INEM encaminhou mais de mil casos suspeitos de enfarte no primeiro semestre do ano

Mais de mil casos suspeitos de Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM) foram encaminhados pelo INEM para tratamento hospitalar, através da Via Verde Coronária, no primeiro semestre deste ano, informou hoje o instituto.

© Facebook / INEM

 

A propósito do Dia Mundial do Coração, que se assinala domingo, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) indicou que, nos primeiros seis meses do ano, foram encaminhados 1.064 casos suspeitos de Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM).

Neste período, os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM acionaram 8.520 meios de emergência pré-hospitalar para situações de dor torácica, com eletrocardiogramas realizados no local das ocorrências em 87% dos casos.

“Este procedimento permitiu identificar 1.064 doentes com um possível Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM), possibilitando um encaminhamento rápido e eficaz para as unidades de saúde mais adequadas”, lê-se no comunicado do INEM.

A mesma nota refere que “em 60% dos casos de possíveis EAM, o tempo entre a identificação dos sintomas e o encaminhamento hospitalar foi inferior a duas horas. Em 26% dos casos, o contacto com o 112 ocorreu entre duas e 12 horas após o início dos sintomas, e, em 13% dos casos, o contacto foi feito após mais de 12 horas”.

A média de idades dos utentes foi de 62 anos, com uma predominância de casos no sexo masculino (70%). Os distritos com maior número de registos foram Porto (197), Lisboa (185), Braga (137), Faro (77) e Vila Real (56).

Os hospitais que mais receberam doentes foram o Hospital de Braga (135), Faro (85), Hospital de São João no Porto (70), e os Hospitais de Santa Marta e Santa Maria, com 64 e 58 doentes, respetivamente.

O INEM recorda que os sintomas de EAM incluem dor súbita no peito, com ou sem irradiação para o braço esquerdo, costas ou mandíbula, suores frios intensos, náuseas e vómitos.

O EAM é uma das principais causas de morte em Portugal, ocorrendo devido à interrupção súbita da perfusão sanguínea coronária.

A prevenção inclui exames médicos regulares, hábitos de vida saudáveis, prática de desporto e evitar o tabaco e a vida sedentária.

Últimas do País

A Rede Expressos anunciou hoje que vai permitir a possibilidade de reembolso total dos bilhetes, "até uma hora antes da partida" até 08 de fevereiro, como "medida excecional", na sequência das condições meteorológicas que afetam várias regiões do país.
A presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) disse hoje que continuam centenas de milhares de pessoas com problemas na rede móvel, devido ao mau tempo, apontando, no entanto, que mais de 50% dos locais afetados já estavam recuperados.
Portugal investe cerca de 200 milhões de dólares (171 milhões de euros) anuais em medidas de adaptação às alterações climáticas, o que corresponde a 43% do valor necessário para se proteger contra fenómenos meteorológicos extremos, concluiu o instituto McKinsey.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 764 ocorrências relacionadas com o mau tempo, entre as 00:00 e as 12:30, a maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo, disse à Lusa o comandante Telmo Ferreira.
A GNR, a PSP e o Município de Leiria estão a alertar a população para burlas e avisaram que em contextos de reconstrução como o atual, devido à depressão Kristin, podem surgir casos de pessoas que se fazem passar por entidades públicas.
O presidente da Câmara de Ansião, no distrito de Leiria, disse hoje que cerca de 60% do concelho continua sem eletricidade, após a depressão Kristin, mas assegurou que as escolas estarão em condições de abrir já na terça-feira.
Portugal era, em 2024, o quarto Estado-membro com maior percentagem de pessoas incapazes de aquecer adequadamente as casas (14,5%), tendo a média da União Europeia (UE) sido de 9,2%, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.
A PSP apelou hoje à denúncia de qualquer tipo de crime, em contexto escolar ou noutro ambiente, no arranque da operação nacional ‘Internet Mais Segura’, dirigida aos alunos ao 1.º ao 3.º ciclo do ensino básico e secundário.
Uma grua de grandes dimensões que caiu hoje de madrugada na Figueira da Foz, litoral do distrito de Coimbra, atingiu seis casas em três ruas da zona turística do Bairro Novo, e provocou três desalojados, informou fonte oficial do município.
A E-Redes registou hoje um aumento do número de novas variações na rede eléctrica nacional, devido ao agravamento das condições atmosféricas durante a madrugada, e às 08:00, estavam sem luz 161 mil clientes.