esta área protegida e contribuindo para o desenvolvimento sustentável das suas populações.

O objetivo é desenvolver um plano para o PNSE com proximidade e abertura aos atores locais, de forma a contemplar seus os anseios, congregando e dando voz às populações no processo de gestão do território, e, por fim, implementá-lo de forma transparente e responsável.

A estratégia assenta em quatro eixos: classificação Reserva da Biosfera da UNESCO (eixo transversal), promover, sensibilizar e comunicar.

No conjunto das medidas elencadas está a criação da rede de transportes turísticos para mitigar a necessidade de utilização de viatura própria para acesso ao ponto mais alto da montanha.

A medida irá permitir a valorização do território e assegurar também que a capacidade de carga automóvel do Planalto Superior seja respeitada e, por conseguinte, se contribua para a proteção dos habitats únicos de montanha.

A proposta da Comissão de Cogestão prevê outras medidas para a melhoria da visitação do Parque Natural, uma rede de percursos pedestres, uma rede de festivais de montanha, novos produtos turísticos e o reforço da promoção da marca Natural.pt.

O documento preconiza ainda ações no âmbito do conceito “PNSE + Resiliente”, um programa de educação ambiental e um plano de comunicação e marketing.

A Comissão de Cogestão é presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Manteigas.

Da comissão faz também parte o diretor regional da Conservação da Natureza e Florestas do Centro, um representante do Instituto Politécnico da Guarda, outro de organizações não-governamentais de ambiente e equiparadas, designado pela Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente, outro da Associação Geopark Estrela, outro da Associação do Agrupamento de Baldios da Serra da Estrela Norte e um representante da Entidade Regional de Turismo do Centro.

A duração do mandato da comissão de cogestão do PNSE é de quatro anos.

O pedido de adesão ao modelo de cogestão foi solicitado ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) em dezembro de 2021 pelos seis municípios que integram o PNSE.

Os contributos no âmbito da consulta pública podem ser enviados para o endereço de correio eletrónico cogestao.pnse@geoparkestrela.pt, por via postal para Associação Geopark Estrela, Ninho de Empresas de Manteigas, Rua dos Amieiros Verdes, 6260-128 Manteigas ou ser entregues em mão na sede da Associação Geopark Estrela.

Últimas do País

Os distritos de Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo durante a noite devido à queda de neve, enquanto Faro tem o mesmo alerta para a tarde de hoje, mas devido à previsão de forte precipitação.
A Urgência Pediátrica do hospital de Évora está hoje a funcionar com equipa incompleta, o que pode provocar "tempos de espera mais elevados" para doentes sem referenciação, divulgou a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC).
Cerca de 6.200 vítimas de violência doméstica têm atualmente teleassistência, conhecida como 'botão de pânico', indicou a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), que em 2026 assume a responsabilidade plena pelo sistema.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo as nove ilhas dos Açores devido à previsão de "precipitação por vezes forte" a partir da madrugada.
Os serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia encontram-se hoje encerrados nos hospitais de Portimão, do Barreiro e de Abrantes, de acordo com a informação divulgada no portal do Serviço Nacional de Saúde às 08h30.
Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentam hoje tempos de espera de quase 12 horas para a primeira observação nas urgências gerais, segundo dados do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A covid-19 e o recenseamento automático dos portugueses no estrangeiro desenvolvem para aumentar a taxa de abstenção nas eleições presidenciais, com 60,76% dos candidatos a não votarem em 2021, ano da reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa.
Os sindicatos representativos dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, desconvocaram a greve marcada para 31 de dezembro e 01 de janeiro, após assinatura de acordos com os acionistas da empresa, validados pelo Governo.
As livrarias portuguesas já se podem candidatar à segunda edição do cheque-livro e os jovens nascidos em 2007 ou 2008 poderão levantar o seu ‘voucher’ de 30 euros a partir de 02 de janeiro, anunciou hoje o governo.
Cinco urgências hospitalares de Ginecologia e Obstetrícia serão encerradas no sábado, enquanto no domingo fecham quatro destes serviços e um de Pediatria, segundo dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde.