Preventiva para “principal arguido” de rede de tráfico de droga em São Miguel

Um homem, com antecedentes criminais, ficou em prisão preventiva por ser "o principal arguido" de uma rede de tráfico de droga, composta por 11 pessoas, em São Miguel, Açores, revelou hoje a PSP.

© D.R.

Em comunicado, o Comando Regional da Polícia de Segurança Pública (PSP) dos Açores refere que a operação de combate ao tráfico de droga ocorreu na segunda-feira, na vila de Água de Pau, no concelho de Lagoa, na ilha de São Miguel, após uma investigação que foi realizada ao longo dos últimos 18 meses.

De acordo com a PSP, em causa está uma alegada rede de tráfico de droga sintética, presumivelmente liderada por “um casal, de ambos os sexos, de 26 e de 36 anos”.

Os restantes elementos da rede, muitos deles com antecedentes criminais, estão “fortemente indiciadas de receber e vender droga do casal”, indica a PSP, acrescentando que a rede operava em várias freguesias do concelho de Lagoa, mas com “indícios de expansão para os concelhos de Vila Franca do Campo e de Ponta Delgada”, em São Miguel.

A operação policial realizada na segunda-feira contou com “mais de 40 polícias de várias áreas policiais”, nomeadamente de Investigação Criminal, Grupo Operacional Cinotécnico, Equipas de Intervenção Rápida e de patrulha, tendo sido intercetados e detidos em flagrante delito três suspeitos.

A PSP informa também que foram apreendidas 680 doses de droga sintética, várias centenas de euros, munições de diversos calibres, dois veículos automóveis, vários objetos de luxo e outros bens correlacionados com o tráfico de droga, estando os bens avaliados em “mais de 12.500 euros”.

Após primeiro interrogatório judicial, o principal arguido, “com antecedentes criminais e reincidente neste crime”, ficou com a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva.

Ainda de acordo com a PSP, aos outros dois arguidos detidos, “foi-lhes aplicada a medida de Termo de Identidade e Residência, apresentações periódicas e proibição de contactos com consumidores de drogas”.

Últimas do País

O casal acusado de triplo homicídio em Donai, no concelho Bragança, em julho de 2022 foi hoje condenado a 25 anos de prisão e ao pagamento de uma indemnização à família das vítimas de 225 mil euros.
Um casal foi condenado a dois anos e nove meses de prisão, suspensa na sua execução, por enviar mensagens de telemóveis falsas a cobrar supostas dívidas em nome da EDP, revelou hoje a Procuradoria-Geral Regional do Porto.
“Vocês não respeitam nada. Uma cambada de racistas, um gangue de racistas.” Ataques e insultos dirigidos a líder parlamentar e deputados do CHEGA levaram comandante a intervir e a chamar a polícia.
A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição avisa: prepare a carteira. Carne, peixe, fruta e legumes poderão subir até 7% já no próximo ano. Custos de produção disparam, exigências europeias apertam e o retalho admite que, apesar dos esforços, não vai conseguir travar totalmente os aumentos.
O número de livros impressos editados em 2024 caiu 14,3% para um total de 11.615 e o preço aumentou 2,6% face a 2023, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentam hoje de manhã tempos de espera de cerca de 12 horas para a primeira observação, segundo dados do portal do SNS.
A direção-executiva do SNS está hoje reunida com a ULS Amadora-Sintra para procurar soluções para reduzir os tempos de espera nas urgências neste hospital, que classificou como “o principal problema” do SNS neste momento.
A CP informou hoje que se preveem “perturbações na circulação de comboios” na quinta-feira e “possíveis impactos” na quarta e sexta-feira devido à greve geral convocada para dia 11 de dezembro.
Só no último ano letivo, chegaram às escolas mais 31 mil alunos estrangeiros, um salto de 22% que está a transformar por completo o mapa demográfico do ensino em Portugal.
Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão ser afetados a partir de hoje por chuva, vento e agitação marítima devido aos efeitos da depressão Bram, tendo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitido já avisos.