Associação e Sindicato de bombeiros profissionais marcam manifestação para 10 de outubro

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (SNBP) convocaram uma manifestação nacional para o dia 10 de outubro em Lisboa, anunciou hoje a associação.

© D.R.

A manifestação, marcada para o dia da entrega do Orçamento de Estado pelo Governo na Assembleia da República, inclui uma marcha de bombeiros profissionais entre o Ministério da Administração Interna (MAI) e o parlamento.

Em comunicado, a ANBP e o SNBP adiantam exigir ao Governo a abertura rápida do processo negocial para a revisão do Estatuto Profissional, a atualização do subsídio de risco e a indexação da tabela salarial dos bombeiros sapadores à remuneração mínima nacional.

Reivindicam ainda a correção da atual tabela remuneratória dos bombeiros sapadores em mais de 52€, a atribuição de um suplemento de risco e a atualização do “Suplemento de Disponibilidade Permanente”, entre outras.

“Caso o Governo não abra o processo negocial e não aceda a estas reivindicações já entregues ao MAI, a ANBP e o SNBP irão efetuar para além da manifestação nacional, uma Greve Nacional com todos os bombeiros portugueses até ao final do ano”, indica o comunicado.

As organizações consideram ter “legitimidade para enveredar por outras formas luta mais extremadas”, por os bombeiros profissionais estarem há “22 anos sem alterações ou valorização da carreira”, adiantando acreditar que o Governo agirá de modo a garantir que estes profissionais “tenham todas as condições para assegurar” a “segurança e o bem-estar da população”.

Há uma semana, o Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores (SNBS) anunciou a realização de uma manifestação nacional em Lisboa a 02 de outubro devido aos “graves problemas” e à “resposta indiferente e inaceitável” do Governo.

Em declarações na altura à agência Lusa, o presidente do SNBS, Ricardo Cunha, disse que a manifestação tinha como objetivo “mostrar que os bombeiros sapadores não estão contentes com o Governo, que faltou à palavra”, relembrando que os secretários de Estado da Proteção Civil e da Administração Local comprometeram-se em reunir com os representantes do sindicato até junho, mas tal não aconteceu.

Em causa está o aumento salarial, que já tinha sido prometido pelo anterior Governo socialista.

Ricardo Cunha disse que os bombeiros sapadores exigem um aumento salarial para compensar a subida da inflação, idêntico ao que foi dado em 2023 pelo anterior Governo aos polícias, de cerca de 100 euros.

Segundo o SNBS, existem cerca de 3000 bombeiros profissionais no país, distribuídos por 25 municípios.

Últimas do País

Sete distritos de Portugal continental estão sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à interferência marítima, indicou hoje ao início da tarde o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O bombeiro suspeito de violência doméstica em Machico, na Madeira, detido em agosto e sujeito inicialmente à medida de coação de prisão preventiva, foi perdoado pela vítima e o processo foi suspenso.
A Polícia Judiciária (PJ) detectou hoje no Porto o advogado Paulo Topa, confirmou à Lusa fonte da polícia, tendo a diligência ocorrida no âmbito de uma investigação por desvio de fundos.
A SOS Amianto - Associação Portuguesa de Proteção Contra o Amianto alertou hoje que Portugal falhou o prazo para a transposição da diretiva europeia que obriga à redução do limite de exposição dos trabalhadores ao amianto.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve no sábado em Lisboa um homem de 38 anos que era alvo de um Mandado de Detenção Europeu pela prática de Furtos Qualificados e Burlas Informáticas, anunciou hoje a PSP.
Onze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à queda de neve e à interferência marítima, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Seis distritos de Portugal Continental estão hoje em aviso laranja e quatro em aviso amarelo para a queda de neve até domingo de manhã, podendo condicionar e interditar estradas, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Uma antiga fábrica que estava em obras para ser transformada em residência universitária ardeu hoje em Braga, revelou à Lusa fonte do Comando Sub-Regional do Ave.
As empresas de chocolate nacionais enfrentam o otimismo do período natalício, “um dos mais relevantes” para as vendas, não evitando baixar preços porque o valor do cacau continua no dobro da média de 2023.
A maioria dos desfibrilhadores disponíveis nas viaturas dos Sapadores de Lisboa tem componentes cujo prazo de validade está ultrapassado, mas o Regimento deu orientações para que os bombeiros continuem a utilizá-los, denunciou hoje um sindicato.