PSP de Coimbra em operação de prevenção criminal na Baixa da cidade

A PSP de Coimbra está a realizar, durante a tarde de hoje, uma operação especial de prevenção criminal, na Baixa da cidade, com recurso a várias valências.

© D.R.

Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, a PSP de Coimbra informou que a operação inclui o patrulhamento, policiamento de proximidade, trânsito, armas e explosivos, investigação criminal e equipas de intervenção rápida.

“A operação abrange, também, uma vertente de controlo móvel de fronteiras, no âmbito das novas competências atribuídas à PSP em matéria de controlo fronteiriço, com a participação de polícias especializados nesta missão”.

De acordo com esta força policial, a operação multidisciplinar visa “consolidar o sentimento de segurança da população, dando maior visibilidade ao reforço da presença e controlo da polícia”, na sequência das ações de policiamento que o Comando Distrital da PSP de Coimbra tem vindo a incrementar naquela área da cidade, com recurso a todas as suas equipas operacionais.

“Estas operações terão continuidade e serão incrementadas, de acordo com a análise dinâmica da evolução da criminalidade e do sentimento de segurança associados à Baixa de Coimbra”, indicou a PSP.

Segundo a PSP, desde o início do ano foram realizadas dezenas de ações de visibilidade e de policiamento dirigido na Baixa de Coimbra, bem como operações de investigação criminal.

Estas operações resultaram “em mais de duas dezenas de detenções por diferentes tipos de crimes, tais como roubo, furto e tráfico de estupefacientes, entre outros”.

Vários dos detidos, especialmente por crimes violentos, ficaram em prisão preventiva.

Últimas do País

A família informou o Consulado-Geral do Brasil em Lisboa para considerar o cidadão “em situação de perigo para si e para terceiros.”
Mais de 75.000 crimes de violência doméstica foram registados em quatro anos pela PSP, que propôs quase 60.000 medidas de coação a agressores e sinalizou cerca de 46.000 crianças junto das comissões de proteção.
Cerca de 63 mil casos de herpes zóster foram diagnosticados num ano, uma doença que leva ao internamento de uma pessoa a cada dois dias e que custa anualmente ao país mais de 10 milhões de euros.
Centenas de bombeiros sapadores de várias regiões do país estão concentrados em Lisboa para exigir a valorização da carreira, que dizem não ser revista há mais de 20 anos, e o aumento de subsídios como o de risco.
A Associação Apícola de Entre Minho e Lima (APIMIL) apelou hoje às autoridades nacionais que tomem "ações concretas e bem dirigidas" contra a ameaça de invasão de uma nova vespa, mais perigosa do que a asiática.
Entre janeiro e setembro deste ano 344 mulheres foram violadas em Portugal, disse hoje à agência Lusa fonte oficial da Polícia Judiciária (PJ).
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00h00 de domingo e as 07h00 de hoje 750 ocorrências devido à chuva e vento fortes, a maioria inundações, sem causar vítimas.
Os nove métodos mais utilizados de burla por telefone foram identificados pela PSP hoje em comunicado, alertando a população para a ocorrência deste tipo de crime.
A investigadora Manuel Manuel Mota considera curto o aumento de 3% no orçamento para a ciência e pede mais ambição no investimento, para se acabar com o “crónico subfinanciamento” e a precariedade “de uma vez por todas”.
Redação, 23 nov 2024 (Lusa) – A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) registou no primeiro semestre deste ano cerca de 15 mil crimes de violência doméstica, um aumento de 2% em relação ao período homólogo de 2023.