PJ ajuda a desmantelar maior rede de narcotráfico do Estreito de Gibraltar

A Polícia Judiciária (PJ) integrou uma operação internacional de desmantelamento de uma rede de tráfico de droga no Estreito de Gibraltar que culminou em 31 detenções, uma das quais em território nacional, adiantou hoje a força de segurança.

© Facebook da PJ

 

Segundo o comunicado da PJ, a operação denominada “Grajuela” foi realizada em simultâneo em Portugal e Espanha, tendo sido efetuadas 24 buscas.

A ação da PJ e das autoridades espanholas – Polícia Nacional, Guardia Civil e Vigilância Aduaneira da Agência Tributária de Espanha – resultou ainda na apreensão de 1,4 milhões de euros em dinheiro, três armas, 19 veículos, equipamentos informáticos e sistemas de comunicações.

“Na sequência das investigações desenvolvidas foi possível identificar o centro das operações deste grupo criminoso estruturado que se situava num luxuoso bairro de moradias perto da zona metropolitana de Lisboa, local de onde um histórico traficante de droga dirigia e coordenava todas as operações navais, dispondo para o efeito de um centro de operações equipado com as mais modernas tecnologias de comunicação”, refere a nota divulgada.

Fonte oficial da PJ explicou ainda à Lusa que o centro de operações identificado estava situado na zona da Costa da Caparica e que não há cidadãos portugueses entre os 31 detidos.

A alegada rede criminosa agora visada esteve na origem de uma das apreensões de droga mais volumosas feitas recentemente, na qual as autoridades apreenderam quatro toneladas de haxixe e 627 quilos de cocaína.

Através da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes (UNCTE), a PJ realçou que a organização detinha cerca de uma dezena de lanchas rápidas em ação permanente no mar, com os elementos que integravam a rede, além de diversas pequenas embarcações para o fornecimento de combustível, comida, água, etc.

“Dado o grande potencial económico da organização, os seus membros dispunham ainda de fortes medidas de segurança e autoproteção, nomeadamente de meios avançados de transmissão de informação, tanto a nível individual como o utilizado nas comunicações navais”, acrescentou a PJ.

A investigação arrancou em maio de 2023, após as autoridades terem detetado a organização a tentar recolher um carregamento de seis toneladas de cocaína a partir de um submarino proveniente da América do Sul e que viria a naufragar.

Últimas do País

Sete distritos de Portugal continental estão sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à interferência marítima, indicou hoje ao início da tarde o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O bombeiro suspeito de violência doméstica em Machico, na Madeira, detido em agosto e sujeito inicialmente à medida de coação de prisão preventiva, foi perdoado pela vítima e o processo foi suspenso.
A Polícia Judiciária (PJ) detectou hoje no Porto o advogado Paulo Topa, confirmou à Lusa fonte da polícia, tendo a diligência ocorrida no âmbito de uma investigação por desvio de fundos.
A SOS Amianto - Associação Portuguesa de Proteção Contra o Amianto alertou hoje que Portugal falhou o prazo para a transposição da diretiva europeia que obriga à redução do limite de exposição dos trabalhadores ao amianto.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve no sábado em Lisboa um homem de 38 anos que era alvo de um Mandado de Detenção Europeu pela prática de Furtos Qualificados e Burlas Informáticas, anunciou hoje a PSP.
Onze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à queda de neve e à interferência marítima, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Seis distritos de Portugal Continental estão hoje em aviso laranja e quatro em aviso amarelo para a queda de neve até domingo de manhã, podendo condicionar e interditar estradas, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Uma antiga fábrica que estava em obras para ser transformada em residência universitária ardeu hoje em Braga, revelou à Lusa fonte do Comando Sub-Regional do Ave.
As empresas de chocolate nacionais enfrentam o otimismo do período natalício, “um dos mais relevantes” para as vendas, não evitando baixar preços porque o valor do cacau continua no dobro da média de 2023.
A maioria dos desfibrilhadores disponíveis nas viaturas dos Sapadores de Lisboa tem componentes cujo prazo de validade está ultrapassado, mas o Regimento deu orientações para que os bombeiros continuem a utilizá-los, denunciou hoje um sindicato.