Especialista dá dicas a médicos e doentes para controlar ‘tensão alta’

Baixa literacia, inércia médica e regimes terapêuticos complexos são as principais causas do não controlo da hipertensão arterial, realidade que a Sociedade Europeia de Hipertensão quer alterar com dicas para médicos e doentes, descreveu hoje um dos autores.

© D.R

“Há um mau controlo conhecido [da hipertensão arterial] em todo o mundo. Apesar de existirem ferramentas, há várias causas para não haver controlo adequado. Não adesão ao tratamento, baixa literacia, inércia médica e regimes terapêuticos complexos (…). Há 60% dos doentes que não estão controlados. Nas melhores estatísticas, a taxa de controlo é de 40%”, disse Jorge Polónia, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Em declarações à agência Lusa, o professor português que é especialista nesta área e que faz parte do grupo europeu que tem vindo a publicar ‘guidelines’ sobre o tema, descreveu o que consta do novo plano europeu para melhorar os cuidados de saúde às pessoas com hipertensão arterial, desenhado pela sociedade europeia.

“A ideia foi criar uma ‘guideline’ muito prática para facilitar a vida aos clínicos”, resumiu.

O plano, “muito dirigido aos médicos”, nomeadamente médicos de família e médicos que tratam a hipertensão, aconselha o reforço da relação entre profissionais, utilizando as novas tecnologias e apela a uma abordagem muito individualizada do indivíduo idoso com mais de 80 anos.

“A grande maioria dos doentes hipertensos são doentes com idade avançada e essas pessoas são pessoas muito vulneráveis. A ideia é individualizar a terapêutica, tendo em conta a autonomia do doente, a sua fragilidade, a sua dependência e os níveis cognitivos”, referiu o também investigador do CINTESIS@RISE.

A hipertensão arterial é a principal causa de morte em todo o mundo. É um dos fatores de risco para Acidente Vascular Cerebral, entre outros.

Este plano foi publicado no European Journal of Internal Medicine.

Dados remetidos à Lusa pela FMUP dão conta de que com este plano “pretende-se ainda simplificar a prescrição, promover o acesso a estratégias de prevenção e tratamento e envolver os vários profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, entre outros) no seguimento do doente”.

Jorge Polónia, que é especialista e consultor sénior de Hipertensão na Unidade de Hipertensão do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, é coautor das ‘guidelines’ da Sociedade Europeia de Hipertensão publicadas em 2013, 2018 e 2023.

Últimas do País

O Hospital Pediátrico de Coimbra está sem qualquer professor para ensinar as crianças internadas, admitiu hoje a Unidade Local de Saúde, uma situação que a associação Acreditar considera um recuo nos direitos das crianças com cancro.
O número de clientes da E-Redes sem abastecimento de energia elétrica no continente voltou a subir, sendo hoje de 45 mil, devido ao surgimento de novas avarias e inundações, a maioria nas zonas de maior impacto da depressão Kristin.
Os comboios de longo curso na Linha ferroviária do Norte entre o Porto e Lisboa foram suspensos por razões de segurança devido ao agravamento do estado do tempo e sem previsão de retoma, segundo a CP.
A Proteção Civil registou na quinta-feira 678 ocorrências relacionadas com o mau tempo em Portugal continental, sendo em maior número inundações, queda de árvores e deslizamentos de terra que afetaram sobretudo a região de Coimbra.
O caudal do rio Tejo manteve-se estabilizado em valores elevados durante a noite no ponto de medição em Almourol, devendo hoje registar oscilações ao longo do dia, num cenário semelhante ao de quinta-feira, e mantém-se o alerta vermelho na bacia.
Em causa estará a alegada exclusão de formalismos legais na contratação pública de eventos durante o mandato anterior, com indícios de favorecimento reiterado das mesmas empresas.
O diretor do Departamento de Formação do INEM, o médico Miguel Soares de Oliveira, apresentou a sua demissão do cargo, confirmou hoje o instituto, sem avançar as razões para essa saída.
O Tribunal de Aveiro condenou hoje a uma pena suspensa de cinco anos de prisão um homem por ter abusado sexualmente de uma criança, de 13 anos, sua enteada.
Mais de 400 papagaios-do-mar encontrados mortos na costa portuguesa nos últimos dias foram contabilizados pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA BirdLife), que suspeita que o fenómeno esteja relacionado com as tempestades das últimas semanas.
O Tribunal de Aveiro condenou hoje a uma pena suspensa de dois anos e meio de prisão um homem de 57 anos por ter ateado um incêndio florestal em Albergaria-a-Velha, em julho de 2025.