Trinta detidos em operação de combate ao tráfico de droga em Aveiro, Porto e Braga

Durante a operação foram apreendidas 57.255 doses haxixe, 1130 doses de liamba, 690 doses de cocaína, 2650 doses de MDMA (ecstasy), 25 selos LSD, além de diverso material de corte e embalamento.

©GNR

A GNR de Aveiro deteve 30 pessoas no âmbito de uma megaoperação de combate ao tráfico de estupefacientes, tendo apreendido milhares de doses de droga e quase 160 mil euros em dinheiro, informou esta quarta-feira aquela força de segurança.

Em comunicado, a GNR esclareceu que os suspeitos, com idades entre os 21 e 66 anos, foram detidos por tráfico de estupefacientes na terça-feira, nos distritos de Aveiro, Porto e Braga.

No âmbito de uma operação policial denominada “Tarântula”, relacionada com o crime de tráfico de estupefacientes, foi dado cumprimento a 21 mandados de detenção, 38 mandados de busca domiciliária e sete de buscas em viaturas, refere a mesma nota.

A operação, realizada na sequência de uma investigação que decorria há cerca de um ano e meio, incluiu a realização de várias ações policiais nos concelhos de Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis, no distrito de Aveiro, Vila Nova de Gaia e Porto, no distrito do Porto, e Esposende, no distrito de Braga.

No total, segundo a Guarda, foram detidos 18 homens e três mulheres com mandados fora flagrante delito e oito homens e uma mulher em flagrante delito.

Durante a ação foram apreendidas 57.255 doses haxixe, 1130 doses de liamba, 690 doses de cocaína, 2650 doses de MDMA (ecstasy), 25 selos LSD, além de diverso material de corte e embalamento.

As autoridades apreenderam ainda 16 veículos automóveis, três motociclos e 158.920 euros em dinheiro.

Com esta ação, a GNR acredita ter desarticulado uma rede criminosa, organizada, dedicada ao trafico de estupefacientes na região norte do distrito de Aveiro, Vila Nova de Gaia e Porto.

A operação envolveu a participação de 168 militares da GNR, contando ainda com o apoio e colaboração de 140 elementos da PSP.

Os detidos serão presentes hoje no Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira, para a aplicação de medidas de coação.

 

Últimas do País

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) revelou hoje atrasos na saída de ambulâncias aos pedidos de socorro da população, sobretudo na Área Metropolitana de Lisboa, alguns superiores a uma hora.
O Sistema de Segurança Interna (SSI) admite que o sistema europeu de controlo de fronteiras para cidadãos extracomunitários poderá ser suspenso durante o Natal para evitar filas nos aeroportos, uma medida que já foi autorizada pela Comissão Europeia.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu 432 botijas de óxido nitroso, também conhecido como “droga do riso”, nas portagens de Paderne da Autoestrada n.º 2 (A2), em Albufeira, no Algarve, e que estavam a ser transportadas para Espanha.
O filho do primeiro-ministro, Hugo Montenegro, foi vítima de um furto no passado dia 29 de setembro, na área da Foz, no Porto.
A Comissão Técnica Independente (CTI) para a refundação do INEM propõe a criação de uma central única de atendimento juntando CODU e SNS24, e a abertura do transporte não emergente de doentes ao setor privado, revela hoje o jornal Público.
A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram hoje para um "agravamento considerável" da agitação marítima nos Açores a partir da madrugada de domingo e até às 18h00 de segunda, com ondas de 12 metros.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria ativou o nível 1 do Plano de Contingência Saúde Sazonal - Módulo Inverno devido ao aumento da procura dos serviços e à necessidade de reforçar a resposta.
A depressão Davide vai afetar a partir de hoje a costa ocidental de Portugal continental com agitação marítima forte, em particular a norte do Cabo da Roca, tendo já sido emitidos avisos, segundo o IPMA.
A decisão do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos, em Pinhal Novo, de remover completamente quaisquer elementos natalícios das fotografias escolares deste ano está a gerar forte contestação entre muitos encarregados de educação, que consideram a medida desproporcionada, injustificada e prejudicial para a tradição celebrada pela maioria das famílias.
Os Técnicos de Emergência Pré-hospitalar decidiram hoje que vão aderir à greve geral agendada para 11 de dezembro, disse à Lusa fonte sindical.