ULS São José realizou 1,39 milhões de consultas e 27 mil cirurgias no 1.º semestre

A Unidade Local de Saúde São José, em Lisboa, realizou no primeiro semestre do ano 1,39 milhões de consultas, 26.839 cirurgias e 1.979 partos, representando um aumento da atividade relativamente ao mesmo período de 2023, revelam dados hoje divulgados.

© D.R.

 

Do total de consultas realizadas entre 01 de janeiro e 30 de junho de 2024, 646.107 foram consultas hospitalares (444.100 médicas e 202.007 não médicas) e 741.527 consultas externas nos Cuidados de Saúde Primários (506.040 médicas e 235.487 não médicas), adianta a Unidade Local de Saúde (ULS) São José, uma das maiores do país, num balanço hoje divulgado.

“Relativamente ao período homólogo, regista-se um crescimento de 5,3% nas consultas hospitalares e de 2,5% nas consultas dos Cuidados de Saúde Primários (CSP)”, refere a instituição.

Foram também realizadas 26.839 cirurgias (22.565 programadas e 4.274 urgentes), o que representa um aumento de 0,7% face ao mesmo período de 2023.

Segundo os dados da atividade assistencial, 26.422 doentes foram tratados em internamento no primeiro semestre (+1,5% face a 2023), e foram registados 128.005 episódios de urgência (+4,6%).

Até junho, foram realizados 1.979 partos, correspondendo a um aumento de 20,5% face a junho de 2023.

Nos cuidados de saúde primários observou-se, igualmente, um crescimento no número de domicílios: 22.708 no primeiro semestre de 2024 (+5,3% face a 2023).

Para a presidente do Conselho de Administração da ULS São José, Rosa Valente de Matos, estes resultados devem-se ao “grande empenho dos profissionais de saúde” da instituição, “bem como à aposta em novos modelos de organização, nomeadamente em Centros de Responsabilidade Integrados (CRI) e Clínicas, o que se traduz numa maior coordenação e trabalho de equipa, com resultados ao nível da produção”.

Rosa Valente de Matos destaca ainda “que a aposta na inovação organizacional e na tecnologia têm tido um papel essencial” para continuar “sempre a melhorar” os resultados da ULS e o serviço aos doentes.

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) é, desde o dia 1 de janeiro, a Unidade Local de Saúde São José.

A nova organização resulta da fusão, por agregação, do CHULC, do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, do Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto, do Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Central e do Centro de Saúde de Sacavém.

A área de influência direta da ULS São José abrange agora 13 freguesias do concelho de Lisboa e quatro do concelho de Loures, correspondendo, no total, a 384.774 residentes e a 440.012 inscritos nas unidades de cuidados de saúde primários.

A prestação de cuidados de saúde hospitalares corresponde a uma lotação de mais de 1.500 camas. Ao nível dos cuidados de saúde primários, a ULS São José integra 28 Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados e de Saúde Familiar, e ainda cinco outras unidades funcionais.

O número de profissionais de saúde da ULS São José ultrapassa os 10 mil.

Últimas do País

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram hoje para um "agravamento considerável" da agitação marítima nos Açores a partir da madrugada de domingo e até às 18h00 de segunda, com ondas de 12 metros.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria ativou o nível 1 do Plano de Contingência Saúde Sazonal - Módulo Inverno devido ao aumento da procura dos serviços e à necessidade de reforçar a resposta.
A depressão Davide vai afetar a partir de hoje a costa ocidental de Portugal continental com agitação marítima forte, em particular a norte do Cabo da Roca, tendo já sido emitidos avisos, segundo o IPMA.
A decisão do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos, em Pinhal Novo, de remover completamente quaisquer elementos natalícios das fotografias escolares deste ano está a gerar forte contestação entre muitos encarregados de educação, que consideram a medida desproporcionada, injustificada e prejudicial para a tradição celebrada pela maioria das famílias.
Os Técnicos de Emergência Pré-hospitalar decidiram hoje que vão aderir à greve geral agendada para 11 de dezembro, disse à Lusa fonte sindical.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve dois homens no concelho da Guarda, por suspeitas do crime de passagem de moeda falsa. Com eles tinham 505 mil euros em notas falsas.
A União Europeia (UE) registou, em 2024, 8.343 incêndios florestais, um valor quatro vezes superior à média de 17 anos e Portugal foi um dos países mais afetados, segundo dados hoje divulgados pela Comissão Europeia.
Quatro serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia vão estar fechados no sábado, enquanto no domingo estarão encerradas três urgências obstétricas, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) anunciou hoje que vai aderir à greve geral marcada para 11 de dezembro, por considerar que o anteprojeto de reforma laboral do Governo fragiliza os profissionais e restantes trabalhadores.
A bebé de quatro meses que regressou na quinta-feira ao final da tarde ao hospital de Gaia, após ser entregue na GNR dos Carvalhos, já se encontra numa instituição, revelou hoje à Lusa fonte hospitalar.