Associação e Sindicato de bombeiros profissionais marcam manifestação para 10 de outubro

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (SNBP) convocaram uma manifestação nacional para o dia 10 de outubro em Lisboa, anunciou hoje a associação.

© D.R.

A manifestação, marcada para o dia da entrega do Orçamento de Estado pelo Governo na Assembleia da República, inclui uma marcha de bombeiros profissionais entre o Ministério da Administração Interna (MAI) e o parlamento.

Em comunicado, a ANBP e o SNBP adiantam exigir ao Governo a abertura rápida do processo negocial para a revisão do Estatuto Profissional, a atualização do subsídio de risco e a indexação da tabela salarial dos bombeiros sapadores à remuneração mínima nacional.

Reivindicam ainda a correção da atual tabela remuneratória dos bombeiros sapadores em mais de 52€, a atribuição de um suplemento de risco e a atualização do “Suplemento de Disponibilidade Permanente”, entre outras.

“Caso o Governo não abra o processo negocial e não aceda a estas reivindicações já entregues ao MAI, a ANBP e o SNBP irão efetuar para além da manifestação nacional, uma Greve Nacional com todos os bombeiros portugueses até ao final do ano”, indica o comunicado.

As organizações consideram ter “legitimidade para enveredar por outras formas luta mais extremadas”, por os bombeiros profissionais estarem há “22 anos sem alterações ou valorização da carreira”, adiantando acreditar que o Governo agirá de modo a garantir que estes profissionais “tenham todas as condições para assegurar” a “segurança e o bem-estar da população”.

Há uma semana, o Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores (SNBS) anunciou a realização de uma manifestação nacional em Lisboa a 02 de outubro devido aos “graves problemas” e à “resposta indiferente e inaceitável” do Governo.

Em declarações na altura à agência Lusa, o presidente do SNBS, Ricardo Cunha, disse que a manifestação tinha como objetivo “mostrar que os bombeiros sapadores não estão contentes com o Governo, que faltou à palavra”, relembrando que os secretários de Estado da Proteção Civil e da Administração Local comprometeram-se em reunir com os representantes do sindicato até junho, mas tal não aconteceu.

Em causa está o aumento salarial, que já tinha sido prometido pelo anterior Governo socialista.

Ricardo Cunha disse que os bombeiros sapadores exigem um aumento salarial para compensar a subida da inflação, idêntico ao que foi dado em 2023 pelo anterior Governo aos polícias, de cerca de 100 euros.

Segundo o SNBS, existem cerca de 3000 bombeiros profissionais no país, distribuídos por 25 municípios.

Últimas do País

O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Álvaro Almeida, estimou hoje que há cerca de 2.800 internamentos indevidos nos hospitais, quer devido a situações sociais, quer a falta de camas nos cuidados continuados.
O quinto dia de greve dos guardas prisionais, convocada pela Associação Sindical dos Profissionais do Corpo da Guarda Prisional (ASPCGP), está a ter uma adesão que ronda os 80%, adiantou hoje a estrutura representativa.
Os trabalhadores das empresas de distribuição cumprem hoje um dia de greve, reivindicando aumentos salariais e valorização profissional, e voltam a parar no final do ano.
Dois agentes da PSP acabaram no hospital após serem atacados durante uma ocorrência num supermercado. Agressores fugiram e estão a monte.
Um homem é suspeito de ter matado hoje uma criança de 13 anos, morrendo de seguida numa explosão alegadamente provocada por si numa habitação em Casais, Tomar, num caso de suposta violência doméstica, informou a GNR.
O tribunal arbitral decretou hoje serviços mínimos a assegurar durante a greve dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, marcada para 31 de dezembro e 1 de janeiro, nos aeroportos nacionais.
O Ministério da Administração Interna (MAI) disse hoje que foi registada uma diminuição das filas e do tempo de espera no aeroporto de Lisboa e que todos os postos têm agentes da PSP em permanência.
Quatro urgências de Ginecologia e Obstetrícia estarão fechadas na quarta-feira, número que sobe para cinco no Dia de Natal e seis na sexta-feira, dia de tolerância de ponto na administração pública, segundo o Portal do SNS.
Em 2026, será possível observar em Portugal em agosto um eclipse solar total, um fenómeno raro, que embora parcial em grande parte do país “terá bastante importância”, disse hoje o astrónomo Rui Jorge Agostinho.
Autoridade da Concorrência (AdC) está a investigar um alegado abuso de posição dominante no mercado nacional dos portais de anúncios imobiliários online, “envolvendo o principal grupo empresarial a operar neste segmento em Portugal”, indicou esta terça-feira em comunicado.