Assistentes operacionais do Ricardo Jorge em greve exigem transição de carreira

Quase todos os assistentes operacionais do Instituto Ricardo Jorge estão hoje em greve para exigirem a transição para a carreira de técnicos auxiliares de saúde (TAS), que “devia ter sido feita em janeiro e não foi”, disse fonte sindical.

© D.R.

“Tivemos 98% de adesão. Só tivemos dois trabalhadores que não fizeram greve no Instituto”, de 60, indicou à agência Lusa Elisabete Gonçalves, dirigente da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS).

A Federação agendou uma greve de 24 horas, que termina à meia-noite de hoje, e uma concentração junto ao Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) às 12:00, para alertar para complexidade das funções dos assistentes operacionais, que considera “idênticas às desenvolvidas e praticadas” pelos TAS.

“O que está em causa nesta greve é a transição dos trabalhadores para a carreira especial de técnico auxiliar de saúde, que devia ter sido feita em janeiro de 2024 e não foi. E o conselho diretivo do INSA continua relutante em fazer a transição destes trabalhadores”, afirmou Elisabete Gonçalves.

A dirigente da FNSTFPS disse que o Conselho Diretivo do INSA está a “aguardar orientações por parte da tutela para poder fazer a transição dos trabalhadores”.

“Nós já fizemos reunião com a tutela, já fizemos reunião com outros organismos do Ministério da Saúde, expondo estas situações, e o que nos dizem é que é da responsabilidade do conselho [diretivo] e o conselho [diretivo] que acha que deve ter orientações específicas da tutela”, explicou.

Elisabete Gonçalves recordou que o diploma que aprova a carreira especial de técnico auxiliar de saúde “é bem claro”.

O decreto-lei de dezembro de 2023 prevê a criação da carreira de regime especial de técnico auxiliar de saúde e estabelece regras relativas à transição dos assistentes operacionais integrados na carreira geral, que exerçam essas funções nos serviços e estabelecimentos de saúde integrados no SNS.

“Estes trabalhadores desempenham estas funções, pertencem ao SNS e como tal, devem ter transitado para a carreira”, acrescentou a dirigente sindical.

À Lusa, fonte do INSA disse que o organismo “pediu um conjunto de orientações à Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS)” para saber se a transição é aplicável, aguardando ainda resposta.

Últimas do País

A PSP realizou uma Operação Especial de Prevenção Criminal no Martim Moniz, em Lisboa, tendo identificado um cidadão em situação irregular em Portugal, dois com droga para consumo e três com diligências judiciais pendentes.
A idade mínima para entrar na carreira de guarda prisional diminuiu para os 18 anos e a máxima aumentou para os 35, indicou o Ministério da Justiça, avançando que vão ser pagas as horas extraordinárias na totalidade a estes profissionais.
Uma infestação de ratos no Tribunal de Vila Franca de Xira está a forçar funcionários a abandonar algumas das salas instaladas em contentores, depois de terem sido encontrados vários animais mortos e um cheiro intenso que tornou impossível permanecer no local.
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia anunciou hoje uma concentração junto à residência do primeiro-ministro no dia da greve geral e plenários nos aeroportos a 18 de dezembro, admitindo mais protestos em janeiro caso o Governo "nada altere".
A PSP de Alverca, no concelho de Vila Franca de Xira, deteve um jovem de 16 anos que se encontrava na posse de droga e de um sabre.
Mais de duas dezenas de cidadãos estrangeiros estavam a viver num imóvel sobrelotado no coração da cidade de Beja, revelou esta terça-feira a PSP.
O processo relativo à morte do estudante Manuel de Oliveira Gonçalves, conhecido por “Manu”, será apreciado em tribunal a partir de 26 de janeiro, no Tribunal Judicial de Braga. Estão já agendadas sessões adicionais para 4 e 18 de fevereiro e 4 de março.
Cerca de 70 mil dos 414 mil utentes da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria não têm médico de família atribuído e a "situação mais expressiva acontece nos concelhos de Leiria e Ourém", revelou esta entidade.
A Polícia Judiciária (PJ), através da diretoria do Norte, deteve oito indivíduos no âmbito da operação denominada Puro Verde, por suspeitas de práticas de corrupção relacionadas com a produção de vinho verde.
Todos os acessos ao maciço central da Serra da Estrela, que tinham sido fechados pelas 17h00 de terça-feira devido à queda de neve, já estão desimpedidos, disse a Proteção Civil.